A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interface Usuário Máquina Aula 05. Conteúdo Qualidade do Design de Interfaces –Acessibilidade –Comunicabilidade –Experiência do usuário –Usabilidade Prof.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interface Usuário Máquina Aula 05. Conteúdo Qualidade do Design de Interfaces –Acessibilidade –Comunicabilidade –Experiência do usuário –Usabilidade Prof."— Transcrição da apresentação:

1 Interface Usuário Máquina Aula 05

2 Conteúdo Qualidade do Design de Interfaces –Acessibilidade –Comunicabilidade –Experiência do usuário –Usabilidade Prof.

3 Qualidade em IHC Usar um sistema interativo significa interagir com sua interface para alcançar objetivos em determinado contexto de uso. Prof.

4 Qualidade em IHC A interação e a interface devem ser adequadas para que os usuários possam aproveitar ao máximo o apoio computacional oferecido pelo sistema Prof.

5 Que características a interação e a interface devem ter para serem consideradas adequadas? Prof.

6 Critérios de Qualidade de Uso Usabilidade Experiência do Usuário Acessibilidade Comunicabilidade

7 Usabilidade O mais conhecido e o mais frequentemente considerado Está relacionada com a facilidade de aprendizado e uso da interface, bem como a satisfação do usuário em decorrência desse uso (Nielsen,1993). Enfoca como o sistema é afetado por características do usuário Interface Usuário MaquinaProf.

8 Experiência do Usuário A usabilidade passou a englobar também as emoções e os sentimentos dos usuários. Por vezes essas são denominadas experiência dos usuários. Interface Usuário MaquinaProf.

9 Acessibilidade Remoção das barreiras que impedem que mais usuários sejam capazes de acessar a interface do sistema e interagirem com ele. A intenção é incluir, não excluir. Interface Usuário MaquinaProf.

10 Acessibilidade Durante a interação, o usuário emprega: 1.sua habilidade motora para agir sobre os dispositivos de entrada, 2.seus sentidos (visão, audição e tato) e capacidade de percepção para identificar as respostas do sistema emitidas pelos dispositivos de saída, e 3.sua capacidade cognitiva, de interpretação e de raciocínio para compreender as respostas do sistema e planejar os próximos passos da interação.

11 Acessibilidade Está relacionado com: –a capacidade de o usuário acessar o sistema para interagir com ele, interface não deve impor obstáculos –nem no hardware – nem no software

12 Mais pessoas possam perceber, compreender e utilizar o sistema Acessibilidade

13 Atribui igual importância para pessoas com e sem limitações na capacidade de movimentos, de percepção, de cognição e de aprendizado.

14 LIMITAÇÕES Capacidade de movimento Capacidade de percepção Capacidade de cognição Capacidade de aprendizado

15 LIMITAÇÕES PODEM SER: Temporárias –causadas por acidentes e superadas algum tempo depois Persistentes –Cegueira –Paralisia causadas por deficiência congênita

16 Acessibilidade Incluir Sim Pessoas com limitações Excluir Nunca Pessoas sem limitações Atender exclusivamente a uma classe especial de usuários.

17 Idade influencia nas capacidades físicas mentais e de aprendizado

18 Acessibilidade - Exemplo GPS (Sistema de Posicionamento Global) Enquanto dirige, o motorista não pode utilizar as mãos para agir sobre o dispositivo, nem ler instruções na tela. Limitações temporárias impostas pelo contexto de uso.

19 Acessibilidade Ativar comandos via voz Utilizar figuras para passar informações – não é reconhecido pelo leitor de tela

20 O governo brasileiro fornece vários serviços aos cidadãos via internet. Deve servir igualmente a todos os cidadãos do país, sem discriminação e respeitando as limitações e diferenças de cada um.

21 Decreto Presidencial Número Esse decreto torna obrigatória a acessibilidade em sites do governo.

22 Acessibilidade DEPENDE Características dos usuários que pretendemos atender Dos contextos de uso pretendidos. CONHECER Capacidades e limitações dos usuários Os diferentes contextos de uso

23 Comunicabilidade Estratégias de uso mal comunicada = Dificuldade do usuário em usar o sistema Comunicar: –os passos necessários para alcançar um objetivo –o valor de estratégias inovadoras para realizar atividades

24 Comunicabilidade É capacidade da interface de comunicar ao usuário a lógica do design. –As intenções do designer –Os princípios de interação resultantes das decisões tomadas durante todo o processo de design Entender a lógica utilizada na concepção do sistema interativo = Uso criativo, eficiente e produtivo do sistema

25 Lógica do Design compreensão pragmática e utilitária das relações de causa e efeito conhecimen- tos técnicos de design de um sistema interativo

26 Recursos que Favorece a Comunicabilidade Analogia –permite ao usuário formular hipóteses com base em suas experiências de interação anteriores com artefatos semelhantes. –Não deve induzir o usuário a criar hipóteses erradas.

27 Mais Informações Windows XP apresenta –o nome do comando associado ao botão Windows 2007 apresenta –o significado do comando, –a teclas de atalho a ele associadas, –uma estratégia de uso para aplicá-lo em múltiplos locais do documento –informações sobre como obter mais ajuda. Botões da Barra de Ferramentas no Microsoft Office

28 Comunicabilidade Alguns critérios podem ser analisados com o intuito de se melhorar a comunicabilidade. –Visibilidade –Affordance –Bom modelo conceitual –Bons mapeamentos –Feedback

29 Comunicabilidade Visibilidade –Apenas as coisas necessárias devem estar visiveis. –Indicar o que pode ser feito Affordance –Propriedades do objeto

30 Comunicabilidade Bom modelo conceitual –Permite prever o efeito das ações Bons mapeamentos –Denota o relacionamento entre duas entidades –Relacionamento entre os controles e seus movimentos

31 Comunicabilidade Feedback –Retornar aos usuários informação sobre as ações que foram feitas.

32 Um sistema com alta comunicabilidade (usuário consegue compreender como o sistema funciona por que o designer se expressou adequadamente através da interface) é com freqüência um sistema com alta usabilidade (torna-se mais fácil aprender a utilizá-lo).

33

34

35


Carregar ppt "Interface Usuário Máquina Aula 05. Conteúdo Qualidade do Design de Interfaces –Acessibilidade –Comunicabilidade –Experiência do usuário –Usabilidade Prof."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google