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JOSI MOTTA / TIA JOSI LITERATURA / GRAMÁTICA. HELENA – MACHADO DE ASSIS Romance Romântico Urbano - 1876 28 capítulos - folhetins Rio de Janeiro - Andaraí.

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1 JOSI MOTTA / TIA JOSI LITERATURA / GRAMÁTICA

2 HELENA – MACHADO DE ASSIS Romance Romântico Urbano capítulos - folhetins Rio de Janeiro - Andaraí (Menção ao RS) Narrador: 3ª pessoa - Onisciente Personagens: Helena; Estácio; Conselheiro Vale; D. Úrsula; Dr. Camargo; Eugênia; D. Tomásia; Padre Melchior; Luís Mendonça; Salvador; Ângela. Características: Amor impossível, idealização, religião, paternalismo, emoção supera a razão, mocinha – herói – vilão. Lembrar: Preconceito social, maneira de fazer política, símbolos. Literatura | Josi Motta Gramática | Tia Josi

3 “Enquanto Melchior dava as ordens precisas para que Helena tivesse os socorros espirituais, Estácio saiu dali, para ir, longe, desabafar o desespero; desceu à chácara, vagou por ela, a soluçar como uma criança, ora abraçado a uma árvore, ora ajoelhado pedindo a Deus a vida de Helena. (...) No dia seguinte, prestes a sair o enterro, as senhoras deram à donzela morta as despedidas derradeiras. D. Úrsula foi a primeira que lhe prestou esse dever (...) e seguiram as outras. Estácio viu-as subir, uma a uma, o estrado em que repousava a essa.” (HELENA – pág 187) Literatura | Josi Motta Gramática | Tia Josi

4 ( ) Em “a soluçar como uma criança” há um indicativo de conformidade. ( ) A expressão destaca da em “desceu à chácara” constitui um complemento verbal indireto. ( ) Na oração “pedindo a Deus a vida de Helena”, o emprego de crase é facultativo. Literatura | Josi Motta Gramática | Tia Josi

5 ( ) A oração “prestes a sair o enterro” apresenta uma ideia de temporalidade tal como a oração de abertura do texto. ( ) Os pronomes “lhe” e “as” (l. 9-10)são, respectivamente, complementos verbais direto e indireto. ( ) A oração “em que repousava a essa” (l ) classifica-se como Restritiva. “Enquanto Melchior dava as ordens precisas para que Helena tivesse os socorros espirituais, Estácio saiu dali (...).” “D. Úrsula foi a primeira que lhe prestou esse dever (...) e seguiram as outras. Estácio viu-as subir, uma a uma, o estrado em que repousava a essa.” Literatura | Josi Motta Gramática | Tia Josi

6 CÁRCERE DAS ALMAS Ah! Toda a alma num cárcere anda presa, Soluçando nas trevas, entre as grades Do calabouço olhando imensidades, Mares, estrelas, tardes, natureza. Tudo se veste de uma igual grandeza Quando a alma entre grilhões as liberdades Sonha e, sonhando, as imortalidades Rasga no etéreo o Espaço da Pureza. Ó almas presas, mudas e fechadas Nas prisões colossais e abandonadas, Da Dor no calabouço, atroz, funéreo! Nesses silêncios solitários, graves, que chaveiro do Céu possui as chaves para abrir-vos as portas do Mistério?! Inconsciente Vagueza Fantasia Alma e seus estados Imaginação Musicalidade Dor Morte Cromatismo Sinestesia 01 metapoema ÚLTIMOS SONETOS Literatura | Josi Motta Gramática | Tia Josi

7 AMAR, VERBO INTRANSITIVO – MÁRIO DE ANDRADE Romance modernista – sem divisão de capítulo. Modernismo – 1ª Fase – 1927 São Paulo – Rio de Janeiro NARRADOR 3ª pessoa [o autor se coloca dentro do livro para fazer observações = 1ª pessoa, eventualmente] Personagens: Carlos; Elza – Fräulein; Sousa Costa; Laura; Aldinha; Laurita; Maria Luísa; Tanaka. Características: Linguagem coloquial, pontuação liberal, desacordos gramaticais, digressões. Temas: Burguesia, amor, liberdade feminina, imigração. Literatura | Josi Motta Gramática | Tia Josi

8 CLARISSA – ÉRICO VERÍSSIMO Romance Modernista [31 capítulos] – 2ª fase Porto Alegre, Jacarecanga Narrador: 3ª pessoa - Onisciente Personagens: Clarissa; Amaro; Tia Zina; Tio Couto,Tonico; Dona Tatá; Ondina; Barata;; Levinsky; Dudu; Mandarim; Nestor; Belmira; Belinha; Nico Pombo; Zezinho; Gamaliel. Temas: senso de observação, análise psicológica, subjetivismo sentimentalismo,cromatismo, preconceito, contrastes, força feminina Literatura | Josi Motta Gramática | Tia Josi

9 “(...) de sua janela vê Clarissa a brincar sob os pessegueiros floridos. As glicínias roxas espiam por cima do muro que separa o pátio da pensão do pátio da casa vizinha. O menino doente está na sua cadeira de rodas; o sol lhe ilumina o rosto pálido (...). Amaro sente no rosto a carícia leve do vento. Infla as narinas e sorve o ar luminoso da manhã.” (CLARISSA – pág. 01 ( ) A passagem “sob os pessegueiros floridos” é empregada como adjunto adverbial. ( ) Na referência feita à glicínias, identifica-se uma Metáfora. ( ) A expressão “no rosto” (l. 7) poderia ser deslocado para o final da oração sem comprometer a mensagem original do período. Literatura | Josi Motta Gramática | Tia Josi

10 GABRIELA – JORGE AMADO Romance Modernista [Prosa de 30] Duas partes. Publicação: 1958 Tempo da narrativa: 1925 Local da narrativa: Ilhéus – Bahia Narrador: 3ª pessoa Linguagem simples, coloquial. Personagens: Gabriela; Nacib; Mundinho Falcão; Ramiro Bastos; Tonico Bastos; Cel. Jesuíno; Cel. Melk Tavares; Malvina; Cel. Coriolano; Cel. Glória; Josué; entre outros. Temas: Sensualidade, erotismo, adultério, amor, política, coronelismo, violência, abuso de poder, machismo. Crônica de costumes. Literatura | Josi Motta Gramática | Tia Josi

11 "O Doutor não era doutor, o Capitão não era capitão. Como a maior parte dos coronéis não era coronéis. Poucos, em realidade, os fazendeiros que nos começos da República e da lavoura haviam adquirido patentes de coronel da Guarda Nacional." "A cultura do cacau dominava todo o sul do Estado da Bahia, não havia lavoura mais lucrativa, as fortunas cresciam, crescia Ilhéus, a capital do cacau.” “Pela primeira vez, na história de Ilhéus, um coronel do cacau viu-se condenado à prisão por haver assassinado esposa adúltera e seu amante.” Literatura | Josi Motta Gramática | Tia Josi

12 ORFEU DA CONCEIÇÃO – VINICIUS DE MORAES 2ª fase modernista – 1954 – Rio de Janeiro Gênero: dramático – 3 atos Linguagem: poética Personagens: Orfeu; Eurídice; Clio; Apolo; Aristeu; Mira; A Dama Negra; Plutão; Prosérpina; Cérbero; Gente do Morro. Temas: música, mitologia, favela carioca, carnaval, amor, loucura. Literatura | Josi Motta Gramática | Tia Josi

13 A HORA DA ESTRELA - CLARICE LISPECTOR 3ª fase modernista – Rio de Janeiro Narrador: 1ª pessoa, personagem + 3ª pessoa, onisciente Características: Metalinguagem Regionalismo universal Fluxo de consciência Análise psicológica Ironia Crítica social/questionamento Literatura | Josi Motta Gramática | Tia Josi

14 “O quarto ficava num velho sobrado colonial da áspera rua do Acre entre as prostitutas que serviam a marinheiros, depósitos de carvão e de cimento em pó, não longe do cais do porto. O cais imundo dava-lhe saudade do futuro.” (A Hora da Estrela –pág. 30) ( ) Em “quarto” temos a presença de um ditongo oral tal como ocorre em “marinheiros”. ( ) Em “rua” percebe-se um hiato assim como em “cais”. ( ) O último período do texto constitui um paradoxo. Literatura | Josi Motta Gramática | Tia Josi

15 O DETETIVE DE FLORIANÓPOLIS – JAIR F. HAMMS Literatura Contemporânea Crônicas: 10 sobre o D.T. Tive e 22 sobre temas diversos. Destaque: Florianópolis ou personagens de Florianópolis. Retrato da malandragem, da esperteza do manézinho; Personagens caricaturais (observação dos tipos e costumes sociais); Brincadeiras com as palavras, ambiguidades, trocadilhos, nível coloquial e regional de linguagem, presença de gírias e expressões idiomáticas típicas; Ironia; Humor. Literatura | Josi Motta Gramática | Tia Josi

16 Literatura | Josi Motta BOA PROVA! #tamojunto FOCA NOS LIVRINHOS!


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