A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIA DA PALAVRA 03 DE OUTUBRO DE 2013 SENHOR, AUMENTAI NOSSA FÉ! SENHOR, AUMENTAI NOSSA FÉ! Lc 17,5-10.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIA DA PALAVRA 03 DE OUTUBRO DE 2013 SENHOR, AUMENTAI NOSSA FÉ! SENHOR, AUMENTAI NOSSA FÉ! Lc 17,5-10."— Transcrição da apresentação:

1 DIA DA PALAVRA 03 DE OUTUBRO DE 2013 SENHOR, AUMENTAI NOSSA FÉ! SENHOR, AUMENTAI NOSSA FÉ! Lc 17,5-10

2 Acolhida Todos: Vida, Saúde e Dignidade: Direito e Responsabilidade de todos

3 Aclamação: NO PRINCÍPIO ERA A PALAVRA ALELUIA, ALELUIA (2X) NO PRINCÍPIO ERA A PALAVRA, E A PALAVRA SE ENCARNOU E NÓS VIMOS SUA GLÓRIA, SEU AMOR NOS LIBERTOU.

4 Lc 17, Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta-nos a fé!“ 6 O Senhor respondeu: "Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: 'Arranca- te e replanta-te no mar', e ela vos obedeceria.

5 7 Quem de vós, tendo um servo que trabalha a terra ou guarda os animais, lhe dirá quando volta do campo: 'Tão logo chegues vem para a mesa'? 8 Ou, ao contrário, não lhe dirá: 'Prepare-me o jantar, cinge-te e serve-me, até que eu tenha comido e bebido; depois, comerás e beberás por tua vez'?

6 9 Acaso se sentirá obrigado com esse servo por ter feito o que lhe fora mandado? 10 Assim também vós, quando tiverdes cumprido todas as ordens, dizei: 'Somos servos inúteis; fizemos apenas o que devíamos fazer'."

7 Jesus está caminhando Contextualizando a Palavra está em missão anun- ciando, ensinando exem- plos que vai preparando os discípulos para o de- safio de compreender e dar testemunho do Reino do Deus.

8 O texto de hoje Lc 17, 5-10 é uma resposta de Jesus ante o pedido dos discípulos sobre a fé, acres- centando um ensinamento sobre o serviço. Contextualizando a Palavra

9 5 Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta-nos a fé!" 6 O Senhor respondeu: "Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: 'Arranca-te e replanta-te no mar', e ela vos obedeceria.

10 O pedido “Aumenta-nos a Fé!” parte dos apóstolos Os Doze

11 Apóstolo é aquele que é enviado para missão de evangelizar e ensina sobre o Reino de Deus.

12 “A fé é uma posse antecipada do que se espera, um meio de demonstrar as realidades que não se veem.” (Hb 11,1) A fé em seu sentido primeiro é uma obediência, um abandonar-se nas mãos de Deus, confiando total- mente na Palavra divina. "Aumenta-nos a fé!"

13 aparece 18 vezes a expressão: Foi pela fé que... e 24 vezes “fé”. A fé concede total certeza e confiança, mas não permite a totalidade de conhecimento. Na Carta aos Hebreus cap. 11

14 crença e confiança sur- gem da fé “Fé dos evangelhos e do Antigo Testamento não é simplesmente crença e confiança Fé é aceitação de uma pessoa e de suas exigên- cias.” Dic. Bíblico McKenzie

15 A fé necessária para “entrar” no Reino é direcionada à pessoa de Jesus, pois Ele é o Caminho. “O autor e realizador da fé” (Hb 12,1a) (Hb 12,1a)

16 O cristão caminha pela fé e não pela visão (cf. 2Cor 5,7)

17 sinais para acreditar na eficácia da sua ação. Quem tem verdadeiramente fé em Jesus, acredita na autoridade do seu Nome e na força da sua Palavra, e não necessita de manifestações exteriores

18 Abraão é o modelo de fé proposto na Sagrada Escritura (Hb 11, ) Virgem Maria a mais perfeita realização Na fé Maria acolheu o anúncio e a pro- messa trazida pelo anjo Gabriel (cf. Lc 1,37)

19 A fé na providência do Pai Diante das preocupações da vida com comer e o vestir Jesus diz aos discí- pulos: “homens fracos na fé!” (cf.Lc12,28)

20 Ao acalmar a tempestade, Jesus re- crimina a pouca fé, dizendo-lhes: “Onde está a vossa fé?” (Lc 8,25)

21 Pedro duvida num momento de perigo mas Jesus atende seu chamado Jesusestendeu a mão prontamente e o segurou,repreendendo-o: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” (Mt 14,26-31) Jesus estendeu a mão prontamente e o segurou, repreendendo-o: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” (Mt 14,26-31)

22 O cristão deve crescer na fé (cf. 2Cor 10,15)

23 "Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: 'Arranca-te e replanta-te no mar', e ela vos obedeceria.” (Lc 17,6)

24 Uma pessoa com fé em Jesus não está isenta de problemas mas irá vencê-los, a fé lhe garante que Jesus está ao seu lado. “ No mundo tereis tribula ç ões, mas tende coragem: eu venci o mundo! ” (Jo 16,36b)

25 A fé é dom de Deus, mas é preciso que a nossa capacidade desenvolva esse dom em obras. Se isso não acontecer, à fé se torna sem sentido, uma fé morta. (cf. Tg 2,17)

26 o amor a Deus e ao próximo Muitos textos bíblicos nos ensi- nam como podemos entender a fé. No entanto, a fé tem uma mesma finalidade

27 7 Quem de vós, tendo um servo que trabalha a terra ou guarda os animais, lhe dirá quando volta do campo: 'Tão logo chegues vem para a mesa'? 8 Ou, ao contrário, não lhe dirá: 'Prepare-me o jantar, cinge-te e serve-me, até que eu tenha comido e bebido; depois, comerás e beberás por tua vez'? 9 Acaso se sentirá obrigado com esse servo por ter feito o que lhe fora mandado?

28 7 Quem de vós, tendo um servo que trabalha a terra ou guarda os animais Os servos são traba- lhadores rurais compõem a classe social mais baixa da sociedade. A servidão implica o trabalho forçado dos servos nos campos dos senhores de terras, em troca de proteção e do direito de arrendar terras para subsis- tência.

29 Os servos não eram proprie- dade de ninguém e não po- diam ser vendidos Um servo tem a liberdade de ir e vir, de ligar-se a outro amo

30 10 Assim também vós, quando tiverdes cumprido todas as ordens, dizei: 'Somos servos inúteis; fizemos apenas o que devíamos fazer'."

31 Jesus durante a sua missão terrena denuncia e recri- mina os fariseus e escribas por sua vaidade, pelo legalismo exa- cerbado que regiam suas ações e a pretensão de se acharem justos para com isso obterem crédito diante de Deus Situando achavam-se dig- nos de méritos e recompensa di- vina por serem conhecedores e cumpridores da Lei.

32 Jesus disse aos fariseus que ouviam seus ensina- mentos e zombavam dele: “Vós sois os que querem passar por justos diante dos homens, mas Deus conhece os corações; o que é elevado para os homens, é abominável diante de Deus.” Lc 16,15

33 “Assim também vós, quando tiverdes cumprido todas as ordens, dizei: 'Somos servos in ú teis; fizemos apenas o que dev í amos fazer'." Os apóstolos devem estar dispostos às exigências da mis- são sem esperar recompensas ou aplausos pelo serviço feito Lc 17,10

34 A atitude esperada é que cumpra o seu papel com hu- mildade, sentindo-se um servo que apenas fez o que lhe com- petia fazer a exemplo de seu Senhor. Não devem ter a atitude de quem sente que fez tudo muito bem feito e que por isso Deus lhe é devedor

35 “O verdadeiro amor não fica sem recompensa, mas não ama e nem vive para a mesma” (São Bernardo)

36 APRENDENDO COM A PALAVRA: O QUE O TEXTO DIZ EM SI MESMO? A partir das informações do texto e da contextualização respondamos: a) O que os Apóstolos pedem ao Senhor? b) O que é Fé? c) Quais são as qualidades que resultam da Fé? d) Qual a mensagem que a Parábola trans- mite?

37 PARTILHANDO A PALAVRA: O QUE O TEXTO NOS DIZ HOJE? a) O que devemos pedir ao Senhor? b) Como vive o discípulo que manifesta uma fé sólida? c) Quais gestos expressam que vivemos com fé? d) O que devemos esperar por nossas ações e atividades pastorais?

38 REZANDO A PALAVRA: O QUE O TEXTO ME LEVA A DIZER A DEUS? Muitos são os motivos de rezarmos a Deus. Confiantes, agradeceremos e louvaremos ao Senhor pelo dom da fé. Santo Agostinho nos ensinou: “Cantar é rezar duas vezes”.

39 TODO JOELHO SE DOBRARÁ E TODA LÍNGUA PROCLAMARÁ QUE JESUS CRISTO É O SENHOR Canto: FORÇA E VITÓRIA

40 NADA PODERÁ ME ABALAR NADA PODERÁ ME DERROTAR POIS MINHA FORÇA E VITÓRIA TEM UM NOME É JESUS NADA PODERÁ ME ABALAR NADA PODERÁ ME DERROTAR POIS MINHA FORÇA E VITÓRIA É JESUS Canto: FORÇA E VITÓRIA

41 QUERO VIVER TUA PALAVRA QUERO SER CHEIO DO TEU ESPÍRITO MAS SÓ TE PEÇO, LIVRA-ME DO MAL QUERO VIVER TUA PALAVRA QUERO SER CHEIO DO TEU ESPÍRITO MAS SÓ TE PEÇO, LIVRA-ME DO MAL Canto: FORÇA E VITÓRIA

42 NADA PODERÁ ME ABALAR NADA PODERÁ ME DERROTAR POIS MINHA FORÇA E VITÓRIA TEM UM NOME É JESUS NADA PODERÁ ME ABALAR NADA PODERÁ ME DERROTAR POIS MINHA FORÇA E VITÓRIA É JESUS Canto: FORÇA E VITÓRIA

43 JESUS! JESUS! JESUS!

44 COMPROMETENDO-SE COM A PALAVRA: O QUE O TEXTO ME LEVA A VIVER? Animador(a): Neste mês missionário, quais compromissos assumiremos, particular e comunitário, de modo a expressar a nossa Fé e os ensina- mentos que a Palavra de hoje nos transmitiu?

45 Encontros do mês de Outubro dos GBRs 26 º ENCONTRO: 2 ª Semana  Lc 17, º ENCONTRO: 3 ª Semana  Lc 18, º ENCONTRO: 4 ª Semana  Lc 18, º ENCONTRO: 5ª Semana  Mt 5,1-12a DIA DA PALAVRA DIA 07 DE NOVEMBRO Tema: ‘DEUS É O DEUS DA VIDA’ Lc 20,27-38 Lc 20,27-38

46 ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL 18/20 ORAÇÃO OFICIAL DA CF 2013 Tema: FRATERNIDADE E JUVENTUDE Lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)

47 ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL 18/20 Coro 1 Pai santo, vosso Filho Jesus, conduzido pelo Espírito e obediente à vossa vontade, aceitou a cruz como prova de amor à humanidade. Coro 2 Convertei-nos e, nos desafios deste mundo, tornai-nos missionários a serviço da juventude.

48 ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL 18/20 Coro 1 Para anunciar o Evangelho como projeto de vida, Todos Enviai-nos, Senhor Coro 2 Para ser presença geradora de frater- nidade, Todos Enviai-nos, Senhor

49 ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL 18/20 Coro 1 Para ser profetas em tempo de mudança, Todos Enviai-nos, Senhor Coro 2 Para promover a sociedade da não violência, Todos Enviai-nos, Senhor

50 ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL 18/20 Coro 1 Para salvar a quem perdeu a esperança Todos Enviai-nos, Senhor Coro 2 Para lutarmos em defesa da vida Todos Enviai-nos, Senhor

51 ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL 18/20 Todos Para testemunharmos a Fé com nossas atitudes; Enviai-nos, Senhor

52 UMA ENTRE TODAS FOI A ESCOLHIDA FOSTE TU MARIA SERVA PREFERIDA MÃE DO MEU SENHOR MÃE DO MEU SALVADOR MARIA CHEIA DE GRAÇA E CONSOLO VENHA CAMINHAR COM TEU POVO NOSSA MÃE SEMPRE SERÁS Canto: A Escolhida

53 ROGA PELOS PECADORES DESTA TERRA ROGA PELO POVO QUE EM SEU DEUS ESPERA MÃE DO MEU SENHOR MÃE DO MEU SALVADOR MARIA CHEIA DE GRAÇA E CONSOLO VENHA CAMINHAR COM TEU POVO NOSSA MÃE SEMPRE SERÁS Canto: A Escolhida


Carregar ppt "DIA DA PALAVRA 03 DE OUTUBRO DE 2013 SENHOR, AUMENTAI NOSSA FÉ! SENHOR, AUMENTAI NOSSA FÉ! Lc 17,5-10."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google