A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 17 Processos de Conformação Mecânica Estampagem Profunda; Repuxo Referências:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 17 Processos de Conformação Mecânica Estampagem Profunda; Repuxo Referências:"— Transcrição da apresentação:

1 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 17 Processos de Conformação Mecânica Estampagem Profunda; Repuxo Referências: CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecânica. Vol. II Telecurso Processos de Fabricação. BENAZZI JR. Tecnologia de Estampagem – Fatec-SO

2 Operação de Repuxo ou estampagem profunda Na operação de repuxo obtêm-se peças ocas, partindo-se de placas ou chapas planas.

3 Operação de Repuxo ou estampagem profunda Durante a operação de repuxo o material (chapa) sofre esforços de compressão (nas bordas da matriz) e esforços de estiramento.

4 Determinação do Blank para repuxo Quase sempre a espessura final da peça repuxada permanece a mesma da chapa. Neste caso; Área superficial da peça = área superficial do blank Quando há mudança de volume (menos comum) é preciso fazer, Volume de metal da peça = volume de metal do blank Trabalharemos apenas com os casos de área constatnte.

5 Exemplo: Calcule o blank da peça Resolução A peça é cilíndrica, logo o blank será também cilíndrico, um disco

6 Exemplo (cont.) Área do blank = Área da peça (um superfície)

7 Exemplo (cont.)

8 Exercícios Determinar o blank necessário para produzir a peça ilustrada. Considerar sobremetal de 10 mm para operação de rebarbação (recorte)

9 Estágios de Repuxo Peças de grandes profundidades de repuxo devem ser repuxadas em várias operações. O número de operações depende da profundidade de repuxo e das características do material da chapa. Coeficiente de repuxo: é a menor relação possível entre o diâmetro do punção e o diâmetro do blank

10 Valores típicos de coeficiente de repuxo

11 Esxemplo Calcular o número de operações necessárias para obtenção da peça repuxada abaixo.

12 Exemplo (resolução)


Carregar ppt "ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Processos de Fabricação II Prof. Jorge Marques Aula 17 Processos de Conformação Mecânica Estampagem Profunda; Repuxo Referências:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google