A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens."— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens

2 14º ENCONTRO MOVIMENTOS DE VANGUARDA SÉCULO XX FUTURISMO (1910) ABSTRACIONISMO (1910)

3 MOVIMENTOS DE VANGUARDA Vanguarda é o nome que se dá a uma tendência ou ao conjunto de tendências que, num determinado momento histórico, se opõe às tendências vigentes, principalmente no campo das artes. Movimentos de Vanguarda na Europa: FUTURISMO (1910) ABSTRACIONISMO (1910) ORFISMO (1912) SUPREMATISMO (1913) DADAISMO (1916) NEO-PLATICISMO OU CONCRETISMO (1917) PURISMO (1918) ESCOLA DE PARIS (1920) SURREALISMO (1924)

4

5

6

7 Manifestações Artísticas: A chamada Arte Moderna, surgida no início do século, reflete a inquietação, o dinamismo e as contradições do período. As primeiras manifestações artísticas do século XX caracterizam-se, principalmente, pela ruptura com o passado e pelo intuito de chocar a opinião pública, pregando ideias radicalmente novas. O estudo de cada um dos movimentos da Vanguarda europeia é importante para observar até que ponto eles influenciaram no Modernismo Brasileiro.

8 FUTURISMO Imagem em movimento, dinamismo, exaltação da civilização industrial, da velocidade e do futuro.

9 Futurismo é um movimento artístico e literário surgido oficialmente em 20 de fevereiro de 1909, com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. A obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência. O slogan do primeiro manifesto futurista de 1909 era “Liberdade para as palavras”, e considerava o design tipográfico da época, especialmente em jornais e propaganda. A diferença entre arte e design passa a ser abandonada e a propaganda é escolhida como forma de comunicação. O novo é uma característica tão forte do movimento, que este chegou a defender a destruição de museus e de cidades antigas. Considerava a guerra como forma de higienizar o mundo.

10 Os futuristas glorificavam as máquinas, a velocidade do automóvel, o burburinho das cidades e o triunfo das fábricas. Odiavam o simbolismo sonhador e reivindicavam em seu lugar uma lógica fria e concentrada. Desejavam sacudir um mundo adormecido e começar de novo, valorizavam o futuro. O futurismo desenvolveu-se em todas as artes, influenciando vários artistas que posteriormente instituíram outros movimentos modernistas. Repercutiu principalmente na França e na Itália, onde vários artistas, entre eles Marinetti, se identificaram com o fascismo. A pintura futurista recebeu influência do cubismo e do abstracionismo, mas utilizava-se de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens com a pretensão de dar a ideia de dinamismo e usavam linhas retas e curvas e cores que sugerissem velocidade. Os principais artistas do Futurismo: Giacomo Balla (pintor) e Umberto Boccioni (escultor) entre outros.

11 GIACOMO BALLA ( ) Jovem correndo em um balcão, 1912 A pintura apresenta manchas de cor. Essa técnica, conhecida como Divisionismo, foi uma das prediletas dos primeiros futuristas. O efeito pontilhado torna as cores mais vibrantes e realça a impressão de movimento.

12 Velocidade abstrata, 1913 O artista representou a velocidade com linhas e poucas cores que se repetem.

13 UMBERTO BOCCIONI ( ) Formas únicas de continuidade no espaço, 1913 Escultura feita com um material pesado (bronze), transmitindo a ideia de um movimento vigoroso.

14 ABSTRACIONISMO Morte do objeto, arte não figurativa, não representativa. Reações ao estilo abstrato:  “De que lado se pendura o quadro?”  “É fácil fazer igual”  “Infantil”

15

16

17

18

19

20

21 A pintura abstrata caracteriza-se pela ausência de relação imediata entre as formas e as cores representadas e as formas e as cores reais. Assim, uma tela abstrata não representa a realidade que nos cerca, nem narra com imagens uma cena histórica, literária, religiosa ou mitológica. Existem dois tipos de abstracionismo: o sensível, também chamado de abstracionismo informal e o geométrico.

22 Abstracionismo informal (sensível) > As formas são livres e espontâneas, portanto é mais emocional. Considera-se que tenha sido iniciada pelo pintor russo Wassily Kandinsky. Abstracionismo geométrico > Organização das formas e das cores. É, portanto, mais intelectual. É feito com formas geometrizadas, retilíneas e curvilíneas. Deriva-se diretamente do Cubismo. Seu pintor mais representativo foi o holandês Piet Mondrian.

23 A Arte Abstrata divide-se em outras fases: Tachismo : manchas e borrões expressados dentro de um espaço determinado na obra. Grafismo : linhas, curvas, traços, pinceladas e todo signo gráfico no contexto abstrato. Orfismo: expressão ligada à música. Raionismo: riscos e raios com luminosidade. Pintura gestual: pintura que expressa emoções, e execução espontânea diretamente na parede, locais e telas gigantes.

24 WASSILY KANDINSKY ( ) Batalha ( ) Nessa obra podemos identificar, mesmo de forma simplificada, algumas montanhas, lanças, uma fortaleza e um arco-íris. Porém, mais que os objetos, reconhecemos uma série de linhas diagonais e cores que vão do negro bem nítido até borrões de cores suaves.

25 Composição, Kandinsky, entrou em seu estúdio e ficou estarrecido com o que viu. Achou muito bela uma pintura que estava apoiada de lado contra parede. Era sua própria pintura que não havia reconhecido. A partir dessa experiência, o artista resolveu trabalhar numa série de pinturas que não representavam nada no mundo real. Eram apenas cores e formas arranjadas em uma composição. Em outras palavras, eram “abstratas”.

26 Kandinsky acreditava que a arte deveria ser a verdadeira expressão dos sentimentos interiores e via na arte abstrata o veículo perfeito para conseguir isso. Foi de fato o primeiro artista da era moderna a abordar a pintura abstrata como forma de arte. Composição VIII

27 PIET MONDRIAN ( ) Composição, 1921

28 Série de árvores ( ) Mondrian deixa visível em suas obras o percurso de seu pensamento estético na série de árvores, quando encontra-se com a produção cubista de Braque e de Picasso. O artista caminha para a abstração pura, tentando revelar a realidade que está oculta sob o motivo árvore.

29 Árvore Vermelha A árvore prateada, 1911 Macieira, 1912 Árvore, 1909

30

31 Composição em vermelho, azul e amarelo, 1920 Mondrian trabalhava com os elementos essenciais na pintura: linhas e cores. Seus desenhos eram geométricos em cores primárias. Usava uma grade na cor preta horizontal e vertical, formando quadrados e retângulos preenchidos com vermelho, azul e amarelo. Era membro de um grupo de artistas holandeses e designers chamado De Stijl (O Estilo). Esses artistas (Theo van Doesburg e os arquitetos Gerrit Rietveld e J.J.P. Oud queriam que a arte mostrasse a ordem, o equilíbrio, a harmonia do mundo e a conexão entre arte e arquitetura. Eles passaram a imaginar como as concepções de Mondrian poderiam ser aplicadas à arquitetura e ao planejamento de interiores. O grupo De Stijl teve grande influência no desenho industrial e na arquitetura, sobretudo por meio da Bauhaus, a famosa escola alemã de arquitetura.

32 BAUHAUS Foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.

33 Objetos inspirados na obra de Mondrian

34 Essas obras foram inspiradas numa visita que Mondrian fez a Nova Iorque. As formas geométricas são menos rígidas e mais complexas, no entanto, ainda se regem pelas proporções da razão de ouro. Seu quadro "Broadway Boogie Woogie", que pode ser visto no Museu de Arte Moderna de São Francisco, pertence à fase posterior ao Neoplasticismo, quando Mondrian se liberta das regras que ele próprio se impôs. New York city, Broadway Boogie Woogie, 1942


Carregar ppt "Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google