A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Livro: O Seminarista Autor: Bernardo Guimarães

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Livro: O Seminarista Autor: Bernardo Guimarães"— Transcrição da apresentação:

1 Livro: O Seminarista Autor: Bernardo Guimarães

2 Apresentação do Autor:
Bernardo Joaquim da Silva Guimarães nasceu em Ouro Preto, Minas Gerais, em 15 de agosto de 1825, e faleceu na mesma cidade, em 10 de março de 1884.  O magistrado, jornalista, professor, romancista e poeta é o patrono da Cadeira nº 5 da Academia Brasileira de Letras, por escolha de Raimundo Correia. Era filho de Joaquim da Silva Guimarães e Constança Beatriz de Oliveira. Dos 4 aos 16 anos viveu em Uberaba e Campo Belo, impregnando-se das paisagens que mais tarde descreveria em seus romances e em alguns poemas. Antes dos 17 estava de volta a Ouro Preto, onde terminou os preparatórios. Tem-se como certa a sua participação, em 1842, na revolução liberal (seu biógrafo Basílio de Magalhães deduziu, de informações que obteve da viúva de Bernardo Guimarães, que ele não servira aos rebeldes e sim aos legalistas).

3 Fatos biográficos relevantes para a obra:
1829: Muda com a família para Uberaba,onde inicia os primeiros estudos; posteriormente completa a instrução secundária em Campo Belo e Ouro Preto. 1847: Matricula-se na faculdade de direito,em São Paulo. 1847: Torna-se amigo de Álvarez de Azevedo, e com ele participa da “sociedade Epicuréia”, que pretendia instalar em São Paulo a boêmia byroniana. 1852: Publica seu primeiro livro “Cantos da Solidão” de poesias. 1860: Vira crítico literário no Rio de Janeiro. 1867: Casa-se e passa a dedicar ao ensino de retórica e poética. 1869: Publica seu primeiro livro de romance, O Ermitão de Muquém.

4 Características românticas exploradas pelo autor:
Gerais: O escritor é conhecido na nossa literatura como o contador de “casos”, já que a característica mais importante de seus romances é o tom coloquial que imprime à narrativa. Bernardo Guimarães conseguiu adequar a trama romântica, onde um vilão ou outro obstáculo separa o herói e a heroína, até que se chegue a um final trágico ou feliz.O escritor também se preocupou em apresentar o caráter do homem do sertão, enfatizado seus traços psicológicos de tal maneira que chega a se aproximar das características que marcariam o estilo literário posterior, como o realismo e o naturalismo.

5 Características românticas exploradas pelo autor:
Específicos da obra: A obra “O seminarista” possui características do romantismo bem visíveis. Essas características são : o amor à natureza, sentimentalismo e a subjetividade.

6 Apresentação da obra: A obra o “o seminarista” de Bernardo Guimarães,vai falar de um amor adolescente que foi interrompido pelo destino. Nele, o autor fez algumas críticas sociais, sendo as mais importantes as dirigidas ao patriarcalismo da época, ao celibato clerical e o autoritarismo das famílias que impediam o jovem de seguir um caminho escolhido.

7 Resumo da obra: No interior de Minas Gerais, Eugênio, filho de fazendeiros, passa a infância ao lado de Margarida, filha de uma simples agregada da fazenda. Dessa convivência nasce o amor. Para evitar que o caso de amor progrida, os pais de Eugênio o internam em um seminário, obrigando-o a seguir a carreira eclesiástica. O tempo passa mas Eugênio não esquece Margarida. Com a ajuda dos padres, seus pais inventam a notícia do casamento da moça, o que desilude Eugênio e o faz decidir-se pela vida de padre. Certo dia , porém, ao voltar para a vila natal, ele é chamado a socorrer uma moça doente. Era Margarida. Ela lhe conta toda a verdade: tinha sido expulsa da fazenda, com a sua mãe, já morta, passava necessidades e não tinha casado com ninguém, pois ainda o amava. A paixão renasce com aquela visita e no dia seguinte os dois entregam-se ao amor Atormentado pelo remorso, Eugênio se prepara para rezar sua primeira missa quando alguém o chama para encomendar um cadáver que acabou de chegar à igreja. Era o corpo de Margarida. Eugênio não resiste ao choque e na hora da missa enlouquece.

8 Tipo de romance O livro pertence a segunda geração , cujo nome deu-se “mau do século”. O subjetivismo também e possível de se encontrar.

9 Trechos comprovando características românticas presente na obra:
A obra “O seminarista” possui características do romantismo bem visíveis. Essas características são: o amor à natureza, a subjetividade e o sentimentalismo. O amor à natureza está presente na seguinte passagem: “De repente margarida, dando uma volta pelo jardim, apanhou duas flores e correu a apresenta-las a Eugênio. -Aqui estão duas flores, disse ela, um cravo e uma rosa. O cravo é você e a rosa sou eu. Fique com a rosa, que eu guardarei o meu cravo. Aquele que deitar fora a sua flor, è porque não sabe querer bem.” A subjetividade está expressa nos seguintes trechos: “Eugênio por sua parte achava-se muito mal satisfeito de si mesmo e envergonhado do papel covarde que fizera perante sua amada. Estava, pois, resolvido a responder-se Luciano outra vez tivesse a audácia de provocar.[...]” -Margarida infiel! ... Margarida casada! ... Exclamava Eugênio ao entrar em seu quarto,delirante, e apertando a cabeça entre as mãos convulsas. Quem o diria! ...pôde tão facilmente esquecer-se de mim para entregar-se a outro! ...[...]” O sentimentalismo é uma forte característica do romantismo, e também se faz presente na obra, o que fica claro nos seguintes trechos: “No outro dia o padre Eugênio levantou-se com o espírito cheio de terrores e de vagas opressões,. Em companhia de seus pais, pôs-se a caminho para a vila, triste e inquieto. Avistando em distância a casinha de Umbelina, já tombando em ruínas e abafada entre o matagal, sentiu uma nuvem de tristeza afogar-lhe o coração[...]”

10 Meta e objetivo A obra o seminarista tem como objetivo criticar ao celibato religioso , e não só conta ao autoritarismo dos pais , mas também contra o autoritarismo e a hipocrisia dos padres.

11 Crítica da obra: Sugestão para melhor compor a obra:
O Seminarista, não poderia ter acabado de uma forma tão trágica como acabou, com a morte da amada de Eugênio que depois de anos no seminário, obrigado pelos pais consegue ter contato com Margarida novamente, mas quando ele vai fazer um velório ele avista sua amada no caixão. Uma sugestão que melhoraria a obra seria não ter ocorrido a morte de Margarida, que depois que Eugênio saísse do seminário pudesse ter a oportunidade de viver sua história com ela.

12 Bibliografia: Bibliografia: wwwmarcondestorres.blogspot.com
pt.wikipedia.org


Carregar ppt "Livro: O Seminarista Autor: Bernardo Guimarães"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google