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Avaliação Institucional na FEB Primeira reunião geral de preparação 28/11/2001.

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Apresentação em tema: "Avaliação Institucional na FEB Primeira reunião geral de preparação 28/11/2001."— Transcrição da apresentação:

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2 Avaliação Institucional na FEB Primeira reunião geral de preparação 28/11/2001

3 Objetivos desta reunião Iniciar o processo de Avaliação na FEB – Estabelecer alguns pontos comuns de discussão dos parâmetros de avaliação Informar sobre os assuntos discutidos na reunião da CPA com os GRALs em Botucatu – Elaborar um cronograma de atividades

4 Reunião dos GRALs em Botucatu Apresentação do Processo de Avaliação Institucional pelo Reitor e Vice-reitor – Destacam a importância da Avaliação para a Unesp – O Prof. Razuk lembra que a partir da nova LDB os cursos passam a ter credenciamento revisto periodicamente.

5 Palestra do Prof. Holz (UFRGS) Avaliação Institucional na UFRGS – Ressaltada a importância do corpo técnico no processo de avaliação possuem os dados e meios – Avaliação não tem objetivo de punir – Começar sistematizando as informações já disponíveis – Identificar pontos positivos e negativos – Valorização da graduação (foi feito assim na UFRGS)

6 Palestra do Prof. Holz (UFRGS) Avaliação Institucional na UFRGS – Trabalho de sensibilização constante – Dificuldade de abordar a gestão central da Universidade – Avaliação como ferramenta de diagnóstico – Avaliação externa, importante, porém difícil de realizar profissionais escolhidos pelo NAL são trazidos para trabalhar dentro da universidade por 3 dias. Os relatórios devem ser produzidos imediatamente após o término dos trabalhos. – A avaliação deve ser realizada sem medos ou preconceitos para produzir bons resultados

7 Discussões realizadas O projeto pedagógico dos cursos como elemento catalisador da avaliação O papel da universidade dentro de um determinado contexto (social, histórico, geográfico, etc): – Papel de atender as necessidades da sociedade. Currículos mais flexíveis, por exemplo – Papel de transformar a sociedade.

8 O Projeto Pedagógico como elemento catalisador da Avaliação Ensino de Graduação e Projeto Pedagógico Gestão Educacional Pós-GraduaçãoExtensão Pesquisa

9 Projeto Pedagógico O perfil e competências do profissional a ser formado em relação ao contexto social, econômico e científico cultural da região, do país e do mundo. A inter-relação entre a Graduação, a Pós- Graduação, a Pesquisa e a Gestão

10 Projeto pedagógico contexto Estudante Cursos/ Disciplinas Engenheiro com habilidades e competências Pré-requisitos Formação anterior Bagagem cultural Processos pedagógicos, Conteúdos, Habilidades, Competências, Avaliação Etc. Departamentos/Professores

11 Conclusões: A Avaliação Institucional é um fato inevitável – Será usada para o credenciamento dos cursos pela CEE Temos uma oportunidade única para desenvolver uma auto-avaliação, abordando aquilo que julgamos necessário, sem imposições externas. A avaliação não será impositiva ou conduzida através da CPA ou do GRAL. – A própria comunidade conduzirá o processo

12 Conclusões: Começar pelos dados que temos: projeto pedagógico Situar no contexto de desenvolvimento do curso e da instituição Atentar para a característica dinâmica do processo Participação espontânea

13 Conclusões O processo de avaliação proposto visa: – Tomada de Consciência – Responsabilidade dos elementos que compõem a universidade Atitude positiva – identificar dificuldades contextuais e históricas – identificar falhas com fins de diagnóstico – ressaltar aspectos positivos – melhorar nossa satisfação/condição de trabalho

14 Discussão - Propostas?

15 Propostas de atividades Tomar a discussão do Projeto Pedagógico como ponto de partida (realização de seminários?) Discussão nas diversas instâncias da Unidade para proposição de indicadores – que itens devem ser avaliados – como e porquê planos de departamento planos trienais

16 Propostas de atividades Estímulo ao exercício da avaliação como atividade corriqueira – avaliação de reuniões – avaliação dos planos de ensino executados ao final do semestre pelo próprio docente. Elaboração de boletins Construção de um site para sistematizar as informações

17 Propostas de atividades Reuniões gerais periódicas com a participação de todos inclusive alunos e funcionários – semanais entre os grupos de trabalho – quinzenais gerais


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