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1 Projeto mps Br: melhoria de processo do software Brasileiro Célio Andrade Mariana Xavier MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro.

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1 1 Projeto mps Br: melhoria de processo do software Brasileiro Célio Andrade Mariana Xavier MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

2 2 Roteiro Introdução Modelo de Referência (MR-MPS-Br) Modelo de Avaliação (MA-MPS-Br) Modelo de Negócios (MN-MPS-Br) Conclusão MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

3 3 350 a.c Aristóteles: “A perfeição não deve ser um ato, mas um hábito” 2ª Guerra Mundial: globalização –Criação de padrões para garantir a qualidade e uniformidade dos produtos –1947 – Criação da ISO (International Organization for Standardization): definição de padrões globais para produtos e serviços Qualidade – um pouco de história MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

4 4 Departamento de Defesa Americano solicita ao SEI (Software Engineering Institute) um padrão para avaliar a qualidade do produto fornecido pelos seus contratados –Novembro de 1986: primeira versão do modelo CMM (Capability Maturity Model) SEI divulga um modelo específico para as Organizações que adquirem software para o governo americano Qualidade – um pouco de história MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

5 5 CMMI (Capability Maturity Integration): resultado da convergência dos esforços de padronização em diversas áreas Importante tendência no mercado internacional Qualidade – um pouco de história MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

6 6 Realidade Brasileira CMM Nível 2: 33 Nível 3: 10 Nível 4: 0 Nível 5: 1 CMMI Nível 2: 3 Nível 3: 0 Nível 4: 0 Nível 5: 2 EDS Rio de Janeiro Solution Center IBM Fábrica de Software MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

7 7 Comparação da Maturidade do Processo de Software No Brasil, as empresas locais favoreceram a ISO 9000, 123 empresas certificadas até o ano de 2003 Até 2003, na Índia 32 empresas atingiram o nível 5 do CMM, no qual a China tinha 1 empresa e o Brasil nenhuma [Em relação ao CMM], como um todo, a maioria das empresas chinesas e brasileiras não está em um nível suficientemente alto de maturidade do processo para competir com as empresas indianas Ref: Slicing the Knowledge-based Economy in Brazil, China and India: a tale of 3 software industries [MIT, 2003] MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

8 8 Problema da Excelência: como atingir CMM nível 5 no Brasil? No topo da pirâmide estão as empresas exportadoras de software e outras grandes empresas que desejam atingir níveis mais altos de maturidade (CMM níveis 4 e 5) e serem formalmente certificadas pelo SEI - Software Engineering Institute, em um processo de longo prazo, independente do fator custo Um programa como este pode levar de 4 a 10 anos e custar centenas de milhares de dólares (modelo de negócio específico para cada empresa) MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

9 9 Problema da Inclusão: como melhorar radicalmente o processo de software no Brasil ? Na base da pirâmide encontra-se a grande massa de micro, pequenas e médias empresas de software brasileiras, com poucos recursos, que necessita melhorar radicalmente seus processos de software Estas empresas precisam saber como adaptar à sua realidade, rapidamente, modelos para melhoria de processos de software como o CMMI níveis 2 e 3, a um custo acessível (modelo de negócio cooperado entre várias empresas) O Projeto mps Br – melhoria de processo do software Brasileiro, com recursos do Fundo Verde Amarelo (FVA) no péríodo , visa criar e disseminar o Modelo de Referência para melhoria do processo de software (MR mps), a um custo acessível MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

10 10 Projeto mps Br: Rede de Instituições com Competências Complementares Instituições de Ensino, Pesquisa e Centros Tecnológicos: 1) COPPE/UFRJ – Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (com participação da UCB – Universidade Católica de Brasília); 2) CenPRA - Centro de Pesquisas Renato Archer; 3) CESAR - Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife Sociedade de Economia Mista: 4) CELEPAR - Companhia de Informática do Paraná (hospedeira do Subcomitê de Software da ABNT) Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público: 5) Núcleo SOFTEX Campinas – Sociedade Núcleo SOFTEX 2000; 6) RIOSOFT - Sociedade Núcleo de Apoio à Produção e Exportação de Software do Rio de Janeiro; 7) Sociedade SOFTEX - Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (coordenadora do projeto). MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

11 11 Projeto mps Br: Definição do Modelo MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

12 12 MPS – Br MPS.BR Modelo de Negócio (MN-MPS) Método de Avaliação (MA-MPS) ISO/IEC ISO/IEC CMMI Guia de Aquisição Guia Geral Modelo de Referência (MR-MPS) Guia de Avaliação Documento do Projeto MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

13 13 MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Modelo de Referência (MR-MPS-Br) Níveis de MaturidadeMétodo de Avaliação MODELO PARA MELHORIA DO PROCESSO DE SOFTWARE (MR mps) Empresa 1 CMMI SPICE SCAMPI ICI 1... INSTITUIÇÕES CREDENCIADAS PARA IMPLEMENTAÇÃO (ICI) ICI 2ICI n Empresa 2 Empresa n ICA 1... INSTITUIÇÕES CREDENCIADAS PARA AVALIAÇÃO (ICA) ICA 2 ICA n Guia Implementação Guia Geral Guia Avaliação

14 14 Modelo MR MPS: 7 Níveis de Maturidade Baseado no CMMI e SPICE, em estágios, níveis 2 a 5 7 níveis de maturidade: áreas de processo, objetivos e práticas A - Em Otimização B - Gerenciado Quantitativamente C - Definido D - Largamente Definido E - Parcialmente Definido F - Gerenciado G - Parcialmente Gerenciado MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

15 15 MPS.BR – Melhoria de Prssssssocesso do Software Brasileiro Áreas de Processo

16 16 Gerência de Requisitos (GRE) MPS.BR – Melhoria de Prssssssocesso do Software Brasileiro

17 17 MPS.BR: Estrutura do MR-MPS Níveis de maturidade Capacidade Resultado Processo Propósito Resultado Atributo MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

18 18 Guia Geral MPS.BR (www.softex.br/mpsbr) Referências Básicas  ISO/IEC 12207:1995/Amd 1:1998/Amd 2:2002 e ISO/IEC Complementar  CMMI Objetivo Descreve o Modelo de Referência para Melhoria de Processo de Software (MR-MPS) Fornece uma visão geral sobre os guias que apóiam os processos de avaliação e de aquisição Público-alvo Organizações, privadas e públicas, interessadas em aplicar o MPS.BR para melhoria de seus processos de software Instituições implementadoras e avaliadoras segundo o MR-MPS e MA-MPS (II-MPS e IA-MPS) MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

19 19 MR-MPS: Níveis de Maturidade (7 níveis) MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

20 20 Guia de Aquisição MPS.BR (www.softex.br/mpsbr) Referências Básica  ISO/IEC 12207:1995/Amd 1:2002 Complementar  IEEE STD 1062:1998 Objetivo Descrever processo de aquisição de software e serviços correlatos (S&SC) Público-alvo Organizações compradoras de software, privadas e públicas, que queiram melhorar o processo de aquisição  Guia Fornecedores de software que queiram estar preparados para este processo de aquisição  Orientação MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

21 21 Guia de Aquisição MPS.BR: Subprocessos e Atividades Preparação da aquisição Seleção do fornecedor Monitoração do fornecedor Aceitação pelo cliente 1.Estabelecer necessidade 2.Definir requisitos 3.Revisar requisitos 4.Desenvolver estratégia de aquisição 5.Definir critérios de seleção 1.Avaliar capacidade de fornecedores 2.Selecionar fornecedor 3.Preparar e negociar contrato 1.Estabelecer e manter comunicações 2.Trocar informação sobre progresso técnico 3.Inspecionar desenvolvimento com fornecedor 4.Monitorar aquisição 5.Obter acordo quanto a alterações 6.Acompanhar problemas 1.Definir critérios de aceitação 2.Avaliar produto entregue 3.Manter conformidade com o contrato 4.Aceitar o software MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

22 22 Atributos de Processo. AP 1.1 O processo é executado: AP 2.1 O processo é gerenciado : AP 2.2 Os produtos de trabalho do processo são gerenciados : AP 2.1 O processo é definido : AP 2.1 O processo está implementado : MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

23 23 MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Modelo de Avaliação (MA-MPS-Br) Planejar e Preparar Avaliação Conduzir Avaliação Relatar Resultados início fim Plano de Avaliação Descrição dos Indicadores de Processo Relatório da Avaliação Resultado da Avaliação Registrar Resultados BD Softex

24 24 Guia de Avaliação MPS.BR Referências Básica  ISO/IEC Information Technology – Process Assessment Complementar  SCAMPI – Standard CMMI Appraisal Method for Process Improvement Objetivo Orientar a realização de avaliações, em conformidade com a norma ISO/IEC 15504, em empresas e organizações que implementaram o MR-MPS Público-alvo Organizações, privadas e públicas, que queiram ser avaliadas segundo o MA-MPS Instituições Avaliadoras do Modelo MPS.BR (IA-MPS) Instituições Implementadoras do Modelo MPS.BR (II-MPS) MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

25 25 Método de Avaliação Baseado no SPICE e SCAMPI Resultado da avaliação terá validade de 2 anos Avaliação será feita através de indicadores: –Diretos – produtos intermediários –Indiretos – documentos indicam atividade realizada –Afirmações – resultantes de entrevistas Decisão: –Não Implementada (NI) –Parcialmente Implementada (PI) –Largamente Implementada (LI) –Totalmente Implementada (TI) MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

26 26 MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Modelo de Negócios (MN-MPS-Br) Projeto mps Br ICI e/ou ICA MNEMNC Contrato Convênio Convênio, se pertinente LEGENDA: ICI - Instituição Credenciada para Implantação do MR mps ICA – Instituição Credenciada para Avaliação do MR mps MNE – Modelo de Negócio Específico para uma empresa (personalizado) MNC – Modelo de Negócio Cooperado para grupos de empresas (pacote)

27 27 Conclusão Aonde o MPS Br quer chegar MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

28 28 Projeto mps Br: DOs e DON’Ts O projeto visa aumentar a maturidade dos processos de software das empresas brasileiras, a um custo acessível O projeto visa a criação e disseminação do Modelo de Referência para melhoria de processo de software (MR mps) e do Modelo de Negócio para melhoria de processo de software (MN mps) O objetivo do projeto não é definir algo novo no que se refere a normas e modelos de maturidade; a novidade do projeto está na sua estratégia de implementação, criada para a realidade brasileira O Modelo de Negócio tem grande potencial de replicabilidade no Brasil e em outros países de características semelhantes, como por exemplo os países latinoamericanos MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

29 29 7 Diferenciais do Modelo (MR e MN mps) 7 níveis de maturidade do Modelo de Referência MR mps (permitem uma implementação gradual, adequada à micro, pequena e média empresa, e também permitem aumentar a visibilidade do processo de melhoria) Compatibilidade do MR mps com SPICE e CMMI (2 em 1) Estratégia de implementação do MR mps criada para a realidade brasileira (novidade do projeto) Modelo de Negócio MN mps tem grande potencial de replicabilidade no Brasil (e em outros países de características semelhantes) Avaliação periódica do MR mps nas empresas (2 em 2 anos) Definição, implementação e avaliação do MR mps em empresas baseada em forte interação Universidade-Empresa (catalizador do desenvolvimento tecnológico e de negócios) Custo acessível (em R$) MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

30 30 Referências MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro

31 31 Projeto mps Br: melhoria de processo do software Brasileiro Célio Andrade Mariana Xavier MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro


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