A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OPÇÕES QUE INTERFEREM NO EQUILÍBRIO DO ORGANISMO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OPÇÕES QUE INTERFEREM NO EQUILÍBRIO DO ORGANISMO"— Transcrição da apresentação:

1 OPÇÕES QUE INTERFEREM NO EQUILÍBRIO DO ORGANISMO
Alcoolismo

2 Apesar da esperança de vida ter vindo a aumentar, a vida moderna pode constituir uma ameaça à nossa longevidade e qualidade de vida, porque provoca stresse, tendência para transtornos alimentares, falta de exercício físico e, até, hábitos sociais nocivos, como o alcoolismo, o tabagismo e as drogas.

3 Alcoolismo O alcoolismo é uma doença provocada pelo consumo excessivo e prolongado de álcool, que afecta a saúde física, o bem-estar emocional e o comportamento do indivíduo.

4

5 Poucos minutos depois da ingestão, o álcool passa para a corrente sanguínea (onde pode manter-se várias horas) a partir da qual exerce a sua acção sobre diversos órgãos do organismo .

6 FALSOS CONCEITOS SOBRE O ÁLCOOL
O ÁLCOOL NÃO AQUECE!... O álcool faz com que o sangue venha à superfície da pele, dando a sensação de calor. Esta deslocação de sangue provoca uma perda de calor interno, o que prejudica o funcionamento de todos os orgãos.

7 FALSOS CONCEITOS SOBRE O ÁLCOOL O ÁLCOOL NÃO MATA A SEDE!...
A sede significa que o organismo necessita de água. Após a ingestão de bebidas alcoólicas perde-se muita água pela urina, que faz falta ao organismo. Esta perda faz aumentar a necessidade de água, logo a sede.

8 FALSOS CONCEITOS SOBRE O ÁLCOOL O ÁLCOOL NÃO DÁ FORÇA!... O álcool tem uma acção excitante, que disfarça o cansaço. Cria a ilusão de terem voltado as forças. A degradação do álcool no fígado gasta muita energia, logo o cansaço a seguir é ainda maior.

9 O ÁLCOOL NÃO AJUDA A DIGESTÃO NEM ABRE O APETITE!...
FALSOS CONCEITOS SOBRE O ÁLCOOL O ÁLCOOL NÃO AJUDA A DIGESTÃO NEM ABRE O APETITE!... O álcool faz com que os movimentos do estômago sejam mais rápidos. Os alimentos passam para o intestino sem estarem digeridos, dando a sensação de estômago vazio.

10 O ÁLCOOL NÃO É UM ALIMENTO!...
FALSOS CONCEITOS SOBRE O ÁLCOOL O ÁLCOOL NÃO É UM ALIMENTO!... O álcool não é um nutriente, porque produz calorias inúteis que não serve para o funcionamento das células. Não ajuda nas funções de edificação, construção e reconstrução do organismo. Os nutrientes são armazenados, o álcool é destruido nas horas seguintes à ingestão.

11 O consumo de bebidas alcoólicas pode estar relacionado com factores, tais como o contexto familiar, a predisposição genética, os padrões culturais e o nível sociocultural.

12 A quantidade de álcool que um indivíduo pode consumir, sem perder os reflexos e a coordenação motora, depende da idade, do sexo e da constituição física.

13 Dependendo do grau e das lesões já instaladas, o tratamento médico da dependência do álcool deve ser apropriado a cada paciente. Para isso, o passo fundamental é o reconhecimento da dependência por parte do alcoólico.

14 Conhecer os comportamentos de risco que podem conduzir a situações mais graves, é a melhor opção para evitarmos prejudicar gravemente a nossa saúde. Assim, o melhor tratamento é a prevenção.

15 SABIAS QUE: 10% da população portuguesa tem graves incapacidades ligadas ao álcool. 60% da população adulta é bebedora regular de álcool. Um doente alcoólico gasta, em média, por ano, 1500 euros em bebidas alcoólicas. Cada pessoa ingere, em média, por ano, 10,8 lt de álcool. Portugal é o 3º maior consumidor mundial de álcool.


Carregar ppt "OPÇÕES QUE INTERFEREM NO EQUILÍBRIO DO ORGANISMO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google