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Modelo Organizacional

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Apresentação em tema: "Modelo Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Modelo Organizacional
Gestão Estratégica e Modelo Organizacional Documento de Trabalho – v.01 São Paulo, Abril de 2010

2 Mapa Estratégico Missão: Desenvolver a consciência crítica da sociedade brasileira quanto ao modelo de mercantilização de crianças e adolescente e que potencializam o consumismo, a erotização precoce, o aumento da incidência de obesidade infantil, a violência na juventude, o materialismo excessivo, o desgaste das relações sociais, dentre outros. Visão: Ser reconhecida como uma entidade de excelência na articulação junto aos agentes e setores envolvidos na cadeia de consumo de bens e serviços voltados para crianças e adolescentes para que adotem práticas que minimizem os impactos nocivos do consumo. Financeira Partes Interessadas Articular os agentes envolvidos na cadeia de consumo Desenvolver a consciência crítica da sociedade Garantir sustentabilidade financeira Jurídico / Institucional Educação/ Pesquisa Relacionamento Gestão Trabalhar pela promulgação de leis Promover e disseminar o conhecimento Articular a rede de relacionamentos Buscar novas fontes de financiamento Processos Coibir as más práticas Participar de eventos e novas redes Gestão de projetos Realizar eventos Gestão de conhecimento Estimular as boas práticas Promover a educação continuada da equipe Estimular o voluntariado Dominar o uso de tecnologias: Redes sociais Gestão do conhecimento Sustentação Política de retenção de talentos

3 A base para a gestão estratégica é a Visão, Missão e Valores...
A crescente tendência de “mercantilização” da infância e da juventude para promover e incentivar o consumo desta faixa da população, tem levado a práticas que potencializam o consumismo, a erotização precoce, o aumento da incidência de obesidade infantil, a violência na juventude, o materialismo excessivo, o desgaste das relações sociais, dentre outros. Neste cenário, o Projeto Criança e Consumo pretende desenvolver a consciência crítica da sociedade brasileira quanto a este modelo de consumo por crianças e adolescentes, através da articulação junto aos diferentes agentes e setores envolvidos nesta cadeia para que adotem práticas que minimizem os impactos negativos. Questões levantadas: Instituto Alana x Projeto Criança e Consumo: mesma PJ, mesma marca? Sociedade brasileira ou além de Brasil? Criança e Adolescente? (pelo ECA: Criança até 12 anos, Adolescente 12 a 18)

4 A base para a gestão estratégica é a Visão, Missão e Valores...
Ser reconhecida como uma entidade de excelência na articulação para a adoção de práticas que respeitem os direitos de crianças e adolescentes e que minimizem os impactos nocivos do consumo. O “Projeto Criança e Consumo” desenvolve a consciência crítica e incentiva ações junto aos diferentes agentes envolvidos na cadeia de consumo de bens e serviços voltados para este público. Inclui-se aí os produtores, distribuidores e divulgadores, a mídia, os órgãos reguladores, os pais e responsáveis, os educadores, os formadores de opinião, os centros de pesquisa e conhecimento e as próprias crianças e adolescentes. As ações do Projeto incluem o pioneirismo para a proibição legal e expressa de toda e qualquer comunicação mercadológica dirigida à criança no Brasil, o fomento do conhecimento na área através de bolsas de estudo, realização de conferências internacionais, articulação da rede de interessados bem como a divulgação em diversos espaços de comunicação.

5 A cadeia de consumo Mídia Pais e Responsáveis Professores
Produtores e Fornecedores Publicitários Crianças consumidoras Distribuidores e Varejistas Formadores de opinião Legisladores e Fiscalizadores Pesquisadores e Participantes da Rede

6 Atuação do Projeto Abrir espaço para o tema
Mídia Pais e Responsáveis Abrir espaço para o tema Divulgar o trabalho do Projeto Conscientizar sobre o tema Informar do papel dos pais e responsáveis Professores Produtores e Fornecedores Publicitários Crianças consumidoras Coibir a publicidade nociva Estimular as boas práticas Estimular a discussão do tema Informar do papel dos educadores Dar espaço e voz às crianças Coibir produtos e serviços inadequados Coibir a publicidade nociva Estimular as boas práticas Distribuidores e Varejistas Formadores de opinião Promover a discussão do tema Estimular a divulgação de boas práticas Coibir ações de estímulo inadequado ao consumo. Estimular as boas práticas Legisladores e Fiscalizadores Propor Projetos de Lei Advocacy Notificar e acionar os órgãos regladores Pesquisadores e Participantes da Rede Estimular a pesquisa e fomentar através de bolsas de estudo Articular a rede social para o intercâmbio de conhecimento

7 A base para a gestão estratégica é a Visão, Missão e Valores...
A atuação do Projeto se baseia sempre no respeito aos seus valores: Respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Atuação ética e responsável quanto aos direitos da informação. Não às práticas que estimulem a mercantilização da infância e da juventude (ver tabela). Disposição ao diálogo com os agentes da cadeia de consumo para estímulo a adoção de boas práticas (ver tabela).

8 Práticas a serem coibidas e práticas recomendáveis
TEMA O que NÃO aceitamos Prática RECOMENDÁVEL Publicidade dirigida a Criança Publicidade dirigida a crianças de 0 a 12 anos Exposição de produtos no ponto de venda Estimular a exposição de produtos em pontos não específicos. Seção voltada a produtos específicos para crianças. Uso de imagem ...

9 Sugestão de trabalhar um Macro-Plano do Projeto

10 ANEXOS: material de suporte

11 Roteiro para uma gestão estratégica...
FORMULAÇÃO TRADUÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA Missão, Visão Valores Mapa Estratégico Indicadores e Metas Análise Competitiva (Matriz SWOT) Definição de Metas, Indicadores e Projetos Projetos Estratégicos Definição da Estratégia (5 forças de Porter) Modelo Organizacional Implantação dos Instrumentos de Monitoramento ORÇAMENTO Receitas, Despesas e Investimentos Monitoramento e Decisões Estratégicas Cronograma

12 GESTÃO TECNOLOGIA PESSOAS
Uma organização precisa alinhar os seus modelos de Gestão, Tecnologia e Pessoas Política, objetivos Organização formal Técnicas de Planejamento Controle e monitoramento GESTÃO TECNOLOGIA PESSOAS Sistemas Equipamentos Tecnologia da Informação Tecnologia de Comunicação Indivíduos Relações Atitudes Motivação

13 Cenários Forças / Fatores Cenário A – Amarelo Cenário B - Verde
“Clientes” Econômico Tecnológico Social Político Regulatório Educacional

14 Definir prioridades dos projetos ...
Estudar Priorizar Pouco Muito Ganhos com o Projeto Evitar Rotina Difícil Fácil Dificuldade de Implantação

15 Devo fazer ou terceirizar?

16 Documento de trabalho (Lais e Isa)
Questões gerais: Muita demanda, pouco planejamento Aproximação das empresas, mercado e sociedade civil Dar voz às crianças Integração com outros projetos do Alana Revisão do Conselho, periodicidade. Eventos: Fórum Internacional – sugestões de melhorias, próximo para 2013 Eventos menores em universidades, jurídicos, encontros, etc. Kits institucionais. Advocacy: Profissionalizar. Ampliar atuação para Estados e Municípios. Site: Melhorias sistema de busca Versão em inglês GED

17 Documento de trabalho Necessidades/Ações: Equipe:
Plano para atuação na área educacional Plano de comunicação (campanha de associados) Pesquisas (Datafolha?, Qualitativa?, Hábitos de Consumo?) Parcerias com Universidades Organização da biblioteca Equipe: Contratações (1 estagiário, 2 recém formados) Plano de carreira Mapa de trabalho Formalizar reuniões de formação

18 Conselho Consultivo – junho/2009
Tema está “pegando fogo” - revisão de valores, consciência, ética. Prevenção pela educação (trabalho com professores e alunos). Necessidade de pesquisas, “grupo focal” e publicações. Universalizar o conhecimento, campanhas de massa, televisão pública, rádio. Vídeos tipo “Como Funciona” para esclarecer sobre a publicidade infantil. O tema da publicidade para crianças “mudou de patamar” – novos desafios. Aproximação com a pauta do “consumo consciente”, “educação ambiental”, “responsabilidade social empresarial”. Necessidade de maior profissionalismo. Definir prioridades. Papel do Conselho – idéias, planejamento estratégico. Menor necessidade de ações jurídicas, mais diálogo com as empresas. Blindar o Instituto, mas ter cuidado com o “discurso do NÃO”. Estratégia de guerra: escolher os adversários. Selo de “respeito pelos direitos das crianças”. Preservação da imagem do Instituto e dos membros. Planejar onde estaremos daqui a cinco anos. Foco não deve ser a publicidade mas o consumo. Expandir a atuação. Informação sobre produtos pode ser usada positivamente.

19 Conselho Consultivo – junho/2009
O papel do Projeto é de articular e fomentar a discussão na esfera pública. Promover demanda por conteúdos e usar mídias nacionais (macro). Sair do eixo Rio - São Paulo, Parcerias com veículos de comunicação Ensino à distância – Internet. Uso do site e mailing Discussão acerca do financiamento. 3% da verba de publicidade para centros de avaliação de produtos. Hora de parar e analisar: “O que é o Alana? Para onde vamos? Atuar mais na área cultural. Atuação como catalisador, acumulando conhecimento e espalhando-o. Pais e professores devem ser o foco de atenção. Comunicação com os jovens. Estamos sendo pautados - urge a produção de argumentos. Trabalho deve ser mais de apoio às iniciativas da sociedade do que fazendo com as próprias mãos” – trabalho em rede. Priorizar a produção e distribuição de materiais Identificar o Projeto mais pela Missão do que pelo Projeto de Lei que defende. Buscar objetivos menos abrangentes, mas mais efetivos. Emergência das classes C e D, impactos no consumo.


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