A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capacitação em Segurança Alimentar no Brasil e Angola Dra. Cecilia Rocha Centro para Estudos em Segurança Alimentar, Universidade Ryerson, Canada e Centro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capacitação em Segurança Alimentar no Brasil e Angola Dra. Cecilia Rocha Centro para Estudos em Segurança Alimentar, Universidade Ryerson, Canada e Centro."— Transcrição da apresentação:

1 Capacitação em Segurança Alimentar no Brasil e Angola Dra. Cecilia Rocha Centro para Estudos em Segurança Alimentar, Universidade Ryerson, Canada e Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CPDA-UFRRJ/UFF/Ibase), Brasil Apoio: Programa de Parceria Universitária para Cooperação e Desenvolvimento (UPCD) da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional (CIDA)

2 O projeto responde à necessidade de formação de recursos humanos para a implementação de estratégias efetivas contra insegurança alimentar no Brasil. Durante o percurso de seis anos (2004-2010), serão desenvolvidos programas de educação e modelos de treinamento participatórios que respondam ao desafio de melhora da segurança alimentar para as populações mais vulneráveis.

3 As atividades desenvolvidas no Brasil serão também replicadas em Angola. Dessa forma o projeto se torna um catalizador para colaboração internacional em educação e treinamento em segurança alimentar entre o Brasil e países de língua portuguesa.

4 No Brasil, o projeto concentra-se na região Nordeste e irá desenvolver programas pilotos em colaboração com organizações da sociedade civil e governos locais em três regiões das seguintes cidades: Araçuaí (MG)Araçuaí (MG) Juazeiro (BA)Juazeiro (BA) Fortaleza (CE)Fortaleza (CE)

5 Parceiros Locais Instituto Fênix (Araçuaí)Instituto Fênix (Araçuaí) Fevale (Araçuaí)Fevale (Araçuaí) SASOP (Juazeiro)SASOP (Juazeiro) UNEB (Juazeiro)UNEB (Juazeiro) Vida Brasil (Fortaleza)Vida Brasil (Fortaleza) UECE (Fortaleza)UECE (Fortaleza)

6 Concepção de Segurança Alimentar no Projeto Segurança alimentar e nutricional significa garantir, a todos, condições de acesso a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente, de modo permanente e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, com base em práticas alimentares saudáveis, contribuindo, assim, para uma existência digna, em um contexto de desenvolvimento integral da pessoa humana.

7 Objetivos Principais Estimular a interação entre a sociedade civil, setor privado, e governos na formação de fóruns locais em SAN.Estimular a interação entre a sociedade civil, setor privado, e governos na formação de fóruns locais em SAN. Estimular a participação efetiva de mulheres no processo de decisão em políticas e programas em SAN.Estimular a participação efetiva de mulheres no processo de decisão em políticas e programas em SAN.

8 Equidade e inclusão referente a gênero Visibilidade de gênero Atenção à diversidade e contexto local Mudanças em acesso e benefícios Promovendo inclusão Baseado em evidência Educação e empoderamento Boa governabilidade Equidade em acesso, participaçãoo e beneficios

9 Programas do Projeto Oficinas - Apoio para a criação de parcerias entre ONGs, governos locais e setor privado em políticas e programas de segurança alimentar e nutricional.Oficinas - Apoio para a criação de parcerias entre ONGs, governos locais e setor privado em políticas e programas de segurança alimentar e nutricional. Cursos - Quatro cursos universitários, credenciados pela Universidade Ryerson (Canadá), a serem oferecidos pela Internet.Cursos - Quatro cursos universitários, credenciados pela Universidade Ryerson (Canadá), a serem oferecidos pela Internet. Agentes Comunitários - Treinamento de mulheres e jovens em temas prioritários locais.Agentes Comunitários - Treinamento de mulheres e jovens em temas prioritários locais.

10 Capacitação em Segurança Alimentar no Brasil e Angola

11 Para maiores informações Cecilia Rocha School of Nutrition and Centre for Studies in Food Security Ryerson University email: crocha@ryerson.ca www.ryerson.ca/foodsecurity


Carregar ppt "Capacitação em Segurança Alimentar no Brasil e Angola Dra. Cecilia Rocha Centro para Estudos em Segurança Alimentar, Universidade Ryerson, Canada e Centro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google