A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise das formas de poder.  Assim, voltando a definição de poder, se levarmos em conta o meio do qual o indivíduo se serve para conseguir os efeitos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise das formas de poder.  Assim, voltando a definição de poder, se levarmos em conta o meio do qual o indivíduo se serve para conseguir os efeitos."— Transcrição da apresentação:

1 Análise das formas de poder

2  Assim, voltando a definição de poder, se levarmos em conta o meio do qual o indivíduo se serve para conseguir os efeitos desejados, podemos destacar três formas básicas do poder social, conforme a análise de Norberto Bobbio.

3  É aquele que utiliza a posse de bens socialmente necessários para induzir os que não possuem a adotar certos comportamentos, por exemplo: realizar determinado trabalho.

4  É aquele que utiliza de posse de certas ideias, valores, doutrinas, para influenciar a conduta alheia, induzindo as pessoas a determinados modos de pensar e agir.

5  É aquele que utiliza das posse dos meios de coerção social, isto é, o uso da força física considerada legal ou autorizada pelo direito da sociedade vigente.

6  [...] elas contribuem conjuntamente para instituir e manter as sociedades de desiguais divididas em fortes e fracos, com base no poder político; em ricos e pobres, com base no poder econômico; em sábios e ignorantes no poder ideológico. Genericamente, em superiores e inferiores. (Bobbio, Estado,governo, sociedade, p. 83).

7

8  O poder econômico preocupa-se em garantir o domínio da riqueza controlando a organização das forças produtivas.  O poder ideológico preocupa-se em garantia o domínio sobre o saber (conhecimentos, doutrinas, informações), controlando a organização do consenso social.  O poder político preocupa-se em garantir o domínio da força institucional e jurídica controlando os instrumentos de coerção social.

9  Para Bobbio, é o poder político, cujo meio específico de atuação consiste na possibilidade de utilizar a força física legalizada para condicionar comportamentos:  [...]o poder político é, em toda sociedade de desiguais, o poder supremo, ou seja, o poder ao qual todos os demais estão de algum modo subordinados. (Bobbio e outros. Dicionário de política.)

10

11

12

13

14


Carregar ppt "Análise das formas de poder.  Assim, voltando a definição de poder, se levarmos em conta o meio do qual o indivíduo se serve para conseguir os efeitos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google