A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/2014. Orientadoras de Estudos PLANEJAMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/2014. Orientadoras de Estudos PLANEJAMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/2014. Orientadoras de Estudos PLANEJAMENTO

2 OBJETIVOS DO ENCONTRO:  Destacar a intencionalidade pedagógica como elemento essencial no processo de alfabetização na Matemática e na Língua Portuguesa;  Caracterizar a comunidade de aprendizagem da sala de aula com vistas à alfabetização matemática de todos os alunos;  Apontar possibilidades para a organização do trabalho pedagógico;  Enfatizar a importância da língua materna (LM) para a apropriação das outras linguagens.

3  Biografia do autor e ilustrador: Nascido em São Paulo, Ivo Minkovicius estudou arquitetura e, como gostava de desenhar, tornou-se ilustrador e artista gráfico, aprofundando seus trabalhos na área de educação. Como criador, enveredou pelo caminho da literatura infantil, compondo e desenhando histórias que imagina para dividir com sua mulher as tarefas de entreter seus dois filhos e ensinar a eles coisas importantes, como soltar o pensamento e ler livros.  O livro traz um texto curto e com divertidas reflexões que envolvem o tempo e nossa relação com o passado, o presente e o futuro. Ivo Minkovicius  Ivo Minkovicius  Biografia do autor e ilustrador: Nascido em São Paulo, Ivo Minkovicius estudou arquitetura e, como gostava de desenhar, tornou-se ilustrador e artista gráfico, aprofundando seus trabalhos na área de educação. Como criador, enveredou pelo caminho da literatura infantil, compondo e desenhando histórias que imagina para dividir com sua mulher as tarefas de entreter seus dois filhos e ensinar a eles coisas importantes, como soltar o pensamento e ler livros.  O livro traz um texto curto e com divertidas reflexões que envolvem o tempo e nossa relação com o passado, o presente e o futuro. Ivo Minkovicius  Ivo Minkovicius ACOLHIDA: O TEMPO

4 PAUTA: Texto deleite: Livro “O Tempo” Dinâmica “A função do planejamento” Estudo dos textos “A organização do trabalho pedagógico para a alfabetização matemática”, p. 06 a 15 e “Organização da sala de aula: fazendo a aula acontecer”, p. 16 a 26 (Caderno 01). Socialização dos textos Espaço Alfabetizador em Matemática Vídeo: Planejamento Reflexões sobre os textos: “ Fechamento da Aula” e “ A Tarefa de Casa e Avaliação Progressão e Continuidade das Aprendizagens” Vídeo: A vida não é fácil Hora do Jogo1 : Pontinhos Gráfico sobre jogo dos Pontinhos Hora do Jogo 2: Travessia no rio Reflexão sobre o jogo Atividade a Distância

5 DINÂMICA: A função de Planejamento  Entregar numa folha a questão “Qual a função do planejamento (Diário/Semanal) para sua ação docente? Não precisa nomear.  Colocar as respostas numa caixa e redistribuir para que cada cursista leia e sinalize uma PALAVRA da resposta - fazer a tabulação e gráfico (apresentação no próximo encontro ).

6 TEXTO TEÓRICO...  Estudo dos textos “A organização do trabalho pedagógico para a alfabetização matemática”, p. 06 a 15 e “Organização da sala de aula: fazendo a aula acontecer”, p. 16 a 26 (Caderno 01).  Cada dois grupos farão a leitura de um dos textos sinalizarão as partes mais importantes.  Socialização ao grande grupo.

7 ESPAÇO ALFABETIZADOR EM MÁTEMÁTICA: O que deve contemplar? Portadores de texto com diferentes usos e representações numéricas; Varal com símbolos numéricos; Curiosidades matemáticas; Calendário (dia, mês e ano); Listas com aniversariantes, eventos da escola...; Régua para medição dos alunos; Balança, relógio analógico, jogos, ábacos;

8 PNAIC Material dourado, sólidos geométricos, Livros infantis, revistas, agendas; Calculadoras, material alternativo; Quadro valor de lugar; barras de cuisenaire; Geoplano, Tangram... Rotina do dia; Organização das carteiras. E ainda... ESPAÇO ALFABETIZADOR EM MÁTEMÁTICA: O que deve contemplar?

9 Alguns desses materiais TANGRAM BARRAS DE CUISENAIR E GEOPLANO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

10 MOMENTO DE VÍDEO... PLANEJAMENTO Priscila Monteiro (Coordenadora da Formação em Matemática da prefeitura de São Caetano Sul – SP)

11 Reflexões A importância de propor a reflexão sobre o que foi realizado pelo grupo ou individual. Fechament o da Aula O significado da Avaliação. Acompanhar o processo para continuar o caminho. A real importância das tarefas. A Tarefa de Casa e Avaliação Progressão e Continuidade das Aprendizagens

12 Qual a Importância da Lição de Casa. É fundamental porque faz com que ele enfrente desafios pedagógicos fora do contexto escolar, além de ajudá-lo a construir uma autonomia, a estabelecer uma rotina e a melhorar a capacidade de organização. Para o Aluno

13 Qual a Importância da Lição de Casa. É uma atividade útil porque lhe permite verificar quais são as dificuldades e deficiências dos alunos e, consequentemente, tentar saná-las com outras estratégias. Para o Professor

14 Qual a Importância da Lição de Casa. É uma maneira de acompanhar o que está sendo ensinado na escola do filho. Para a Família

15 Funções da lição de casa Complementar o trabalho do professor em sala de aula; Por meio da tarefa o professor pode verificar quais são as principais dificuldades individuais e coletivas dos alunos, pois quando um conteúdo não é bem aprendido, os conteúdos seguintes podem ficar prejudicados; É uma forma de fazer uma "recuperação" diária, trabalhando os pontos em que os estudantes apresentam mais dificuldades.

16 MOMENTO DE VÍDEO... A VIDA NÃO É FÁCIL

17 Vamos jogar!!!!!

18 HORA DO JOGO

19 VAMOS JOGAR? REGRAS DO JOGO:  Dois a quatro jogadores.  Área de Jogo: folha contendo 9 x 9 pontos que podem ser ligados entre si.  Cada jogador terá o direito de marcar uma única linha horizontal ou vertical entre dois pontos adjacentes que não foram ligados. Quando um jogador completa um quadrado ligando esses pontos, ele ganha pontos e tem o direito de jogar novamente.  Cada quadrado que o jogador forma preenche com sua cor ou com a 1ª letra de seu nome.  O jogo termina quando não há mais pontos a serem ligados e o vencedor do jogo é quem obter mais pontos.

20 MONTANDO O GRÁFICO Cada um grupo fará um gráfico com os resultados obtido no Jogo do Pontinho, utilizando estratégias próprias. Socialização da atividade PNAIC

21 QUE TAL JOGAR OUTRA VEZ? Anote suas descobertas.

22 REGRAS DO JOGO 1) Cada jogador coloca as suas fichas, numa das margens do rio, da maneira que quiser, podendo pôr mais do que uma na mesma casa, deixando outras vazias. 2) Alternadamente, os jogadores lançam dados e calculam a soma obtida. 3) Se a soma corresponder a uma casa onde estejam as suas fichas, na margem respectiva, passar uma delas para o outro lado do rio. 4) Ganha quem conseguir passar primeiro todas as fichas para o outro lado.

23 DESCOBERTAS Travessia no rio Não deve jogar na casa 1; As possibilidades de sair as casas 6, 7, 8 e 9 são maiores que as outras casas; Impossível ganhar quem põe fichas na casa 1; É maior a probabilidade de ganhar quem põe as fichas nas casas centrais.

24 COMBINAÇÕES DOS DADOS Jogo: Travessia no rio 1 – Não tem possibilidade; 2 – – 1+2 / – 2+2 / 1+3 / – 3+2 / 2+3 / 1+4 / – 3+3 / 1+5 / 5+1 / 2+4 / – 1+6 / 6+1 / 2+5 / 5+2 / 3+4 / – 4+4 / 2+6 / 6+2 / 3+5 / – 3+6 / 6+3 / 4+5 / – 5+5 / 4+6 / – 5+6 / – 6+6

25 ATIVIDADE À DISTÂNCIA...  Organizar um espaço de alfabetização matemática em sua sala de aula.  Ler os textos: “Fechamento da Aula - A Tarefa de Casa e Avaliação Progressão e Continuidade das Aprendizagens”.


Carregar ppt "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC/2014. Orientadoras de Estudos PLANEJAMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google