A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEPARTAMENTO DE ECONOMIADA UCG

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEPARTAMENTO DE ECONOMIADA UCG"— Transcrição da apresentação:

1 DEPARTAMENTO DE ECONOMIADA UCG
4.Macroeconomia e Flutuações Econômicas 4.1. Demanda e oferta agregada; 4.2. Mercado de bens e serviços - IS; 4.3. Mercado monetário - LM; 4.4. Modelo IS-LM; Blanchard (2008), Capítulos 5 ; e Lopes & Vasconcelos (2008), cap. 5 Professor Gesmar José Vieira

2 4.1. Demanda e oferta agregada
Pode-se estudar a determinação do produto no curto e no médio prazos, através da derivação de duas relações: A oferta agregada é obtida via equilíbrio no mercado de trabalho, o que nos remete ao capítulo 6. A demanda agregada é obtida pelo equilíbrio no mercado de bens e de ativos, o que nos remete ao capítulo 5 (ou Macro I). Com essas duas relações poderemos analisar o nível de equilíbrio do produto e dos preços.

3 Modelo OA – DA - Oferta Agregada
A oferta agregada captura o efeito do produto no nível de preços. É derivada do equilíbrio no mercado de trabalho. O salário nominal, W, depende do nível de preços esperado, Pe, da taxa de desemprego, u, e poder de barganha, z. W = PeF(u,z) O nível de preços, P, é igual ao salário nominal, W, acrescido de um mark-up. P = (1 + µ)W

4 Modelo OA – DA - Oferta Agregada
Substituindo a primeira equação na segunda, temos: P = Pe (1 + µ) F(u,z) O nível de preços é função do nível de preços esperado e da taxa de desemprego. Tínhamos que: u  U = L – N = 1 – N = 1 - Y L L L L Substituindo... P = Pe (1 + µ) F(1 – Y, z) L

5 Modelo OA – DA Oferta Agregada
Observe que: Um maior nível de preços esperado leva a um nível de preços maior numa razão um para um. Um aumento no produto leva a um aumento no nível de preços. Dinâmica: um aumento no produto leva a um aumento no emprego, o que reduz o desemprego e, conseqüentemente, a taxa de desemprego. A queda da taxa de desemprego implica em um aumento no salário nominal o que aumenta os custos. Por fim, custos maiores implicam em preços mais altos.

6 Modelo OA – DA - Oferta Agregada
A oferta agregada é positivamente inclinada. Para um dado nível de Pe, um aumento em Y leva a um aumento em P. Se Y=Yn, P=Pe, e esse resultado vem da definição do nível de pleno emprego. Yn Pe OA A

7 Modelo OA – DA - Oferta Agregada
Se Y>Yn, então P>Pe. Se Y<Yn, então P<Pe. Um aumento no nível de preços esperado, faz com que a oferta agregada se desloque para cima.

8 Modelo OA – DA - Demanda Agregada
A demanda agregada mede o efeito do nível de preços no produto. Das equações de equilíbrio do mercado de bens e do mercado de ativos, temos: IS: Y = C(Y-T) + I(Y,i) + G LM: M = YL(i) P A curva IS é negativamente inclinada e nos dá o equilíbrio no mercado de bens. A curva LM é positivamente inclinada e nos dá o equilíbrio no mercado de ativos.

9 Modelo OA – DA Demanda Agregada
Supondo um aumento no nível de preços, de P para P´. Dado M, o aumento nos preços reduz o estoque de moeda real e a LM se desloca para cima. Assim, temos um novo equilíbrio em que o produto é menor e o nível de juros é maior. Assim, no novo equilíbrio, temos um nível de preços maior e um produto menor. A curva que relaciona negativamente preço e produto é a demanda agregada, e é representada por: Y = Y(M, G, T) P Assim, a demanda depende positivamente do estoque de moeda real e dos gastos do governo, e negativamente dos impostos.

10 Oferta Agregada: Demanda Agregada: Y = Y(M, G, T) P Modelo OA – DA
P = Pe (1 + µ) F(1 – Y, z) L

11 Modelo OA – DA Juntando as duas curvas, vemos que o equilíbrio ocorre na interseção. Observe que ao nível de preços Pe, Y=Yn, mas não necessariamente este é o equilíbrio. No ponto A, os mercados de bens, ativos e de trabalho estão em equilíbrio, mas no ponto B, temos (Yn, Pe). O equilíbrio depende da posição da oferta e da demanda. OA A P Pe B DA Yn Y

12 Modelo OA – DA - Dinâmica do Produto e do Preço
Assim, no curto prazo, o produto pode diferir do produto natural. Mas o que ocorre ao longo do tempo? Vamos supor que o produto esteja maior que o seu nível natural e que as demais variáveis exógenas permaneçam constantes. Para estudar a dinâmica de Y e P, precisamos analisar como as expectativas se comportam. Pe pode variar ao longo do tempo. Se o nível de preços do período anterior não correspondeu à expectativa, este erro deve ser levado em consideração ao formular-se as expectativas para o período corrente. Vamos assumir que Pe = Pt-1.

13 Modelo OA – DA - Dinâmica do Produto e do Preço
Oferta Agregada: Demanda Agregada: Yt = Y(M, G, T) Pt Pt = Pt-1 (1 + µ) F(1 – Yt, z) L

14 Modelo OA – DA - Dinâmica do Produto e do Preço
Supondo que no período t tenhamos Y>Yn. Sob nossa hipótese sobre os preços, Pet=Pt-1.Então, no ponto B, temos (Yn, Pt-1), e no ponto A, (Yt, Pt). No período t+1, a curva OA deve se deslocar para cima, pois teremos o novo nível Pet+1= Pt. A curva se desloca para cima e atingimos os pontos B´ (Yn, Pet+1 = Pt), e A (Yt+1, Pt+1). Observe que a demanda agregada não se desloca, apenas há um deslocamento ao longo desta curva. Como Pt+1 é maior que Pt e Yt+1 é menor que Yt, A´ está mais próximo do produto natural.

15 Modelo OA – DA - Dinâmica do Produto e do Preço
Mas o que ocorre entre t e t+1? Como em t o produto está acima do nível natural, o nível de preços está acima do esperado. No ano t+1, o preço esperado é maior, o que eleva o preço em t+1. Um preço maior reduz o estoque de moeda real o que aumenta o nível de juros e reduz a demanda por bens em t+1. Em t+2, ainda temos Y>Yn, assim, Pet+2=Pt+1. A OA se desloca para cima novamente e temos o mesmo processo que anteriormente. Enquanto o produto corrente for maior que o natural, o nível de preços continua crescendo e o produto continua decrescendo até que Y alcance Yn, e não há mais pressão sobre os preços. A economia se estabiliza em (Yn, Pn).

16 Modelo OA – DA Dinâmica do Produto e do Preço

17 Modelo OA – DA Dinâmica do Produto e do Preço
Conclusão: No curto prazo, o produto pode estar acima ou abaixo do produto natural, mas no médio prazo, o produto retorna para seu nível natural. O ajuste é feito via preços. Se o produto estiver acima do natural, os preços aumentam até que o produto alcance o nível natural.

18 Descrever os determinantes da demanda agregada.
4.2. O modelo ISLM - modelo de curto prazo da economia - Do modelo IS-LM para a demanda agregada - O objetivo do modelo IS-LM Introduzir o modelo ao produto agregado no curto prazo, no caso da existência de rigidez de preços. Descrever os determinantes da demanda agregada. No curto prazo, quando existe rigidez de preços (oferta agregada horizontal) todas as ações concentram-se no lado da demanda agregada.

19 O mercado do produto (IS) é o mercado de bens
4.2. O modelo ISLM - modelo de curto prazo da economia - Do modelo IS-LM para a demanda agregada - O objetivo do modelo IS-LM O modelo IS-LM estabelece a existência de mercados equilibrados e que em conjunto determinam o equilíbrio geral O mercado do produto (IS) é o mercado de bens O mercado monetário (LM) é o que trata do equilíbrio do mercado de moedas, preconizado por Walras.

20 - modelo de curto prazo da economia
4.2 O modelo ISLM - modelo de curto prazo da economia - Do modelo IS-LM para a demanda agregada - O objetivo do modelo IS-LM O equilíbrio dos mercados de bens e moeda implica, como conseqüência, no equilíbrio do terceiro mercado, o mercado de títulos O equilíbrio geral é determinado pela interseção das curvas IS-LM. O equilíbrio do mercado do produto e mercado monetário se realiza dada a taxa real de juros. A curva IS se associa à taxa de juros através do investimento e da poupança. O aumento interno das taxas de juros de um país pode ser mais atrativo para a entrada de dinheiro estrangeiro do que para os residentes investirem seus recursos no exterior

21 4.2 Mercado de bens e serviços - IS
É uma curva que mostra combinações de níveis de renda (Y) e de taxa de juros (r), que fazem o mercado de produtos ficar equilibrado no sentido de que a poupança é igual ao investimento, (e gastos planejados seja igual a renda). “A curva de equilíbrio do mercado de bens, ou curva IS, mostra combinações de taxas de juros e níveis de produção, de tal modo que os gastos planejados sejam iguais” (Dornbusch & Fischer, 2002: p. 128). “A curva IS (do inglês Investment-Saving) mostra as condições de equilíbrio no mercado de bens, isto é, em que a oferta agregada iguala à demanda agregada de bens e serviços” (Lopes et al; 1998: p. 150).

22 4.2. A curva IS Equações que descrevem o modelo (de economia fechada):
DA = C + I + G C = Ca + c’.Yd Yd = Y-T+ R T= Ta+ t’.Y R =Trf I =Ia – I.r G = G Equilíbrio: DA = Y b) Cruz Keynesiana: equilíbrio entre despesa planeada e atual. A despesa planeada é Y = C(Y-T) + G + I(r). c) Função investimento: a demanda de investimento está negativamente relacionada com a taxa de juro.

23 4.2. A curva IS Derivação da Curva IS Curva IS
Y = C + I + G + X – M Y = Ca + c’(Y – T) + Ia – I.r + G + X – M A = Ca - c’T + Ia+G + X – M Y (1 – c’) = A – I.r S’ = 1 - c’ (PMgS = 1 – PMgC) Y = (1/s’) x (A – I.r) Sendo, K = 1/s’ (teoria do multiplicador) A curva IS é dada por: Y = K (A – I.r) Curva IS Para deduzir a curva IS, recorre-se também à igualdade entre s e I. A poupança como resíduo do consumo é, no modelo keynesiano, função da renda disponível, S = f (Yd).

24 1.2. A curva IS Representação gráficas da curva IS, a partir de vazamentos e injunções de renda. r I(r) IS S(Y) I = S Y1 Y2 I Y 45º S(Y) S

25 1.2. A curva IS A curva IS pode ser expressa tanto em termos da taxa de juro real (r) quanto a taxa nominal (i), com base na regra de Fisher (i = r + i’∏. Se as expectativas de inflação forem nulas (∏ = 0), conforme exige o modelo IS-LM, que é baseado em nível de preços constante (P = P0), as taxas real e nominal, relacionadas pela Regra de Fisher (i = i’∏) serão iguais (i = r) se houver expectativa de inflação (i’∏ > 0), haverá uma curva IS para a taxa de juros real e outra para a taxa nominal. A curva IS é uma relação inversa entre a taxa de juros reaL (r) ou nominal (i) e a renda nacional (Y), contendo combinações dessas variáveis que satisfazem o equilíbrio no mercado do produto S

26 4.2. A curva IS A compreensão dos distúrbios e da política econômica que podem deslocar a curva IS é crucial para o entendimento do modelo IS-LM e do modelo macroeconômico geral (Leite, 2000: 166). A/(1 – c’ + c’t) IS’ i’∏ Inclinação da Curva IS Depende da elasticidade do investimento à taxa de juros. Quanto mais inclinada for a curva, mais inelástica em relação a taxa de juros (r), ou seja, menos ele reage a taxa de juros e vice-versa. S

27 4.2. A curva IS Derivação da curva IS em relação a taxa de juros: dY/di = - Ki’

28 4.2. A curva IS A posição na Curva IS
Ponto A: como em toda extensão da curva IS compreende as combinações de produto e de taxa de juros que equilibram o mercado. Ponto B: acima da curva IS corresponde as combinações de produto e taxa de juros que levam a um excesso de oferta no mercado de produtos Ponto C: situado abaixo da curva IS, levam a um excesso de demanda por produtos.

29 Deslocamentos da Curva IS
A curva IS desloca para cima e para direita : a) um deslocamento da função consumo ; b) Um deslocamento da função investimento; c) Aumento das exportações líquidas. d) Um aumento da taxa de inflação esperada; e) Uma desvalorização do câmbio real; f) Uma redução da alíquota t ou da tributação autônoma; g) aumento dos gastos do consumo ou investimento do governo.

30 4.3. Mercado monetário - LM É uma curva que mostra combinações de taxas de juros (r) e de níveis de renda (Y), que fazem o mercado monetário estar em equilíbrio no sentido de que a oferta de moeda é igual a demanda por moeda. “A curva LM representa as combinações de r e y que manterão o mercado monetário em equilíbrio a um nível dado de oferta de moeda, M, e a um nível dado de preços, P” (Branson & Litvack; 1972: 66).

31 4.3. Mercado monetário - LM A curva LM pode ser obtida diretamente pela combinação da curva de demanda por encaixes reais, L = kY – hr k, h > 0, e da oferta de encaixes reais. Para o mercado monetário estar equilibrado, a demanda tem que ser igual à oferta. M/P = kY - kr Equações que descrevem o modelo: Oferta: M/P Demanda: Ld = k.Y - h.r Equilíbrio: M/P=Ld

32 4.3. Mercado monetário - LM A curva LM é impactada pela política monetária, por alterações dos preços, e pelo comportamento individual dos agentes (demanda de moeda) PME (Papel Moeda Emitido) - é o estoque de moeda no BACEN. PMC (Papel Moeda em Circulação) - é a igual ao PME; PMPP (Papel Moeda em Poder do Público) - é a diferença entre o PMC e o caixa dos Bancos comerciais.

33 4.3. Mercado monetário - LM Observações quanto a Curva LM. Neste modelo a oferta monetária nominal é decidida pelo BACEN, ou seja, é uma variável exógena e é constituída dos chamados meios de pagamento. Os meios de pagamento são compostos de: M = M1 + M2

34 4.3. Mercado monetário - LM Derivação da Curva LM
Figura: derivação da curva LM M/P M/P

35 4.3. Mercado monetário - LM A LM é positivamente inclinada mostrando que para uma oferta monetária MS, se houver um aumento na renda Y, e o conseqüente aumento na demanda por moeda para transação a taxa de juros (r) deverá se elevar. A curva LM diz que a demanda por moeda é igual a oferta por moeda, então: M/P = KY - hr è LM A taxa de juros de equilíbrio do mercado monetário será: r = 1/h (KY - M/P) S

36 Demanda para Transação
4.3. Mercado monetário - LM A curva LM ou a curva de equilíbrio do mercado monetário, mostra todas as combinações de taxas de juros e níveis de renda nos quais a demanda por encaixes reais é igual a oferta. Figura - a Curva LM: r, Y de equilíbrio no Mercado Monetário. LM r1 l(r) Demanda Especulativa Y 45º S M/P = l(r) + k(Y) M/P0 K(Y) Demanda para Transação

37 4.3. Mercado monetário - LM - Inclinação da curva LM
A inclinação da curva LM depende da demanda por moeda relativa a renda medida por K e da sensibilidade da demanda por moeda relativo a taxa de juros medida por h. Dado r = 1/h(KY - M/P) è r = KY/h - M/hP Derivando Y em relação a r, dr/Y= K/h, tem-se a inclinação da curva LM. Quando a taxa de juros aumenta, diminui a demanda por encaixes reais L(r,Y), mais inelástica fica a LM. S

38 4.3. Mercado monetário - LM A posição na Curva LM S

39 4.3. Mercado monetário - LM A posição na Curva LM
Ponto A - como em toda extensão da curva, ocorre o equilíbrio monetário, pois está sobre a LM. Ponto B - mantendo constante o nível de produto, mas aumentando a taxa de juros, a demanda por moeda diminui, enquanto que a oferta não se altera. Neste ponto, tem-se um excesso de oferta no mercado monetário. Ponto C - tem-se um excesso de demanda no mercado monetário. S S

40 4.3. Mercado monetário - LM IS-LM: equilíbrio simultâneo no mercado de bens e serviços e no mercado monetário. A interseção das curvas IS e LM corresponde ao equilíbrio em ambos os mercados. Influenciado por mudanças em qualquer um dos mercados e pelas políticas fiscal e monetária. S

41 Equilíbrio nos Mercados do Produto e Monetário:
4.3. Mercado monetário - LM Equilíbrio nos Mercados do Produto e Monetário: Colocando as curvas IS e LM no mesmo quadrante, isto é, resolvendo as equações relativas aos modelos simultaneamente, encontra-se um único par de r e y pela intersecção das curvas IS E LM, caracterizando o equilíbrio em ambos os mercados. S

42 4.3. Mercado monetário - LM Economia em equilíbrio - IS-LM S


Carregar ppt "DEPARTAMENTO DE ECONOMIADA UCG"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google