A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Eurística Instrutora Danielle Simões. Introdução A avaliação heurística pretende descobrir o que funciona e não funciona na interface de sistemas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Eurística Instrutora Danielle Simões. Introdução A avaliação heurística pretende descobrir o que funciona e não funciona na interface de sistemas,"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Eurística Instrutora Danielle Simões

2 Introdução A avaliação heurística pretende descobrir o que funciona e não funciona na interface de sistemas, detectando seus problemas. Nielsen (1993) desenvolveu heurísticas e vamos usar algumas delas em nossa pesquisa.

3 Passos da avaliação Simplicidade e clareza no diálogo O sistema deve falar a língua do usuário Minimizar a carga na memória do usuário Consistência Feedback Apresentar de forma clara a saída do sistema Mensagens de erros claras Prevenir erros Ajuda e documentação sobre o sistema

4 Simplicidade e clareza no diálogo Interfaces devem ser o máximo possível simplificadas, evitando elementos supérfulos nas páginas. Menos é mais

5 O sistema deve falar a linguagem do usuário A terminologia da interface deve ser baseada na linguagem do usuário (textos e ícones)

6 Minimizar a carga de memória do usuário Como os computadores são muito bons de memória, devem exigir o mínimo de memória do usuário. Entrada de dados – o sistema deve informar o formato e se possível colocar um exemplo.

7 Consistência É um dos mais básicos e importantes princípios de usabilidade. A mesma informação deve ser apresentada na mesma posição em todas as páginas e deve ser formatada da mesma maneira para facilitar o reconhecimento.

8 Feedback O sistema deve informar ao usuário o que ele está fazendo e como está interpretando a entrada de dados. O tempo de repostas deve ser o mínimo possível, senão o usuário vai querer realizar outras tarefas. Se o computador tiver que demorar, pode informar feedbacks parciais.

9 Informar saídas claras do sistema Usuários gostam de se sentir sobre o controle no diálogo com o computador, para isso, o sistema deve oferecer saídas fáceis do sistema, na maioria das situações possíveis (teclas de voltar e fechar janelas) A visibilidade é um dos princípios mais importantes na usabilidade de um sistema.

10 Mensagens claras de erros Regras devem ser escritas em linguagem clara e evitar códigos devem ser precisas ao invés de vagas e gerais devem ajudar o usuário a resolver o problema devem ser educadas e nunca intimidar e culpar o usuário

11 Prevenir erros Melhor do que ter mensagens de erros claras é prevenir erros. Os erros dos usuários podem ser identificados através da frequência e das consequências.Erros com consequências sérias podem ser reduzidos através de confirmação.

12 Ajuda e documentação do sistema Mesmo que seja preferível que a interface do sistema seja tão fácil a ponto de ser usada pelo usuário sem problemas, nem sempre isso é possível. Por isso, ajuda e documentação é necessário.


Carregar ppt "Avaliação Eurística Instrutora Danielle Simões. Introdução A avaliação heurística pretende descobrir o que funciona e não funciona na interface de sistemas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google