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As Dificuldades De Mercado e As Oportunidades Disfarçadas TESTE DE APRESENTAÇÃO By Paulo César Machado.

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1 As Dificuldades De Mercado e As Oportunidades Disfarçadas Paulo César Machado

2 A Previsão e a Percepção  Muitas são as empresas que enfrentam dificuldades pela falta ou redução de mercado; neste momento é de vital importância abrir as portas à criatividade, tanto aos gestores quanto aos funcionários em geral.  Quando a economia entra em recessão, muitas começam perdendo alguns clientes, queda de receitas e daí, a sofrer prejuízos.  Se não reagem a tempo e adequadamente, é certo que estas empresas entram numa espiral negativa que as levam a redução de custos, endividamento excessivo que comprometem o futuro.  Como se pode inverter esta tendência?  A resposta já temos desde o início, quando se detecta o problema.

3 O Caminho “As Adversidades São Grandes Oportunidades” Para começar, temos que encarar a realidade, aceitá-la e partir pra luta. Alguns exemplos identificadores de causas das dificuldades econômicas são: O aparecimento de um novo produto substituto com grande aceitação no mercado; O desaparecimento inesperado de uma parte importante dos clientes (ex: encerramento de uma fábrica junto a um restaurante); E a chegada de um novo concorrente que altere radicalmente a oferta no mercado (ex: entrada de uma multinacional no mercado). Por último, importa salientar que a época de crise econômica é um período propício tanto às oportunidades quanto às ameaças.

4 Avaliando as Ideias  Por um lado, um ciclo de crise provoca normalmente reduções na procura e maiores restrições na obtenção de financiamento.  Por outro lado, um período de crise pode ser uma oportunidade para uma empresa se diferenciar da concorrência e oferecer novos produtos ou serviços ao mercado.  São as dificuldades de mercado que normalmente surgem durante um período de crise e são geralmente associadas a meras dificuldades financeiras, contudo, se não enfrentada e contornada, na maioria dos casos levará à inviabilidade econômica aquela empresa. Crise, do latim “Crisis”= Momento de decisão, de Mudança súbita.

5 Enxergando a Realidade e Novos Horizontes  No início dos anos 2000, as gravadoras, não aceitaram a realidade do crescimento das cópias de CDs não autorizadas, enquanto seus lucros caiam de 20 % para apenas 5%, procuram criar barreiras legais por meio de “lobby” da categoria, sem sucesso e partiram pra luta no território do inimigo, ou seja a Internet, mas sem sucesso de novo, pois nunca chegaram a um consenso sobre o preço das músicas oferecidas.  Steve Jobs, enxergou na confusão formada, a sua oportunidade disfarçada, e concluiu que somente alguém de fora daquele mercado, livre das práticas e políticas negativas e viciadas do meio poderia negociar entre rivais e obter adesão de todos.  Adquiriu uma pequena empresa que desenvolvera um “software”, Estabeleceu um modelo de negócio, e seguindo o lema da Apple “pense grande, mas simplifique”, decidiu: Toda e qualquer música custaria a mesma coisa, 99 centavos.  O grande salto em direção ao sucesso se deu com a entrada no mercado da música digital, quando ao final de 2001 Jobs lança o iPod e Uma inteligente campanha de marketing o torna um novo ícone cultural. Como passo complementar, Jobs criou em 2003 a loja virtual de música “iTunes”. Gerou 2 milhões de downloads nos primeiros 16 dias e o resto da história todos sabem: SÓ SUCESSO E O DOMÍINIO DE UM NOVO MERCADO.

6  Em 1997, a Sul Coreana LG atravessava o auge da crise da Ásia. Os impactos da crise na indústria eram altos, mas a saúde financeira e o posicionamento estratégico da empresa eram bons, mas seu mercado precisava ampliar, para manter-se lucrativa.  A LG optou por investir no Brasil para fortalecer o seu núcleo de negócios: investiu em dois complexos industriais, contratou três mil pessoas e investiu em inovação.  Em menos de cinco anos, a LG já se encontrava entre as líderes em produção de telefones celulares e televisores de plasma e LCD, segmento em que foi pioneira no mercado nacional.  Ela construiu uma posição forte no Brasil, reforçando sua saúde financeira e hoje, o Brasil é o segundo principal mercado para a LG, atrás somente dos EUA. A Vida É Boa Pra Quem Enxerga Além da Crise

7  A Tesco, líder do segmento varejista do Reino Unido, detinha boa posição financeira e estratégica na crise de 2001, que afetou fortemente o setor.  Sentiu que estava perdendo mercada e rapidamente mudou o foco das propagandas e de suas linhas de produtos mais nobres para as linhas de populares, e começou a investir na diversificação.  Entre 2000 e 2002, expandiu a área de vendas em três vezes maiores que as dos competidores, aumentando também a quantidade de talentos dentro da empresa.  Graças a uma aquisição estratégica, conseguiu disseminar rapidamente um novo formato de loja expressa.  Esses movimentos permitiram que a Tesco evitasse esforços dispendiosos e desgastantes em redução de custo para ganhar mercado e dobrar sua vantagem nas cotas participativas de mercado sobre o seu maior rival, Carrefour.

8 A Oportunidade A Volta Por Cima e a Saída Vitoriosa A Oportunidade A Volta Por Cima e a Saída Vitoriosa  Mesmo com todo o sucesso conquistado, a Estrela passou grande crise.  A fábrica quase quebrou duas vezes: a primeira quando o Governo Collor abriu, sem critérios, a economia em A segunda quando o Brasil reconheceu a China como economia de mercado, em 2003 no Governo Lula.  A companhia sofreu um forte abalo e viu seu mercado interno minguar; passou 5 anos sem conseguir exportar, por causa da concorrência desleal chinesa, e a enorme quantidade de produtos falsificados e contrabandeados, chegando à casa dos 40% do mercado, o que atingiu toda a indústria de brinquedos do país, segundo dados da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos).  Outro ponto que favoreceu essa crise e reforçou os índices negativos na Estrela foi o rompimento com a Mattel que, após uma batalha judicial, retirou o direito da Estrela de produzir a Barbie, ícone das “fashion dolls”.

9  Com enormes dificuldades a Estrela sobreviveu e manteve-se no mercado e descobriu as oportunidades disfarçadas, dentro da crise e aplicou uma velha máxima da vida e do mercado: “Se não pode combater com o inimigo, alie-se a ele”  Entrou no território do inimigo; criou uma unidade na China para pode exportar, beneficiando-se da mão de obra farta e barata por lá e agora a empresa volta a exportar, para o Brasil e outros mercados.

10  A vocação para inovar do fundador da Amil o ajudou a construir a maior empresa do setor na América Latina.  Tudo conspirava para um futuro difícil. Aos 5 anos, perdeu o pai. Ele repetiu quatro vezes a mesma série no primário. Para ganhar uns trocados, fazia bicos como engraxate. Mas hoje o médico cirurgião Edson de Godoy Bueno, é um dos empresários mais bem sucedidos do Brasil.  O milagre? Ele diz: “Um belo dia, decidi que não faria o normal, que seria levar uma vida sofrida na pequena Guarantã, onde nasci”. Resolveu que seu futuro estava na medicina.  No inicio dos anos 1970, trabalhando nas adjacências do Rio de Janeiro, numa pequena Maternidade que enfrentava dificuldades financeiras, com salários atrasados por diversos meses, ao invés de pedir contas e brigar por direitos, Pensou e viu ali sua oportunidade disfarçada.  Visionário, enxergou a hora certa pra dar início ao seu sonho de ser grande >>>>>> Diante das Dificuldades A Oportunidade Se Mostra e Assim Nasceu a Maior Empresa de Planos de Saúde do Brasil...

11  Avaliou que faltava criatividade ao patrão, propôs a troca do seu saldo de salários por uma participação na empresa e daí...  Começou sua trajetória empresarial ao se tornar sócio desta modesta casa de saúde afogada em dívidas. Mais tarde, o ex-mau aluno foi estudar administração em Harvard, nos Estados Unidos.  Hoje, comanda o Grupo empresarial Amil com 5,2 milhões de beneficiários (incluindo planos de saúde e dentais) e 19 mil funcionários, 23 hospitais próprios e 98 centros médicos, com um milhão de clientes a mais do que o segundo colocado, neste setor.  Palavra final de um visionário empreendedor: “Anote aí: o impossível não existe.” Edson Bueno

12 Algumas Empresas que Descobriram as Oportunidades Disfarçadas nas Dificuldades

13 Estas Empresas quebraram porque não aceitaram a realidade...do mercado.


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