A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituição que detém o poder político.  Vejamos agora uma das mais complexas instituições sociais criadas e desenvolvidas pelo ser humano ao longo da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituição que detém o poder político.  Vejamos agora uma das mais complexas instituições sociais criadas e desenvolvidas pelo ser humano ao longo da."— Transcrição da apresentação:

1 Instituição que detém o poder político

2  Vejamos agora uma das mais complexas instituições sociais criadas e desenvolvidas pelo ser humano ao longo da história.  O termo Estado deriva do latim status (estar firme) e significa a permanência de uma situação de convivência humana ligada a sociedade política.

3  Max Weber ( ) elaborou uma das conceituações mais conhecidas e debatidas entre os estudiosos do assunto.  Podemos simplificá-la nos seguintes termos: Estado é a instituição política que, dirigida por um governo soberano, reivindica o monopólio do uso legítimo da força em determinado território, subordinando os membros da sociedade que nele vivem.

4 Origem do Estado  Como se formou o Estado? E por quê? As circunstâncias específicas que deram origem a formação do Estado nas diversas sociedades humanas.  Para a maioria dos autores, o Estado nem sempre existiu. Sabe-se que nas diversas sociedades do passado e do presente, organizam-se nessa instituição. Nelas, as funções políticas não estavam claramente definidas.

5  No entanto, em dado momento da história da maioria das sociedades, com o aprofundamento da divisão social do trabalho, certas funções político- administrativas foram assumidas por um grupo específico de pessoas.  Esse grupo passou a deter o poder de impor normas á vida coletiva. Assim teria surgido o governo, por meio do qual foi se desenvolvendo o Estado.


Carregar ppt "Instituição que detém o poder político.  Vejamos agora uma das mais complexas instituições sociais criadas e desenvolvidas pelo ser humano ao longo da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google