A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classificação de brinquedos e jogos. ORGANIZAÇÃO Para que a criança tenha acesso a maior acervo de escolha, é importante que se mantenha um equilíbrio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classificação de brinquedos e jogos. ORGANIZAÇÃO Para que a criança tenha acesso a maior acervo de escolha, é importante que se mantenha um equilíbrio."— Transcrição da apresentação:

1 Classificação de brinquedos e jogos

2 ORGANIZAÇÃO Para que a criança tenha acesso a maior acervo de escolha, é importante que se mantenha um equilíbrio da quantidade de brinquedos no espaço, dando preferência a diversidade em detrimento a quantidade. Dessa forma o espaço ficará mais interessante e atraente.

3 Espaços e organização Existem muitos espaços de brincar (em casa, em brinquedotecas, escolas, parques, hospitais, clubes, comunidades...) constituídos por uma diversidade de possibilidades e variados em sua organização, caracterizado muitas vezes pelas formas de aquisição de seu acervo, outras devido a condição social ou pela atividades propostas por brincantes ou pelo contexto. Para organizar as atividades realizadas nesses espaços que usamos uma classificação.

4 Espaço lúdico adequado Existem várias classificações de brinquedos. As mais usadas são I.C.C.P e ESAR. São usadas para orientar e organizar o espaço lúdico e suas atividades. O importante que o brincante conheça pelo menos algumas delas. O LABRIMP passou a utilizar o C.O.L. a partir de 2009 e ainda nos encontramos em fase de adaptação.

5 Classificando pelo sistema I.C.C.P. A classificação I.C.C.P. foi elaborada pelo Centre National d’ lnformation sur le Jouet - em 1981 pelo psicólogo André Michelet, criando uma classificação por Famílias de brinquedos, avaliando, entre outros critérios, seus valores como: funcionais; experimentais; de estruturação e de relação. Classificação ICCP por famílias de Jogos: 1. Atividades Sensório-motoras 2. Atividades Físicas 3. Atividades Intelectuais 4. Representação do mundo técnico 5. Afetividade 6. Atividades Criativas 7. Relações Sociais

6 Classificando pelo sistema E.S.A.R. Esse método foi elaborado pela psicóloga canadense Denise Garon em 1982 e visa avaliar a contribuição psicológica e pedagógica dos acessórios das brincadeiras que as crianças têm habitualmente à mão. Se estrutura de acordo com as etapas de desenvolvimento, desde a infância até a idade adulta. Tem a abordagem piagetiana como principal fonte teórica. A palavra ESAR é composta precisamente a partir da primeira letra da palavra que identifica cada uma das categorias: E para o jogo/brincadeira de Exercício; S para o jogo/brincadeira Simbólica; A para o jogo/brincadeira de Acoplagem/Montagem; R para o jogo/brincadeira com Regras

7 Classificação pelo Sistema C.O.L. A classificação foi desenvolvida na por Odile Périno,diretora do Quai des Lude Lyon – Fr, apresentada pela Profa. Maria do Carmo Kobayashi (UNESP), aplicada no LABRIMP desde 2009, e em processo de implantaçao. O C.O.L. foi basedo no sistema E.S.A.R., porém mais abrangente e mais fácil de compreender suas categorias. JOGOS DE EXERCÍCIO Despertar sensorial Motricidade Manipulação JOGOS SIMBÓLICOS Brinquedos de Papeis Brinquedos de faz-de-conta Brinquedos de representação JOGOS DE ACOPLAGEM Construção Encadeamento Experimentação Fabricação JOGOS DE REGRAS


Carregar ppt "Classificação de brinquedos e jogos. ORGANIZAÇÃO Para que a criança tenha acesso a maior acervo de escolha, é importante que se mantenha um equilíbrio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google