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Projeto UCA – Um Computador por Aluno : breve histórico José Armando Valente Depto. de Multimeios, Nied e GGTE - Unicamp Ced - PucSP.

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1 Projeto UCA – Um Computador por Aluno : breve histórico José Armando Valente Depto. de Multimeios, Nied e GGTE - Unicamp Ced - PucSP

2 Objetivo da palestra: l Breve história do laptop de US$100 l Implementação do Programa UCA (“Um computador por aluno”) l PROUCA na Unicamp

3 Breve história do laptop de US$100

4 1997 Visão de Negroponte “50 percent of the 1.2 billion children ages 6 to 11 have never even placed a phone call. Yet the suggestion to give the kids of the world access to technology raises an obvious question: What sense is there in providing computers and Internet access to children in nations where there is inadequate food, clothing, and medicine? The short answer: lots.”

5 Criação da Fundação 2B1 “A non-profit organization whose purpose is to bring computers and the Internet to children in the poorest and most remote parts of the world.” Começou com US$1 milhão doado por 2 Japoneses beneméritos

6 Conferência 2B1 no MIT ( de Julho de 2007) l 200 pessoas de todos os Continentes l Muitas idéias engenhosas sobre o uso de computadores e Internet l Principal conclusão - o alto custo dos computadores e do acesso à Internet eram os maiores obstáculos para a disseminação dessas tecnologias

7 A solução de Negroponte “One laptop per child - OLPC” Negroponte anunciou no Encontro de Davos, em Janeiro de 2005, a produção de um laptop por US$100

8 Protótipo do laptop OLPC (One Laptop Per Child) Negroponte mostrou o protótipo do laptop no Encontro de Davos em Janeiro de 2006 Possíveis nomes: OLPC, CM 1, ou 2B1

9 A idéia do US$100 l Esse preço era possível se produzido 6 milhões de máquinas l Produzido pela Quanta l Design especial - software aberto e livre, display especial, nenhuma parte móvel, baixo consumo de energia (2W) l Espírito Wiki - desenvolvimento distribuído de software Quanta produz laptops/semana

10 Possíveis compradores : l Argentina - 1M l Brasil - 1M l Índia - 1M l Nigéria - 1M l Tailândia - 1M l Outros países - 1M

11 Características do XO: l CPU: 433 MHz AMD XO, nomeado em Out de 2006 l RAM: 256 MB l Memória: 1GB flash l OS: Sugar (não Windows) l Câmera colorida, alto- falante estéreo e microfone embutidos l Base pedagógica

12 Em 2006 aparecem outros concorrentes

13 Características do ClassMate: l CPU: 900 MHz Intel l RAM: 256 MB l Memória: 1GB flash l Windows e Linux l Alto-falante e microfone embutidos l Caneta wireless l Versão simplificada de um laptop comercial

14 Características do Mobilis: l CPU: 400 MHz Intel l RAM: 128 MB l Memória de cartões l Linux l GPS embutido l Tela de toque l Versão melhorada de um palm comercial

15 XO no Mundo (2011)

16 Distribuição de 2,1 milhões de XO em diferentes países:

17 Uruguai (primeiro país a comprar os laptops XO - Outubro de 2007) l Uruguai comprou XO para escola, alunos de 1ª a 6ª séries l Comprou mais em 2009 para que todos os alunos tenham um laptop l Pagou US$188

18 Projeto CEIBAL - Uruguai: l Mudanças na dinâmica da sala de aula, na relação entre alunos e nas atividades

19 Implementação do Projeto no Brasil

20 2005

21 O Presidente compra a idéia de Negroponte l O laptop torna-se o projeto do Presidente l A implementação dos laptops no Brasil significa XO l Brasil recebe 10 protótipos do XO para estudar seu hardware e contribuir no seu desenvolvimento

22 Resultado do 1º Encontro com Especialistas em TIC na educação O Programa passou a ser UCA = Um Computador por Aluno Em vez de “Um laptop por criança”

23 Um laptop por aluno implica: Isso implicou no envolvimento do MEC O programa centrado na educação deve envolver o sistema escolar

24 2006

25 MEC e Presidência estabelecem os objetivos do Programa UCA: l Mudar o paradigma educacional (ajudar a introduzir mudanças pedagógicas na educação) l Promover a inclusão digital (estudantes devem levar o laptop para casa e membros da família devem usa-lo) l Incrementar o sistema de produção de TIC (laptop deve ser construído no Brasil)

26 Criação do Grupo de Trabalho UCA - GTUCA, formado por: l Professores de 10 universidades (UFRGS, UNICAMP, PUCSP, USP, UFRJ, PUCMG, UFS, UFPE, UFC, UFPA) l 5 representantes dos diferentes departamentos do MEC l 1 representante do gabinete da Presidência

27 Papel do GTUCA: l Orientar a implementação dos aspectos pedagógicos do Programa (desenvolver os princípios pedagógicos) l Auxiliar o desenvolvimento do 4 pilares do programa l Formação de professores l Avaliação da implementação do programa l Indicadores de pesquisa l Infraestrutura tecnológica nas escolas

28 Os princípios pedagógicos e os 4 pilares: Formação Princípios pedagógicos Pesquisa Infraestrutura Avaliação

29 2007

30 Ações do GTUCA, desde 2007: l Produção de recomendações l Visita a projetos usando laptops l Participação em oficinas organizadas por produtores de laptops ou por grupos de pesquisa l Participação em conferências

31 Recomendação do GTUCA: l Usar laptops doados por fabricantes em 5 experimentos em escolas (Fase I) Palmas 400 CM DF 40 Mobilis Porto Alegre 100 XO São Paulo 100 XO Piraí 400 CM

32 5 Experimentos do Programa UCA CLASSMATE INTEL Palmas-TO Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday Piraí-RJ CIEP n°477 Profª Rosa Conceição Guedes MOBILIS, ENCORE Brasília-DF Centro de Ensino Fundamental n° 1 do Planalto XO, OLPC São Paulo Escola Municipal Ens. Fund. Ernani Silva Bruno : Porto Alegre Escola Estadual Luciana de Abreu

33 Recomendação do GTUCA: l Aprender desses experimentos e produzir documentos sobre os princípios pedagógicos e os 4 pilares: formação, avaliação, pesquisa e infraestrutura

34 Princípios pedagógicos: l Concepção de rede (não de hierarquia e estratificação) l Explorar a mobilidade do laptop (não ficar restrito à sala de aula) l Criar comunidades de aprendizagem (aprendizagem não deve ser restrita à sala de aula e à escola) l Promover os letramentos (não somente a leitura/escrita ou digital, mas visual, sonora, …)

35 Princípios pedagógicos: l Integração do laptop no currículo (não como atividade separada) l Apropriação dos recursos das TIC (não só saber clicar, mas aprender como usar software) l Aprendizagem de como selecionar informação (não somente copiar, mas aprender como procurar, selecionar e qualificar a informação de acordo com o contexto do projeto trabalhado)

36 Contar com 2 grupos de especialistas no uso de TIC na educação já existentes l Universidades e grupos de pesquisa dos professores membros do GTUCA (10 Universidades em diferentes regiões do Brasil) l Professores multiplicadores dos NTE - (total de 451 cobrindo todos os estados do Brasil) Estratégias para formação (professores e gestores)

37 Universidades e grupos de pesquisas dos membros do GTUCA Professores dos NTE locais Professores e grupos de pesquisa das universidades locais Educadores das escolas locais Forma Forma + suporte Estratégias para formação (professores e gestores)

38

39 Ações em 2008 l Implantação do Projeto Piloto (Fase II) l Elaboração do edital para compra das máquinas l Elaboração do processo de avaliação do Projeto Piloto l Elaboração dos indicadores de pesquisa

40 Implantação do Projeto Piloto em 2009/2010 (Infraestrutura) l Cobrir todos os 27 estados l Comprar laptops l Trabalhar com 300 escolas (de 500 professores + alunos) l 10 escolas por estado (5 municipais, 5 estaduais, sendo pelo menos 1 na área rural, 1 na capital) l Em 6 cidades, todas as escolas terão laptops (UCA Total)

41

42 Estrutura da operacionalização da formação MEC/SEED - GTUCA IES Global (8) IES Local (18) NTE (?) + Equipes de formadores ( 144+ ?) Curso presencial (na escola) + a distância, com reuniões presenciais (7,2 mil profissionais) Escolas (300 ) Equipes de formadores Equipes de formadores ( 80 ) 42

43 MEC-SEEDMEC-SEED IES globais IES Local + NTE EscolaEscola Formação PROUCA Gestores Professores Aluno monitor Equipe de formadores Coordenação e orientação

44 Início da formação de professores nas escolas em 2010 Estados e respectivas IES Globais responsáveis

45 Início da avaliação em 2010

46 Pesquisa PROUCA  Propostas já selecionadas em abril de 2011, porém ainda não anunciadas Dezembro de 2010 CNPq lança edital sobre pesquisa relacionada ao PROUCA

47 Programa UCA na UNICAMP

48 UCA - UNICAMP 3 estados / Região Norte

49 UCA - UNICAMP Municípios / Escolas

50 Obrigado !


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