A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua Quais são as características desses dois astros? SolLua

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua Quais são as características desses dois astros? SolLua"— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua Quais são as características desses dois astros? SolLua

2 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua O mito de Helios: O mito grego de Helios conta que esse deus tinha a função de trazer luz e calor aos homens. Percorria o céu num carro de fogo puxado por 4 cavalos brancos, soltando fogo por suas narinas. Todas as manhãs, depois que a Aurora aparecia de madrugada no horizonte no seu carro dourado, Helios saía do Oriente com seu carro e subia até o ponto mais alto do Meio-Dia. Então começava a descer para o Ocidente e mergulhava no oceano ou descansava atrás das montanhas.

3 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua O mito de Helios:

4 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua Dados gerais do Sol Arquivo do autor

5 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua Você sabia... Os nossos mais distantes antepassados não sabiam que cerca de 99,9998% da energia recebida na superfície do nosso planeta vem do Sol. Mas por outro lado, já tinham um conceito muito delineado da sua importância como fornecedor de luz e calor, sendo pois, em muitos casos, venerado como um deus.

6 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua O Sol e a Terra A imagem ao lado estabelece uma relação proporcional entre as demissões da Terra e do Sol. Entretanto, a distância não está escalonada. Arquivo do autor

7 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua Emissão de radiação solar Erupção de uma explosão solar filmada pelos sensores da NASA. As explosões solares que ocorrem nas manchas do Sol têm a força de milhões de bombas de hidrogênio (mais potentes que as nucleares). Arquivo do autor

8 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua As estações do ano Translação da Terra é definido como o movimento elíptico que a Terra realiza ao redor do Sol. Esse movimento elíptico, juntamente com o eixo de rotação da Terra, é responsável pelas estações do ano.

9 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua Você sabia... Sol da meia-noite é a designação comum para o fenômeno que ocorre nas latitudes acima de 66º 33’ 39" N ou S, ou seja, para além do círculo polar ártico ou do círculo polar antártico, quando o Sol não se põe durante pelo menos 95 horas seguidas. Em latitudes superiores a 800 graus, o Sol não se põe por mais de setenta dias sem o verão, ou seja, não há noites durante mais de dois meses.

10 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua Sol da meia-noite O Sol não se põe Arquivo do autor

11 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua Dados gerais da Lua Arquivo do autor

12 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua A Lua A Lua é o único satélite natural da Terra. Quatro vezes menor do que nosso planeta, ela também é iluminada pelo Sol, ou seja, não possui luz própria. Ao longo do ciclo lunar, a Lua vai adquirindo formas diferentes para nós que a observamos daqui da Terra. Mas na verdade sua forma não muda. O que muda é o quanto podemos ver da face da Lua que está sendo iluminada pelo Sol.

13 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua Quais são as fases da Lua? Arquivo do autor

14 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua As fases da Lua As fases da Lua são denominadas como os quatro aspectos básicos que o satélite natural da Terra, a Lua, apresenta conforme o ângulo pelo qual é vista a face iluminada pelo Sol: Lua nova: Lua nova: quando o Sol se encontra do lado oposto e conseqüentemente a face iluminada da Lua está do lado oposto ao do observador na Terra. Lua crescente: Lua crescente: quando se vê apenas metade da face iluminada. Lua cheia: Lua cheia: quando o sol ilumina completamente a face voltada para o observador na Terra. Lua minguante: Lua minguante: quando se vê apenas metade da face iluminada.

15 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua Fases da Lua Arquivo do autor

16 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua Como ocorrem os eclipses? Um eclipse é formado quando um corpo celeste se sobrepõe a outro, formando um cone de sombra que risca a superfície terrestre, formando uma zona de ocultação. Arquivo do autor

17 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua Marés Parece um caso de amor. As águas não resistem à atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra. A água irá se concentrar no ponto da Terra que estiver mais próximo da Lua, subindo de nível. Quando esse mesmo ponto do planeta se afasta da Lua, as águas descem. Esse fenômeno de subida e descida periódicas da água é chamado de maré. Porém, como em todo caso de amor que se preze, as coisas não são tão simples assim. Formando um triângulo amoroso, entra em cena o Sol.

18 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua Você sabia... Há mais de 4 mil anos, os habitantes da Babilônia comemoravam a lua-de-mel durante o primeiro mês de casamento. Nesse período, o pai da noiva precisava fornecer ao genro uma bebida alcoólica feita da fermentação do mel. Como eles contavam a passagem do tempo por meio de um calendário lunar, as comemorações ficaram conhecidas como lua-de-mel. Arquivo do autor

19 Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua Quais as importâncias dos dois astros abaixo para os seres vivos na Terra? LUA SOL

20 Elaboração Prof. Santer Matos


Carregar ppt "Elaboração Prof. Santer Matos Ciências. Aula 01 Sol & Lua Quais são as características desses dois astros? SolLua"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google