A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESULTADOS “FORMATOS” (III SEMINÁRIO) - ORGANIZAÇÃO LIVRO ABINV: ESTRUTURA E DESIGN DO LIVRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESULTADOS “FORMATOS” (III SEMINÁRIO) - ORGANIZAÇÃO LIVRO ABINV: ESTRUTURA E DESIGN DO LIVRO."— Transcrição da apresentação:

1 RESULTADOS “FORMATOS” (III SEMINÁRIO) - ORGANIZAÇÃO LIVRO ABINV: ESTRUTURA E DESIGN DO LIVRO.

2 A MAGIA DAS CORES -

3 Formato 1: Tradicional Prós Contras - Texto tem uma estrutura didaticamente boa: resumo, introdução, objetivo, desenvolvimento e resultado. Clareza de informações. - Atende as expectativas do meio acadêmico. - Informações detalhadas e organizadas. - Aceitação acadêmica e possibilidade de refinar a formação do professor do ponto de vista teórico. - Fica uma narrativa distante do professor que atua na rede. Mais ainda inacessível aos alunos do Ensino Fundamental. - Escrever neste formato também é uma dificuldade para nós mesmos. - Pouco atrativo. - Não desperta a curiosidade do leitor. - Exige uma linguagem científica. - Dificuldade do professor em escrever utilizando este gênero em curto espaço de tempo.

4

5 Nova Escola Ano XXVIII – nº 264 Agosto de 2013

6 Formato 2: Narrativa Ilustrada Prós Contras - Tendo em vista o público alvo (professores) e objetivando a expansão AbINV para outras escolas, este é o melhor formato por ser um texto mais informal preservando o rigor dos conceitos tratados e rico em imagens, o que auxilia a compreensão do conteúdo. - Formato mais próximo à linguagem do professor, do que já estamos fazendo - Privilegia a escrita, com uma linguagem mais "solta", os gráficos, imagens, desenhos - É mais atrativo para alunos, professore de vários níveis. - Os professores já tem habilidades nesse formato. - Falta de aceitação da comunidade acadêmica. - Pode haver um desequilíbrio entre o texto e imagem. Pode haver um excesso de imagem para substituir a narrativa e reflexão do escritor. - O custo pode ser mais elevado devido a imagens coloridas

7

8 Nova Escola Ano XXVIII – nº 264 Agosto de 2013

9 Formato 3: História em Quadrinhos Prós Contras - Linguagem atrativa para crianças (mas o livro será escrito para as crianças?) - Este formato seria interessante se o público alvo for o aluno e o objetivo do livro for o método científico - Gênero amplamente aceito por crianças e adolescentes. - Apelo atrativo para as crianças. - Falta de conhecimentos específicos. - Perda de detalhes. - A equipe não domina a técnica de HQ. - Transpor o que estamos fazendo para esse tipo de narrativa, sem que fique "infantilizado" é muito difícil. - Sairia um "gibi" muito grande. E não haveria personagens suficientes para compor a narrativa.

10

11 ESTRUTURA DO LIVRO: Formato 2: Narrativa Ilustrada Parte 1 – O PROJETO A metodologia Experiências de formação Parte 2 – O MOVIMENTO DO AbINV NA ESCOLA (contado pelos supervisores) Parte 3 – O AbINV NA SALA DE AULA (contado pelos professores/pesquisadores) Parte 4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

12 Conteúdo (Relatos professores) Introdução para situar: - Escola - Tema - Classe Contar sobre o experimento considerando os itens do processo de investigação Reflexão: - voz do professor - voz do aluno - o aprendizado na investigação realizada na escola - voz do pesquisador P ARTE 3 – O A B INV NA SALA DE AULA ( CONTADO PELOS PROFESSORES / PESQUISADORES )

13 Reconhecer o problema a ser investigado Hipóteses (explicações testáveis) Perguntas, O que já se conhece? Observações baseadas em fatos Cenário, materiais, plano Coleta de dados, registro, observação Análise de dados (categorização, interpretação, etc.) Conclusão, documentação Experimento para testar hipóteses

14 O problema – Conte aqui sobre o tema da investigação. Qual problema será investigado pelos alunos? Quem está investigando? O que eles já conhecem sobre o problema? (concepções espontâneas) As perguntas - Conte aqui sobre quais perguntas foram levantadas e como isso foi feito. Quais são as perguntas dos alunos para o problema? Como foram coletadas as respostas dos alunos? (dinâmica de trabalho encaminhada pelo professor) As hipóteses – Conte sobre as hipóteses, quais são elas? como foram levantadas? Quais são testáveis? Quais não são testáveis? Quais foram as hipóteses levantadas (explicações testáveis) por eles? Quais hipóteses foram selecionadas para investigação? Justifique a seleção. As variáveis – comente sobre as variáveis da hipótese, que condição ou fator pode afetar o resultado da sua investigação? Qual (ou quais) é a variável independente? - o que você muda em um experimento. O experimento – Detalhe o passo a passo do experimento Qual é o experimento realizado pelos alunos Que material é utilizado no experimento?

15 Os dados – conte sobre a coleta de dados do experimento, o que vai ser coletado, como? Qual dado vai ser coletado? Que instrumento(s) é(são) utilizado(s) na coleta de dados? O registro – escreva aqui sobre a forma de registro dos dados, de que forma e quem vai realizar o registro? Utilizando qual instrumento? Como os dados do experimento foram/estão sendo registrados pelos alunos? Onde o registro do dado está sendo feito? A análise – Comente sobre como será/foi realizada análise dos dados coletados. Como será feita a análise dos dados registrados? Os dados foram analisados pelos alunos de forma a serem utilizados pelos mesmos para responderem as perguntas da investigação? Sim, Não, Porque Resultados – Escreva sobre os resultados parciais do processo de investigação Como os resultados da análise de dados do experimento respondem a pergunta da investigação? Reflexão sobre a participação do aluno no processo de investigação. “A voz do aluno” O que o aluno comenta sobre a investigação científica da qual ele participou? Qual a “consciência”, percepção do aluno sobre o processo de investigação que ele realizou? “A voz do Professor” Comente sobre o resultado da construção de conhecimento vivenciada pelo aluno na sua concepção enquanto professor “A voz do Pesquisador” Comente sobre o resultado do processo de construção de conhecimento vivenciado pelos participantes da Investigação Científica.


Carregar ppt "RESULTADOS “FORMATOS” (III SEMINÁRIO) - ORGANIZAÇÃO LIVRO ABINV: ESTRUTURA E DESIGN DO LIVRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google