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Fundação Vanzolini Projeto WWWEscola Profa. Eliana Ozores Profa. Tania Callegaro.

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Apresentação em tema: "Fundação Vanzolini Projeto WWWEscola Profa. Eliana Ozores Profa. Tania Callegaro."— Transcrição da apresentação:

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2 Fundação Vanzolini

3 Projeto WWWEscola Profa. Eliana Ozores Profa. Tania Callegaro

4 Estruturação e Implementação de Projetos de Ensino e de Aprendizagem

5 PLANEJAMENTO EDUCACIONAL ( Curricular e Tecnológico) X INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO EM PROJETOS Pierre Lévy - apreendemos o conhecimento por simulação = ecologia cognitiva ( estudo das dimensões técnicas e coletivas da cognição )

6 EDUCAÇÃO MULTIMÍDIA Desenvolve uma forma de pensar em termos de imagem, som e palavra escrita Democratiza o acesso aos meios. A passagem de um mesmo conteúdo e tema para diferentes linguagens ou meios exige sucessivas reconstruções e desconstruções do processo de analisar e representar a realidade, logo do processo de conhecer (José Manuel Moran)

7 FOCO: EDUCADOR COMO MEDIADOR CULTURAL É aquele que cria condições de crescimento cognitivo e emotivo dentro de uma determinada cultura. Uma mistura do conceito de Barbero - valorizando a perspectiva cultural, com a visão psicológica de Rogers, valorizando a abordagem centrada na pessoa, quando afirma que as pessoas num clima facilitador apresentam tendência à auto- realização.

8 PLANEJAMENTO DE PROJETOS DELEGAÇÃO PLANO OBJETIVO (Foco/visão) ORGANIZAÇÃO ACOMPANHAMENTOESTRUTURA (Fernando Hernández ) BUSCA DO TEMA

9 PROCESSO CRIATIVO (produção de idéias e técnicas criativas) FÓRMULA DE CRIATIVIDADE - RUTH NOLLER C = fa ( C, I, A ) CRIATIVIDADE = FUNÇÃO ATITUDINAL, QUE INFLUENCIA O CONHECIMENTO, A IMAGINAÇÃO E A AVALIAÇÃO

10 TÉCNICAS DE CRIATIVIDADE NA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS COMO ENVOLVER OS DIFERENTES NÍVEIS DA ESCOLA EM PROJETOS? S = Substituir? C = Combinar? A = Adaptar? Aumentar? M = Modificar? P = Propor novas situações? E = Eliminar ou Reduzir? R = Reverter ou Reorganizar? USE PERGUNTAS ESTIMULADORAS DE IDÉIAS - (Eberle )

11 PLANEJAMENTO DE PROJETOS X PROCESSO CRIATIVO NA APRENDIZAGEM DIREITO (pensamento divergente) Intuitivo Ativo Cooperativo Imaginoso Emotivo Sensações Imagens Qualidade ESQUERDO (pensamento convergente) Racional Passivo Competitivo Lógico Analítico Linguagem Quantidade MENTE HUMANA HEMISFÉRIOS (Roger Sperry)

12 PLANEJAMENTO DE PROJETOS X PROCESSO CRIATIVO NA APRENDIZAGEM Lado Esquerdo do cérebro (receptivo aos fatos) Define o problema Reúne informações Analisa informações Lado direito do cérebro: (receptivo às idéias) Incuba a informação Faz associações livres Tem “flashes” intuitivos Avalia solução possível Implementa solução (C.E.F -Sidney Parnes)

13 TÉCNICAS DE CRIATIVIDADE NA IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS COMO ESTABELECER UMA CONEXÃO ENTRE A PARTE PEDAGÓGICA E A PARTE TECNOLÓGICA DA ESCOLA, NA EXECUÇÃO DE PROJETOS ? Planejamento Educacional é plano de vôo, porque... Planejar um projeto temático na escola é... Processo criativo é transpiração, porque... O processo criativo em projetos na escola é... Meios tecnológicos são como uma geladeira: guardam muito coisa. O conhecimento é..... Tecnologia de comunicação em projetos na escola é..... Trabalhar com projetos na minha escola é.... Imagine algumas idéias metafóricas (Sinética-Gordon) e (Brainwriting Pool - Geschka):

14 FERRAMENTAS EDUCACIONAIS NO PROJETO X Como descobrir e desenvolver o tema de um projeto via conceito de colaboração ? (Brainstorming - Osborn):

15 FERRAMENTAS EDUCACIONAIS NO PROJETO X Roteiro de repórter: Quem O que, Quais, Onde Quando Por que (Isaksen & Treffinger )

16 FERRAMENTAS EDUCACIONAIS NO PROJETO X MÚLTIPLAS POTENCIALIDADES Lingüística Lógico-matemática Musical Corporal Interpessoal Intrapessoal Naturalista Existencialista ( Gardner)

17 APRENDIZAGEM NO PROJETO X MÚLTIPLAS POTENCIALIDADES ( Gardner) PRODUÇÃO Procurando, improvisando, compondo, desenhando ou outras atividades ao construir trabalhos PERCEPÇÃOREFLEXÃO Percebendo conexões e fazendo discriminações dentro e entre trabalhos Pensando sobre o processo de execução ou respondendo trabalhos, na realização ou retrospectivamente COMPREENSÃO

18 DURANTE A PREPARAÇÃO DO PROJETO Exercite as Habilidades, principalmente, as Interpessoal e Intrapessoal ( Daniel Goleman) Exercite as Habilidades Criativas ( Eunice Alencar; Solange Wechsler) Exercite o Uso da Tecnologia saindo do "Passo a Passo" e procurando uma Atitude frente à elas mais Inovadora (SANDHOLTZ, Judith Haymore; RINGSTAFF, Cathy & DWYER, David. Ensinando com Tecnologia – criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997 )

19 NA PREPARAÇÃO DO PROJETO Busque temas, dialogando com parceiros

20 FOCO NA PREPARAÇÃO DO PROJETO (Marcos Masetto) DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS CLASSIFICAÇÃO ESPECIFICAÇÃO DOMÍNIO GERAL ESPECÍFICO COGNITIVO AFETIVO PSICOMOTOR PSICOMOTOR

21 ESCOLHA DE SITES, SOFTWARES APLICATIVOS E VÍDEOS, NA PREPARAÇÃO DE PROJETOS INTEGRADOS AO PLANEJAMENTO DO PROJETO COM POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO EM ÁREAS E ATIVIDADES DIFERENTES CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DEVEM SER ESTABELECIDOS PELO EDUCADOR, A PARTIR DOS OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS (Joan Ferrés ) e ( José Manuel Moran )

22 VISÃO ESTRATÉGICA EM PROJETOS BECKHARD, Richard ; HESSELBEIN, Frances & GOLDSMITH, Marshall (organização The Peter F. Drucker Foundation). O Líder do Futuro.: visões, estratégias e práticas para uma nova era. São Paulo: Futura, 1996 COMO SOMOS? 2000 ONDE ESTAMOS? COMO QUEREMOS SER? 2004 ONDE QUEREMOS ESTAR? o que devemos e queremos mudar como vamos chegar lá? Conhecer Aprender Fazer Desenvolvimento da Organização

23 VISÃO COMPARTILHADA EM PROJETOS ( Mihaly Csikzentmihalyi) ANSIEDADE ENFADO HABILIDADES

24 TRANSITANDO PELAS ETAPAS DE PROJETOS TEMÁTICOS E COLABORATIVOS CONTEXTO : PERFIL DA ESCOLA Estilo X Quantidade X Qualidade MEIOS DE COMUNICAÇÃO/ SALAS AMBIENTE Diversidade X Uso X Suporte DIFICULDADES / NECESSIDADES PEDAGÓGICAS: Alunos e professores ( Eliana Ozores e Tania Callegaro)

25 MATRIZ PARA PROJETOS TEMÁTICOS E COLABORATIVOS ( Eliana Ozores e Tania Callegaro) PROJETO:. Nome. Descrição. Série/ Turma. Áreas. Tema principal. Objetivos Gerais. Etapas do projeto. Estratégias. Meios de comunicação. Duração. Período. Locais. Avaliação. Dificuldades x soluções x instituições de apoio x mudanças no meio. Impressões

26 CLASSIFICAÇÃO DE PROJETOS: Em relação às áreas de conhecimento: Projeto Simples (envolve uma área de conhecimento) Projeto Multidisciplinar ( trabalha um tema com várias áreas de conhecimento integradas) Projeto Multidisciplinar com Temas Transversais (conforme PCN`s) MATRIZ PARA PROJETOS TEMÁTICOS E COLABORATIVOS ( Eliana Ozores e Tania Callegaro)

27 CLASSIFICAÇÃO DE PROJETOS: Em relação a fluxo de comunicação MATRIZ PARA PROJETOS TEMÁTICOS E COLABORATIVOS ( Eliana Ozores e Tania Callegaro)

28 OS DIFERENTES TIPOS DE PROJETOS consolidados a partir de uma atitude criativa, colaborativa e reflexiva diante das novas tecnologias (William Sheppard) ; (Eliana Ozores / Tania Callegaro) -Nível 1: Projetos interclasses Desenvolve a capacidade para trabalhar com idéias (processo divergente e convergente); -Nível 2: Projetos interescolas Aperfeiçoa a capacidade de identificar oportunidades, desafios e problemas em grupos; -Nível 3: Projetos Escola e Comunidade. Estimula a capacidade para funcionar em um contexto de grupo -Nível 4: Projetos em rede Desenvolve a capacidade para ajudar outros a alcançar seus objetivos.

29 ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS CONSOLIDADOS ( Eliana Ozores) Conflito e tensão Cumprimento de prazos Qualidade técnica do projeto Eficácia no uso de talentos e meios Acompanhamento do orçamento do projeto Satisfação no trabalho Desenvolvimento da capacidade técnica das pessoas envolvidas no projeto Desenvolvimento de habilidades


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