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Encontro de Equipes Administrativas Identidade Luterana e Rede Sinodal de Educação 30.05.14 Colégio Martinus.

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1 Encontro de Equipes Administrativas Identidade Luterana e Rede Sinodal de Educação Colégio Martinus

2 Chegada dos primeiros imigrantes alemães em São Leopoldo/RS Instituto Rio Branco São Leopoldo/RS 1828 – Colégio Sinodal Tiradentes Campo Bom/RS 1832 – Instituição Evangélica de Novo Hamburgo Novo Hamburgo/RSHistória

3 História 1850 – Centro Sinodal de Ensino Médio de Sapiranga Sapiranga/RS 1866 – Colégio Martinus Curitiba/PR 1870 – Colégio Mauá Santa Cruz do Sul/RS 1872 – Colégio Cônsul Carlos Renaux Brusque/SC

4 Por que escolas evangélico-luteranas? -Porque havia poucas escolas no país -Para ter a oportunidade de aprender a ler e a escrever, assim como os Imigrantes a tinham no país de origem -Para conseguir ler a Bíblia -Para preservar a língua alemã e manter a identidade étnica

5 História escolas escolas ª tentativa de criação de um Departamento de Educação 1937 Criação de um Departamento de Educação pelo Sínodo Rio- Grandense - atendia somente escolas primárias

6 História Início dos anos 40 II Guerra Mundial Final dos anos 40 Reabertura das Escolas e novas denominações 1952 Criação do Centro de Diretores de Estabelecimentos de Ensino Secundário - atendia os ginásios º Congresso de Professores ª Olimpíada Estudantil

7 História 1968 Quatro Sínodos criam a IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil O Departamento de Educação engloba o Centro de Diretores

8 História Início dos anos 80 Departamento passa a ter uma autonomia maior Elaboração do 1º Plano de Trabalho conjunto Organização de Seminários de Diretores e Encontros de Professores e Colaboradores de apoio

9 História 1990 IECLB elabora um documento chamado “Diretrizes de uma Política Educacional” 2001 Conselho de Educação emite um Parecer denominado “Confessionalidade Luterana” 2005 Princípios Pedagógicos da Rede Sinodal de Educação - aprovados por todas as escolas

10 Rede Sinodal de Educação hoje Denominação a partir de escolas filiadas

11 Onde estão as escolas da Rede?

12 Número de alunos EI,EF,EM,EP,EJA e ES

13 Número de Professores e Colaboradores de Apoio 2014 – e 1.894

14 6º Plano de Trabalho 2009 a 2015 Princípios:Princípios: Autonomia Conhecimento Ética Busca da Excelência Humildade Abertura ao novo Solidariedade Referencial Luterano

15 Missão Promover a interação das instituições sinodais de educação a partir das Diretrizes educacionais evangélico-luteranas. Visão Ser uma Rede de excelência na formação humana e profissional e em todos os níveis e espaços de atuação.

16 Opções estratégicas Formação de Lideranças Qualidade Pedagógica Identidade Luterana Sustentabilidade Institucional Visibilidade e Inovação

17 Como assegurar o trabalho em Rede Encontros e cursos para professores e colaboradores de apoioEncontros e cursos para Equipes Pedagógicas e DiretoresEncontros para corpo discente

18 Como a Rede se organiza Assembleia Geral Conselho de Educação da IECLB Direção Executiva (Diretor, Coordenadora, Secretária e Recepcionista) Órgãos de Apoio- GAP, Câmara da EP e Câmara das IES Conselho de Ética Conselho Fiscal

19 Nossa Rede Entidade associativa que reúne as Instituições com vínculos evangélico-luteranos A Rede é o que nossas escolas são

20 Os colaboradores de apoio Escola: Sua essência são as pessoas Professores/ Colaboradores de apoio: São as referências para alunos e famílias

21 Os Colaboradores de apoio Projeto Pedagógico e Regimento Escolar História Processos e Planejamento Estratégico

22 Os Colaboradores de apoio Gostar de pessoas Conhecer suas atribuições e dos colegas Trabalho em equipe Cuidar de sua formação formal e continuada Participação ativa Comunicação Falar e sentir-se bem Intercâmbios Importância de todos( secretaria, tesouraria, recepção, administração, ferramenta de gestão, biblioteca...)

23 A Escola da Rede Sinodal A nossa Escola será o que as pessoas que nela trabalham dela fizerem A soma destas Escolas sempre será nossa Rede

24 A Rede Sinodal em nosso país Há sentido para a existência do projeto educacional evangélico-luterano no Brasil de hoje?

25 Fazemos a diferença na Comunidade em que estamos localizados? Como estamos em relação aos nossos concorrentes? Nossa Escola tem hoje uma avaliação de como ela está (acadêmica e administrativamente)? Nossa Escola está preparada para as novas tendências?

26 Nossa Escola tem um “plano de voo”? Ela conta com o capital humano de que precisa para executá-lo? Nossa gestão é profissional? Quais são os diferenciais de nossa Escola? Eles são percebidos?

27 Trabalho que fazemos como IECLB é um trabalho de missão História e tradição da Escola não garantem sua perenidade Trabalho em Equipe com comprometimento, qualidade e resultado


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