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Universidade Estadual de Goiás Sistema de Avaliação Seriado Prof. Ms. Maria Salette da Trindade Rebelo

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Apresentação em tema: "Universidade Estadual de Goiás Sistema de Avaliação Seriado Prof. Ms. Maria Salette da Trindade Rebelo"— Transcrição da apresentação:

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2 Universidade Estadual de Goiás Sistema de Avaliação Seriado Prof. Ms. Maria Salette da Trindade Rebelo

3 Universidade Estadual de Goiás Criação – 1999 – Uniana e 13 Faculdades isoladas. Criação – 1999 – Uniana e 13 Faculdades isoladas. Presente em 38 cidades do Estado de Goiás. Presente em 38 cidades do Estado de Goiás. 41 Unidades Universitárias – universidade multi- campi. 41 Unidades Universitárias – universidade multi- campi. Sede em Anápolis, localização entre Brasília e Goiânia. Sede em Anápolis, localização entre Brasília e Goiânia.

4 SISTEMA DE AVALIAÇÃO SERIADO (SAS) É uma modalidade de seleção alternativa criada pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), por meio de seu Núcleo de Seleção no ano de 2005, para ingresso nos cursos superiores de graduação da UEG, aplicada de maneira gradual, sistemática e cumulativa.

5 OBJETIVOS DO SAS Selecionar candidatos do Ensino Médio, de forma seriada, para ingresso no Ensino Superior; Avaliar de forma contextualizada e interdisciplinar; Ampliar a interação Universidade – Escola.

6 PÚBLICO ALVO Alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, sendo a inscrição vinculada a série de estudo: 1° Ano – aluno cursando ou que tenha concluído a 1ª série do Ensino Médio naquele ano letivo. 2° Ano – aluno cursando ou que tenha concluído a 2ª série do Ensino Médio naquele ano letivo. 3° Ano aluno cursando ou que tenha concluído naquele ano letivo a 3ª série do Ensino Médio.

7 ABRANGÊNCIA DO SAS 41 UnU distribuídas em 38 cidades do Estado de Goiás. 706 Escolas de Ensino Médio. Estado (UF) de residência dos inscritos:  Goiás – 98,54%  Acre, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santos, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins – 1,46%

8 ABRANGÊNCIA DO SAS Do total de inscritos (23.549):  Grupo 2005 –  Grupos 2005 e 2006 –  Grupos 2005, 2006 e 2007 –  Faixa etária até 16 anos – 90,87%  60,21% são da Rede Estadual de Ensino  65,29% do sexo feminino

9 ABRANGÊNCIA DO SAS Região Metropolitana de Goiânia (58 vagas)  26 vagas em Goiânia  16 vagas em Inhumas  16 vagas em Trindade Região Centro Goiano – Eixo BR 153 (182 vagas)  120 vagas em Anápolis  14 vagas em Ceres  32 vagas em Goianésia  16 vagas em Jaraguá

10 ABRANGÊNCIA DO SAS Região Norte Goiano (129 vagas)  16 vagas em Crixás  8 vagas em Minaçu  16 vagas em Niquelândia  50 vagas em Porangatu  15 vagas em São Miguel  24 vagas em Uruaçu Região Nodeste Goiano (56 vagas)  24 vagas em Campos Belos  32 vagas em Posse

11 ABRANGÊNCIA DO SAS Região Entorno do Distrito Federal (78 vagas)  46 vagas em Formosa  16 vagas em Luziânia  16 vagas em Pirenópolis Região Sul Goiano (104 vagas)  24 vagas em Caldas Novas  16 vagas em Edéia  16 vagas em Itumbiara  48 vagas em Morrinhos

12 ABRANGÊNCIA DO SAS Região Sudeste Goiano – Estrada de Ferro (68 vagas)  12 vagas em Ipameri  40 vagas em Pires do Rio  16 vagas em Silvânia Região Sudoeste Goiano (114 vagas)  16 vagas em Jataí  16 vagas em Mineiros  52 vagas em Quirinópolis  30 vagas em Santa Helena

13 ABRANGÊNCIA DO SAS Região Oeste Goiano (124 vagas)  40 vagas em Iporá  24 vagas em Jussara  14 vagas em Palmeiras de Goiás  16 vagas em Sanclerlândia  30 vagas em São Luis de Montes Belos Região Noroeste Goiano – Estrada do Boi (88 vagas)  40 vagas em Goiás  16 vagas em Itaberaí  32 vagas em Itapuranga

14 ABRANGÊNCIA DO SAS Cursos mais procurados:  Fisioterapia (UnU Goiânia) – 232 inscritos para 6 vagas (38,67 candidatos por vaga).  Enfermagem (UnU Ceres) – 121 inscritos para 6 vagas (20,17 candidatos por vaga).  Engenharia Civil (UnU Anápolis – 102 inscritos para 6 vagas (17 candidatos por vaga).

15 INSCRIÇÃO Exclusivamente pela internet: Documentação exigida: Identidade e CPF. Opção de Língua Estrangeira Moderna: Língua Espanhola ou Língua Inglesa. Renovável a cada ano. Taxa:  R$ 40,00: 1° e 2° ano do SAS.  R$ 48,00: 3° ano do SAS.

16 VAGAS São destinadas ao SAS 20% do total de vagas oferecidas nos cursos regulares de graduação da UEG; Atualmente, este percentual equivale a vagas para ingresso no 1° semestre; Atualmente, este percentual equivale a vagas para ingresso no 1° semestre; Somente no 3º ano do SAS, o candidato escolhe o curso ao qual deseja concorrer. Somente no 3º ano do SAS, o candidato escolhe o curso ao qual deseja concorrer.

17 PERFIL DAS PROVAS 1º e 2º ANO: Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais. 3º ANO: Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais, Prova Discursiva Específica, prova de Redação e Prova de Habilidade Específica para o curso de Arquitetura e Urbanismo.

18 PERFIL DAS PROVAS PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS GERAIS 60 questões contemplando as disciplinas: Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (Língua Inglesa ou Língua Espanhola), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Química e Sociologia. Avalia conteúdos relativos à série correspondente do Ensino Médio 60 questões contemplando as disciplinas: Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (Língua Inglesa ou Língua Espanhola), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Química e Sociologia. Avalia conteúdos relativos à série correspondente do Ensino Médio Valor: 60 pontos Valor: 60 pontos

19 PERFIL DAS PROVAS PROVA DISCURSIVA ESPECÍFICA Aplicável apenas no 3º ano do SAS Aplicável apenas no 3º ano do SAS Constituída de 10 (dez) questões. Constituída de 10 (dez) questões. Valor 100 (cem) pontos Valor 100 (cem) pontos Tem caráter eliminatório e classificatório Tem caráter eliminatório e classificatório Apresenta relação entre o curso e a área de conhecimento correspondente (conforme quadro a seguir). Apresenta relação entre o curso e a área de conhecimento correspondente (conforme quadro a seguir).

20 QUADRO DA PROVA DISCURSIVA 1. CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, ENGENHARIA E OUTROS Cursos Prova discursiva específica N. quest. Pont Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Licenciatura em Informática Matemática Sistemas de Informação L. Port. e L. Bras.220 Física330 Matemática550 Engenharia Civil Física L. Port. e L. Bras. 220 Física 550 Matemática 330

21 QUADRO DA PROVA DISCURSIVA 1. CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, ENGENHARIA E OUTROS Cursos Prova discursiva específica N. quest. Pont Curso Superior de Tecnologia em Mineração Química Química Industrial L. Port. e L. Bras.220 Matemática330 Química CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENGENHARIAS, CIÊNCIAS DA SAÚDE E OUTROS Cursos Prova discursiva específica N. quest. Pont Agronomia Ciências Biológicas Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária L. Port. e L. Bras. 220 Química 330 Biologia 550

22 QUADRO DA PROVA DISCURSIVA 2. CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENGENHARIAS, CIÊNCIAS DA SAÚDE E OUTROS Cursos Prova discursiva específica N. quest. Pont Curso Superior de Tecnologia em Alimentos Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia Curso Superior de Tecnologia em Laticínios Educação Física Enfermagem Engenharia Florestal Engenharia Agrícola Farmácia Fisioterapia L. Port. e L. Bras. 220 Química 330 Biologia 550

23 QUADRO DA PROVA DISCURSIVA 3. CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E OUTRAS Cursos Prova discursiva específica N. quest. Pont Administração Arquitetura e Urbanismo Ciências Contábeis Ciências Econômicas L. Port. e L. Bras. 220 Química 330 Biologia LINGUÍSTICA E LETRAS Cursos Prova discursiva específica N. quest. Pont Letras – Inglês- Português L. Port. e L. Bras. 550 Língua Inglesa 550

24 QUADRO DA PROVA DISCURSIVA 5. CIÊNCIAS HUMANAS E OUTRAS Cursos Prova discursiva específica N. quest. Pont Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo Geografia L. Port. e L. Bras.220 História330 Geografia550 Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda História L. Port. e L. Bras.220 Geografia330 História550 Comunicação Social Audiovisual Pedagogia L. Port. e L. Bras.550 História330 Geografia220

25 PROVA DE REDAÇÃO 3° ANO 3° ANO Aplicada somente no 3º ano do SAS. Aplicada somente no 3º ano do SAS. São apresentadas três propostas de construção textual nas modalidades discursivas: narração, dissertação e carta argumentativa, das quais o candidato escolhe uma. São apresentadas três propostas de construção textual nas modalidades discursivas: narração, dissertação e carta argumentativa, das quais o candidato escolhe uma.

26 Prova de Habilidade Específica de Arquitetura e Urbanismo 3 ° ANO 3 ° ANO Somente para candidatos que optam pelo curso de Arquitetura e Urbanismo. Somente para candidatos que optam pelo curso de Arquitetura e Urbanismo. A aptidão do candidato na prova de Habilidade Específica tem validade para o SAS e o Processo Seletivo. A aptidão do candidato na prova de Habilidade Específica tem validade para o SAS e o Processo Seletivo.

27 SISTEMA DE COTAS Das vagas oferecidas no SAS, 45% são reservadas ao Sistema de Cotas, para os grupos:  Estudantes Oriundos de Escola Pública  Negros  Indígena / Portadores de Deficiência Fundamentação: Resolução CSU n. 018 de 08 de agosto de 2007 e Lei Estadual n de 12 de julho de 2004.

28 SISTEMA DE COTAS Concorrência: O candidato que fizer opção pelo Sistema de Cotas participará da classificação do SAS concorrendo às vagas gerais (Sistema Universal) e às vagas reservadas ao Sistema de Cotas. Desempenho mínimo: 70% da pontuação obtida pelo último classificado pelo Sistema Universal na opção de curso.

29 DESEMPENHO E RESULTADO Pontuação no fechamento da 1ª fase: 180 pontos (60 pontos da Prova de Conhecimentos Gerais do 1º ano + 60 pontos da Prova de Conhecimentos Gerais do 2º ano + 60 pontos da Prova de Conhecimentos Gerais do 3º ano). Seleção para 2ª fase: São somadas as três notas obtidas nas Provas de Conhecimentos Gerais, selecionando-se uma proporção de três candidatos por vaga.

30 DESEMPENHO E RESULTADO Pontuação máxima possível da 2ª fase: 170 pontos  100 pontos Prova Discursiva.  70 pontos Prova de Redação. Pontuação total: 350 pontos.

31 CANDIDATO REPROVADO NA ESCOLA NÃO É ELIMINADO O aluno reprovado na 1ª série do Ensino Médio, poderá reiniciar o SAS em um novo GRUPO; O aluno não aprovado em sua escola na 2ª ou 3ª série, poderá ingressar no grupo subseqüente. O candidato poderá ter apenas uma reprovação em cada série. Ao efetuar a inscrição em um novo grupo o candidato deve informar o grupo de origem e seu número de inscrição.

32 ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO Alunos de 706 escolas participam do SAS. Alunos de 706 escolas participam do SAS. A escola cadastrada no SAS tem acesso ao desempenho de seus alunos e o levantamento estatístico do SAS. A escola cadastrada no SAS tem acesso ao desempenho de seus alunos e o levantamento estatístico do SAS. Para cadastrar-se, a escola acessa o site reenche o formulário de inscrição e envia uma cópia do formulário preenchido e da autorização de funcionamento da escola por fax ou Correio para o Núcleo de Seleção. Para cadastrar-se, a escola acessa o site preenche o formulário de inscrição e envia uma cópia do formulário preenchido e da autorização de funcionamento da escola por fax ou Correio para o Núcleo de Seleção.

33 IMPACTO NO ENSINO MÉDIO Anualmente o Núcleo de Seleção realiza: Encontro pedagógico para avaliação, captação de críticas e sugestões, visando o aperfeiçoamento do sistema. Encontro pedagógico para avaliação, captação de críticas e sugestões, visando o aperfeiçoamento do sistema. Visitas e palestras em escolas para divulgar o SAS e ampliar a interação Escola e UEG. Visitas e palestras em escolas para divulgar o SAS e ampliar a interação Escola e UEG.

34 IMPACTO NO ENSINO MÉDIO De acordo com depoimentos recentemente divulgados esta é a metodologia mais adequada para ingresso no Ensino Superior, já que avalia o progresso do aluno ao longo do Ensino Médio e não analisa apenas situação momentânea, facilmente determinada por fatores emocionais, como ocorre no vestibular. O Sistema de Avaliação Seriada permite ao aluno do Ensino Médio “parcelar” o vestibular, superar suas deficiências a cada ano e traçar estratégias com mais liberdade.

35 IMPACTO NO ENSINO MÉDIO Os alunos do Ensino Médio apresentaram-se familiarizados com o sistema; No SAS Não houve casos de eliminação por descumprimento de itens do edital; O índice da nota zero nas Provas Discursivas Específicas e Redação foi baixo (2,7%). Verificou-se uma boa estrutura na organização da escrita das respostas das Provas Discursivas Específicas e Redação.

36 AVALIAÇÃO O SAS se propõe a uma avaliação a serviço da aprendizagem do aluno, da formação, da promoção da cidadania. O sistema pretende se tornar um instrumento de acompanhamento permanente, de mediação e de intervenção pedagógica para a melhoria da aprendizagem. À visão dialógica entre os envolvidos é multireferencial (objetivos, valores e discussão interdisciplinar ao respeito à individualidade, à confiança na capacidade de todos, a interação e à socialização).

37 “É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas, com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento é a aventura pelo desconhecido em busca da terra sonhada". (Rubem Alves)


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