A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Indisciplina e os Problemas Exógenos À Escola O que se entende por indisciplina…? A indisciplina é uma problemática actual e que muito tem contribuído.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Indisciplina e os Problemas Exógenos À Escola O que se entende por indisciplina…? A indisciplina é uma problemática actual e que muito tem contribuído."— Transcrição da apresentação:

1

2 A Indisciplina e os Problemas Exógenos À Escola

3 O que se entende por indisciplina…? A indisciplina é uma problemática actual e que muito tem contribuído para uma crescente imagem negativa da escola, deixando preocupados, independentemente do nível de ensino pais, professores e demais responsáveis educativos. Um aluno ou professor indisciplinado é, em princípio, alguém que possui um comportamento diferente em relação a uma norma social ou escolar pré-estabelecida. INDISCIPLINA ≠ VIOLÊNCIA

4 Manifestações de indisciplina… Frequentes: Frequentes:  Apatia do grupo;  Cochicho;  Troca de mensagem e papelinhos;  Intervalos cada vez maiores;  Exibicionismo;  Perguntas inoportunas;  Discussões entre alunos;  Comentários despropositados;  Silêncios ostensivos;  Entradas e saídas “justificadas”. Excepcionais: Excepcionais:  Agressão a colegas;  Agressão a professores;  Roubos;  Provocações sexuais;  Provocações racistas.

5 INDISCIPLINA Somos indisciplinados quando pensamos, Ultrapassando as fronteiras, que postas estão à nossa frente, Reflectidas em normas que, mesmo desumanas, Existem como verdades intocáveis. Somos indisciplinados quando amamos, (…) Somos indisciplinados quando sonhamos com um mundo justo e neste sonho, Agimos em prol de ver fluir a liberdade sonhada, A vida sofrida, mas não vencida pelas garras do desanimo ou de uma vida já não vivida. E assim, quem sabe um dia possamos reconhecer que em meios aos indisciplinados Remanescem e fluem a cada dia, os que romperam barreiras consigo mesmo e com o mundo, Em busca de um ideal “louco”, Que foge ao estabelecido para fazer valer a liberdade e a vontade de ver a vida acontecer. Loucos, que fizeram da ousadia, O momento primeiro de busca de um ideal. Ousadia, traduzida numa indisciplina que fez acontecer os instantes vividos com intensidade Que a indisciplina insistia em sufocá-los.

6 Problemas Exógenos… Factores Sociológicos Factores Sociológicos Factores Políticos Factores Políticos

7 Factores Sociológicos Globalização Globalização  Desvalorização do indivíduo;  A escola como reeducadora;  Origem social do aluno;  Negligência parental. “ O meu filho tem facilidade nos estudos, tira boas notas, mas sou frequentemente tira boas notas, mas sou frequentemente chamada à escola devido ao seu comportamento chamada à escola devido ao seu comportamento indisciplinado. Não sei mais o que fazer para indisciplinado. Não sei mais o que fazer para que se comporte na escola.” que se comporte na escola.”

8 Factores Sociológicos E Emergência de uma nova geração  O O O O papel da adolescência;  D D D Diversidade de culturas.

9 Factores Sociológicos Polimorfia familiar Polimorfia familiar  Substituição da família tradicional pela reconstruída;  Diversos modelos familiares;  Consequências da polimorfia familiar;  Desresponsabilização dos pais, responsabilizando a escola. responsabilizando a escola.

10 Factores Políticos Incapacidade política e orgânica Incapacidade política e orgânica  passagem de um sistema autoritário e disciplinado para outro permissivo;  Falta de perseverança e dedicação por parte dos alunos;  Perda progressiva dos métodos de reeducação e correcção por parte do professor;  A construção de escolas em lugares menos próprios;  Falta de investimento em estrutura dignas e acolhedoras;  Instabilidade do programa escolar.

11 Factores Políticos Democratização da escola Democratização da escola  Massificação do ensino;  Exclusão escolar: “não podemos vestir o mesmo fato a alunos de tamanhos diferentes”;  Extensão da escolaridade obrigatória.

12 Tipo de Medidas Princípios em que se baseiam Resultados Obtidos Tradicional Regulamentos disciplinares Regulamentos disciplinares Penalizações Penalizações Desmotivação Desmotivação Aumento da agressividade e indisciplina Aumento da agressividade e indisciplina Insucesso escolar Insucesso escolar Abandono Abandono Interveniente Ocupação positiva dos jovens Ocupação positiva dos jovens Participação dos jovens nos melhoramentos da escola Participação dos jovens nos melhoramentos da escola Valorização das capacidades dos alunos Valorização das capacidades dos alunos Definição rigorosa, séria e participada de regras e critérios de actuação Definição rigorosa, séria e participada de regras e critérios de actuação Integração Integração Gosto pela escola Gosto pela escola Modificação de comportamentos Modificação de comportamentos Sucesso escolar Sucesso escolar

13 “A Indisciplina como aliada” “Ela atrapalha e incomoda, mas se for trabalhada adequadamente pode ajudá-lo a conquistar a turma neste novo ano” “Nada se constrói sem alicerces” “A indisciplina é um símbolo das novas gerações, mas é também um amuleto para nos guiar na descoberta do futuro” (Daniel Sampaio)

14 Medidas por Daniel Sampaio…  Co-responsabilização de professores, pais e alunos;  Relação professor - aluno;  Relação professor - pais;  Incentivo a actividades intra e extra escolares;  Programas escolares inovadores.

15 Concluindo…

16 Concluindo… Os professores devem tirar da cabeça ideias como: “turma de loucos”, “ovelha ranhosa”, “aluno drogado”… JJJJá não se pode continuar a ensinar sem pensar no aluno… JJJJá não se pode estudar sem pensar no futuro… JJJJá não se pode fingir que nada temos a ver com a escola…

17

18 Trabalho realizado por: Ana Dourado nº Celine Queirós nº Maria José Silva nº ☺☺☺

19

20


Carregar ppt "A Indisciplina e os Problemas Exógenos À Escola O que se entende por indisciplina…? A indisciplina é uma problemática actual e que muito tem contribuído."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google