A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROJETO UCA NO CONTEXTO DA ESCOLA ESTADUAL PADRE ANCHIETA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROJETO UCA NO CONTEXTO DA ESCOLA ESTADUAL PADRE ANCHIETA."— Transcrição da apresentação:

1 O PROJETO UCA NO CONTEXTO DA ESCOLA ESTADUAL PADRE ANCHIETA

2 A escola

3

4 Logística e armazenamento

5 Pioneira no planejamento online

6 Portfólio de aulas online

7 Impacto do UCA

8 IDEB EE PADRE ANCHIETA

9 GESTÃO

10

11 GESTÃO (Coordenação Pedagógica)  Apresentação  Projeto UCA (Um Computador por Aluno)  Formação  Prática Pedagógica e as Mídias  Ações da Gestão para implementação do Projeto

12 FORMAÇÃO PROJETO UCA

13 UCA Formação UFMS Objetivos Capacitação voltada ao uso pedagógico intensivo e adequado do laptop educacional em escolas públicas selecionadas no Estado do Mato Grosso do Sul. Módulos  Apropriação tecnológica  Web 2.0  Ações na Escola  Elaboração de Projetos

14 Formação Projeto UCA 1º Encontro 11/2010

15 Formação Projeto UCA 2º Módulo: 02/2011

16 Formação Projeto UCA 3º Módulo: 06/2011 Ações na Escola  Desenvolver atividades que visam oferecer subsídios para planejar e desenvolver práticas pedagógicas inovadoras, com o uso das TICs em sala de aula;  Favorecer a estruturação e dinâmica em redes de apoio e cooperação entre alunos, entre alunos e professores e entre professores.

17 Formação Projeto UCA

18 Elaboração de projetos 4º Módulo: 09/2011 a 11/2011  Aprofundar o conhecimento sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola. (laptop)

19 Visita UCA 09/2012

20 FORMAÇÃO NTE GESTUCA: 02 à 11//2011  Gestuca –Grupo de estudo do Projeto UCA  Objetivos:  Suporte à formação UFMS-UCA, promovendo encontros presenciais, promovendo a discussão, estudo em grupo e conscientização do uso do laptop.  Auxílio no desenvolvimento e nas postagens das atividades online de formação.

21 FORMAÇÃO NTE GESTUCA: 02 à 11//2011

22 Catálogo de sites e vídeos

23 PROJETOS DE ENSINO

24 Projeto Jornal Anchietinha Projeto Trânsito: Juntos pela vida Projeto Dengue Projeto Folclore: Formando leitores Projeto Degradação Ambiental Projeto Álcool: Pode ser a gota d’água Projeto Sarau Africano Projeto Cultura Sul-Mato-Grossense Projeto Atitudes x Sustentabilidade Projeto Sistema Monetário PROJETOS DE ENSINO

25 SISTEMA MONETÁRIO  Projeto de Ensino que abordou o conteúdo curricular Sistema Monetário Brasileiro.  A metodologia contou com a realização de um fórum com os professores discutindo o valor do dinheiro, uma feirinha na qual os alunos puderam comprar vários objetos simulando a prática da compra e venda, efetuando os cálculos.  Em sala de aula, as turmas utilizaram o laptop no desenvolvimento de cálculos através de softwares específicos, elaboração de planilhas e gráficos e atividades direcionadas hospedadas em blog e na rede social facebook.  Projeto destaque em 2ª lugar como um dos melhores desenvolvido nas escolas de NA no ano de 2012.

26

27

28

29 Cultura Sul-Mato-grossense  Objetivo:  Explorar e conhecer as características sociais, culturais e políticas do MS: Obras dos escritores e artistas sul-mato- grossenses, aspectos como a economia, a formação étnico- racial, a história da criação do estado, dados estatísticos, fauna e flora da nossa região.  O laptop foi utilizado como recurso para a produção do conhecimento por meio de pesquisas, gráficos, releituras de obras artísticas e produção de maquetes. Refletido por meio dos materiais expostos por nossos alunos em uma gincana cultural e esportiva envolvendo a temática do projeto.

30

31 Coleta de dados e produção de gráficos Atividades hospedadas em blogs

32 Releituras de obras artísticas

33 Trânsito: Juntos pela vida  Informar e conscientizar a Comunidade Escolar nas leis e comportamento ideal para a utilização do trânsito não só em Nova Andradina, bem como em todo o País, considerando que muitos viajam com seus familiares em condições próprias à trabalho e passeio.

34 Trânsito: Juntos pela vida  * Palestras com profissionais capacitados do DETRAN (Departamento de trânsito);  *Questionários aos pais e alunos visando levantar uma estatística de comportamento no trânsito;  *Dia do Mutirão no trânsito, a estará realizando uma simulação de trânsito utilizando-se de sinais de trânsito dentro da escola;  *Concurso de Redação com o tema: "Minha experiência no trânsito", participarão alunos do 1º ao 9º ano divididos em categorias: 1º/ 2º Ano: Desenho 3º/4º/5º ano: Poesia 6º ao 9º ano: Narrativa, com 01 premiação por categoria.

35 Trânsito: Juntos pela vida

36

37 Sarau Africano  Objetivo: Resgatar valores, trabalhar a igualdade e o respeito às diferenças.  Para a execução, entre outros recursos, destaca- se a utilização do laptop na produção de mandalas africanas e o levantamento de informações acerca das danças mais populares.

38 Pesquisa e reprodução de mandalas africanas Apresentações de danças com origem africanas

39  Projeto Degradação Ambiental  6ºA  Disciplina: Ciências  Atividades desenvolvidas:  Visitas à locais degradados da cidade, discussão em sala e em blog à respeito da temática estudada.  Conteúdos: Degradação Ambiental, Poluição, Doenças (Dengue).

40 Rede social nas aulas de Língua Portuguesa

41 Tarefas para casa com o laptop, 80% retornaram com o laptop em boas condições e a atividade realizada. Experiência: UCA em casa

42 Oficinas técnicas Blog Construção e gerenciamento da plataforma wiki Oficina de gerenciamento das tecnologias e recursos midiáticos Elaboração de provas/testes online no google drive (formulário) Webquest: pesquisa direcionada Aluno SET AVA Edmodo Exploração pedagógica da rede social facebook Sistema Operacional Ubuntuca

43 Oficina Construção e Gerenciamento Wiki Formação tecnológica para a construção e gerenciamento da plataforma wikispaces para a disponibilização dos planejamentos online, com o objetivo de integrar a equipe (coordenação, professor gerenciador, professor regente) quanto ao planejamento e reestruturação do mesmo especificamente no que concernia ao uso do laptop.

44 Cursos/Oficinas

45 Gerenciamento da wikispaces da escola (Progetec e Professor)

46 Organização dos laptops na escola

47 Formação Aluno SET

48 UEMS(PIBID)- Escola UCA  O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica que concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.  Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

49 UEMS(PIBID)- Escola UCA  Atividades didático-pedagógicas:  Oficinas técnicas aos alunos da escola;  Construção de relações com a Comunidade escolar (Gestão, Professores, Coordenadores, alunos);  Auxílio técnico com os computadores e laptops;  Auxílio monitor ao professor regente;  Apresentações em eventos dos trabalhos por eles desenvolvidos;

50

51 Oficinas Técnicas

52 Oficina Impress (Ubuntuca)

53 Auxílio técnico com os laptops

54 Oficina/Eventos

55 Uso do laptop na escola: Impressões de uma experiência  A Articulação entre os órgãos gestores e a escola é fundamental para o avanço do projeto;  Corpo docente diferenciado quanto a integração dos recursos tecnológicos na prática pedagógica;  Novos cenários dentro da escola: Formas de organização dentro das salas de aulas (carteiras em círculo), sala de aula em ambientes externos.  Características diferenciadas do laptop: mobilidade e conectividade.  Interação e Comunicação (web 2.0)  O laptop: instrumento de humanização

56 Mudanças e desafios  Uso do laptop de forma diferenciada valorizando a concepção de ensino do professor mas o auxiliando na proposição de outras formas de utilização do recurso que inove a sua pratica em sala de aula e não simplesmente a reforce.  Junção do UCA a tantas outras tecnologias que diariamente adentram a escola: lousa digital, tablets).

57  Obrigada!


Carregar ppt "O PROJETO UCA NO CONTEXTO DA ESCOLA ESTADUAL PADRE ANCHIETA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google