A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características da criança: perspectivas teóricas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características da criança: perspectivas teóricas."— Transcrição da apresentação:

1 Características da criança: perspectivas teóricas

2 Características da criança de acordo com teóricos Piaget: Estágio sensório-motor (até 2 anos):  A ação da criança é direta sobre os objetos (ela não consegue “pensar” sobre os objetos);  Sua inteligência é prática, exploratória e não verbal;  A criança aprende pela experiência. Ela examina e experimenta os objetos ao seu alcance, construindo conhecimentos;  Depende de suas sensações e movimentos.

3

4 Wallon Estágio Impulsivo-emocional (1º ano de vida) afetivo-construção de si  Indiferenciação do eu;  Impulsividade motora;  Atividade monopolizada pelas necessidades fisiológicas;  A impulsividade vai se transformando em expressividade e forma de comunicação com o outro;  Estabelecimento de relações entre suas manifestações e as reações do meio humano;  Emoção como instrumento de interação. Características da criança de acordo com teóricos

5 Algumas outras características da criança

6 Wallon Estágio Sensório motor e projetivo (até 3 anos) cognitivo – construção do real  Incontinência exploratória;  Aparecimento da marcha, da linguagem e da função simbólica;  Ato mental se projeta em atos motores;  Consciência do eu corporal  Estágio das “personalidades permutáveis”, onde a percepção da criança ainda é dominada “por um estado de indivisão entre o que se revela da situação exterior ou do próprio sujeito”.

7 Necessidades do bebê Primeiro ano:  De um professor que seja capaz de distinguir as mensagens por trás de seu choro;  De ser alimentado – momento de interação contínua com o adulto, oportunidade de comunicação;  De oportunidade para praticar a coordenação dos olhos, das mãos e da boca;  De objetos interessantes à sua frente para que se alongue, se contorça e role e estimulem seus sentidos;

8 Necessidades da criança Segundo ano:  Aumento da mobilidade - fator principal para as habilidades da criança nessa idade;  Participação em atividades exploratórias espontâneas (impulso de utilizar sua coordenação olho-mão-objeto já mais precisa);  Exploração e descoberta por si mesma a maneira como os objetos se comportam no espaço quando manipulados por ela;  Participação em experiências interessantes e absorventes para usar os olhos, as mãos e a boca (cesto dos tesouros);

9 Repercussões para o fazer pedagógico  A emoção ocupa um lugar privilegiado no desenvolvimento do sujeito, em especial da criança pequena. Necessidade de uma boa relação afetiva entre professor e criança;  O movimento é imprescindível ao desenvolvimento da criança. Necessidade de espaços para correr, pular, rolar…  A interação social é condição para a construção da personalidade e de conhecimentos;  A brincadeira também assume um lugar essencial no desenvolvimento da criança.

10 Repercussões para o fazer pedagógico  Os objetivos pedagógicos necessitam estar centrados na criança e partir de suas atividades;  A prática pedagógica precisa ser pautada nas necessidades das crianças e promover o seu desenvolvimento em todos os aspectos: afetivo, cognitivo e motor;  A criança precisa usufruir de momentos de experiências múltiplas que estimulem a criatividade, a imaginação, a experimentação, e o desenvolvimento de diferentes linguagens expressivas;

11 Repercussões para o fazer pedagógico  O professor precisa ser sensível e disponível para se permitir ser tocado pela intensidade emocional das crianças bem pequenas (choros, mordidas, risos, silêncios...); Colocar-se física e emocionalmente à disposição das crianças;  O professor deve ser flexível em relação à disciplina motora não exigindo, por exemplo, que as crianças permaneçam muito tempo na mesma posição.  O professor precisa prever espaços e tempo suficiente para que as brincadeiras surjam, se desenvolvam e se encerrem; 


Carregar ppt "Características da criança: perspectivas teóricas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google