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ALONGAMENTO Tânia Amadei. ALONGAMENTO Ato de alongar Ato de alongar “Tornar longo ou mais longo, estender, encompridar”(Aurélio, 1975) “Tornar longo ou.

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1 ALONGAMENTO Tânia Amadei

2 ALONGAMENTO Ato de alongar Ato de alongar “Tornar longo ou mais longo, estender, encompridar”(Aurélio, 1975) “Tornar longo ou mais longo, estender, encompridar”(Aurélio, 1975)

3 SISTEMA MUSCULAR

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6 IMPORTÂNCIA Mantêm os músculos flexíveis; Mantêm os músculos flexíveis; Preparam os músculos para o movimento; Preparam os músculos para o movimento; Transição diária da inatividade para a atividade vigorosa; Transição diária da inatividade para a atividade vigorosa; Importantes para quem pratica atividades desgastantes; Importantes para quem pratica atividades desgastantes; Ajudam na prevenção de lesões comuns; Ajudam na prevenção de lesões comuns; Realizados de forma incorreta podem fazer mais mal do que bem. Realizados de forma incorreta podem fazer mais mal do que bem.

7 Pontos Fundamentais É gostoso fazer alongamentos quando se procede da forma correta; É gostoso fazer alongamentos quando se procede da forma correta; Não é preciso forçar os limites; Não é preciso forçar os limites; Devem ser feitos sob medida; Devem ser feitos sob medida; Regularidade com relaxamento; Regularidade com relaxamento; Redução da tensão muscular; Redução da tensão muscular; Permitem-nos entrar em sintonia com os nossos músculos; Permitem-nos entrar em sintonia com os nossos músculos;

8 CADA UM TEM SEU PRÓPRIO

9 Por que fazer Reduz as tensões musculares; Reduz as tensões musculares; Sensação de um corpo mais relaxado; Sensação de um corpo mais relaxado; Beneficia a coordenação; Beneficia a coordenação; Aumento do âmbito de movimentação; Aumento do âmbito de movimentação; Prevenção de lesões; Prevenção de lesões; Prepara o corpo para a atividade; Prepara o corpo para a atividade; Desenvolve a consciência corporal; Desenvolve a consciência corporal; Auxílio na liberação dos movimentos bloqueados por tensões emocionais; Auxílio na liberação dos movimentos bloqueados por tensões emocionais; Ativa a circulação. Ativa a circulação.

10 Quem deve fazer T Todo mundo independente da idade e sexo, aptidão física, atletas ou não e se tem problemas físicos ou não (sempre com prescrição médica).

11 Onde fazer EmSentado em uma escrivaninha EmSentado em uma escrivaninha Em casa Em casa Em pé ou numa linha de montagem Em pé ou numa linha de montagem No carro No carro Esperando ônibus Esperando ônibus Andando pela rua, sob a sombra de uma árvore,... Andando pela rua, sob a sombra de uma árvore,...

12 Como fazer O modo certo é alongar relaxando num movimento estável; O modo certo é alongar relaxando num movimento estável; Não balançar para cima e para baixo; Não balançar para cima e para baixo; Não alongar até sentir dor; Não alongar até sentir dor; Levará algum tempo para soltar músculos tensos ou grupos musculares enrijecidos; Levará algum tempo para soltar músculos tensos ou grupos musculares enrijecidos;

13 Alongamento Suave 10 a 30 segundos; 10 a 30 segundos; Não forçar com balanceios; Não forçar com balanceios; Até onde sentir uma pequena tensão e relaxe, sustentando o alongamento; Até onde sentir uma pequena tensão e relaxe, sustentando o alongamento; A sensação de tensão cederá; A sensação de tensão cederá; O alongamento suave reduz a rigidez muscular; O alongamento suave reduz a rigidez muscular; Prepara os tecidos para o alongamento progressivo. Prepara os tecidos para o alongamento progressivo.

14 Alongamento Progressivo Executado após o alongamento suave; Executado após o alongamento suave; 10 a 30 segundos; 10 a 30 segundos; Alongue mais uma fração de centímetro, até novamente sentir uma tensão pequena; Alongue mais uma fração de centímetro, até novamente sentir uma tensão pequena; “Regula" os músculos e aumenta a flexibilidade. “Regula" os músculos e aumenta a flexibilidade.

15 RESPIRAÇÃO Lenta, rítmica e controlada; Lenta, rítmica e controlada; Expire conforme for se curvando; Expire conforme for se curvando; Devagar enquanto estiver sustentando o alongamento; Devagar enquanto estiver sustentando o alongamento; Não segure a respiração; Não segure a respiração; Respirar com naturalidade. Respirar com naturalidade.

16 CONTAGEM Conte silenciosamente os segundos; Conte silenciosamente os segundos; Sem distrair-se com contagens e preste atenção nos músculos que esta utilizando. Sem distrair-se com contagens e preste atenção nos músculos que esta utilizando.

17 Reflexo de alongamento Se estirar excessivamente as fibras musculares haverá a resposta do reflexo neuronal; Um sinal será enviado para os músculos se contraírem; Impedindo a lesão dos músculos; Reação muscular involuntária;

18 ALONGAMENTO

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