A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Da Pré-História à História Profª.: Daniela Torres.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Da Pré-História à História Profª.: Daniela Torres."— Transcrição da apresentação:

1 Da Pré-História à História Profª.: Daniela Torres

2 A idéia de pré-história está ligada ao pensamento eurocêntrico, que contempla a noção de Progresso Histórico, ou seja, a humanidade evoluiria de estágios menos aperfeiçoados para situações melhores, conforme o tempo passa e as civilizações se sucedem.

3 Assumir que a História começa com a invenção da escrita (4 mil anos a.C.) leva a acreditar, dentro da perspectiva evolucionista, que parte da humanidade que havia elaborado sistemas de escrita já “havia se desenvolvido”, enquanto os grupos cujo desenvolvimento tecnológico corresponderia ainda aos padrões da Idade da Pedra estariam “atrasados”.

4 Essa idéia permitiu às nações européias considerarem-se superiores às outras sociedades humanas e serviu para justificar a conquista de povos, nações, reinos e até de continentes inteiros.

5 Essa noção evolucionista constituiu uma base falsamente científica para a prática do RACISMO.

6 A seqüência dos tempos não produz necessária e automaticamente uma evolução do inferior para o superior.

7 Inferior X Superior Não é possível comparar duas culturas diferentes para tentar estabelecer a superioridade de uma em relação à outra, pois nosso julgamento estaria limitado pelos nossos valores. Os homens brancos podem achar os índios inferiores e vice-versa.

8 Os conhecimentos que temos da Pré- História são derivados de fragmentos obtidos em escavações.

9 Os primeiros homídeos (primatas) surgiram na África há mais de 4 milhões de anos. Os primeiros, do gênero Australopithecus, diferenciavam-se de outros primatas pela dentição semelhante à do homem atual, andar bípede e postura ereta.

10 Uma das espécies era ainda capaz de criar ferramentas e utilizar instrumentos rudimentares, conforme provam os fósseis e as evidências arqueológicas.

11 Alguns vestígios do Homo Erectus, que é posterior ao Australopithecus, foram encontrados especialmente no Quênia, na Etiópia e na Tanzânia (África); em Java (Indonésia) e na China. Do Homo erectus teriam evoluído o Homem de Neandertal e o homem de Cro-Magnon, até chegar à espécie humana atual, há no mínimo 500 mil anos.

12 Durante seu processo de evolução física, o homem foi se tornando mais hábil com as mãos, aprendendo a utilizá-las como instrumentos de trabalho.

13 O desenvolvimento do cérebro favoreceu a capacidade de raciocínio.

14 É o exame dos instrumentos deixados pelos ancestrais dos homens atuais que nos permite estabelecer subdivisões da Pré-História.

15 PERÍODOS PRÉ-HISTÓRICOS PALEOLÍTICO NEOLÍTICO IDADE DOS METAIS IDADE DA PEDRA LASCADA. COLETA, CAÇA E PESCA. IDADE DA PEDRA POLIDA. AGRICULTURA. ORGANIZAÇÕES SOCIAIS. METALURGIA. ORGANIZAÇÕES SOCIAIS MAIS COMPLEXAS.

16 Reflita


Carregar ppt "Da Pré-História à História Profª.: Daniela Torres."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google