A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 1 Como desenvolver minha capacidade leitora diante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 1 Como desenvolver minha capacidade leitora diante."— Transcrição da apresentação:

1 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Como desenvolver minha capacidade leitora diante de textos não verbais? (gráficos, tabelas, mapas e outras imagens) Prof. Júnior Cezar Castilho

2 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Objetivo Apresentar um método de leitura e interpretação de gráficos, mapas, imagens e tabelas como textos de divulgação de informação recorrentes na mídia e em concursos.

3 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Imagens Partir do concreto para o abstrato. Identificar, primeiro, as imagens existentes no texto. Identificar os elementos verbais (palavras) que integram o texto. Relacionar a imagem com as palavras.

4 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Charge

5 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados

6 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados

7 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados

8 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados

9 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados

10 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados

11 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados

12 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados

13 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados

14 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados

15 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados O alerta que a gravura pretende transmitir refere-se a uma situação que: (A) Atinge circunstancialmente os habitantes da área rural do País. (B) Atinge, por sua gravidade, principalmente as crianças da área rural. (C) Preocupa no presente, com graves consequências para o futuro. (D) Preocupa no presente, sem possibilidade de ter consequências no futuro. (E) Preocupa, por sua gravidade, especialmente os que têm filhos. Exercício!

16 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Gráficos e Tabelas Identificar nas imagens os dados componentes do texto. Identificar os elementos verbais (palavras) que integram o texto – título, subtítulo, corpo de texto, cabeçalho, fonte... Relacionar a imagem com as palavras.

17 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados

18 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Um dos indicadores empregados para medir a inclusão digital de um país é o número de hosts, ou seja, número de computadores que estão conectados à Internet. A tabela e o gráfico ao lado mostram a evolução do número de hosts nos três países que lideram o setor na América Latina. Dos três países, quais apresentaram, respectivamente, o maior e o menor crescimento percentual no número de hosts no período ?

19 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Leia os gráficos ao lado e apresente uma conclusão que pode ser extraída da análise:

20 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Gráfico I: Domínio da leitura e escrita pelos brasileiros (em %) Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional - INAF, 2005.

21 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Gráfico II: Municípios brasileiros que possuem livrarias (em %) Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional - INAF, 2005.

22 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Exercício Relacione os gráficos I e II às seguintes informações: O Ministério da Cultura divulgou, em 2008, que o Brasil não só produz mais da metade dos livros do continente americano, como também tem parque gráfico atualizado, excelente nível de produção editorial e grande quantidade de papel. Estima-se que 73% dos livros do país estejam nas mãos de 16% da população. Após essas informações, a que conclusão podemos chegar?

23 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Mapas Qual o título do mapa? Tema, a data e a região representada? Qual a escala utilizada? Onde está a orientação? (meridianos e paralelos) Hemisférios; (latitudes, longitudes). Existe legenda? Para que ela serve? Qual a fonte do documento?

24 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Mapa mundi

25 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados

26 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados * O mapa abaixo representa as áreas populacionais sem acesso ao saneamento básico: Philippe Rekacewicz (Le Monde Diplomatique). Organização Mundial da Saúde, D

27 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados e por homicídios no Brasil. Disponível em:

28 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Terremoto no Japão

29 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados

30 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Terremoto no Japão

31 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Terremoto no Japão

32 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Terremoto no Japão

33 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados CONSIDERAÇÕES FINAIS Leia com muita atenção os comandos das questões. Os assuntos tratados são sempre relacionados com leituras do cotidiano (jornais, revistas, livros). Não “chute” tentando acertar a questão. Leia, interprete, compare, estabeleça relações e marque a alternativa correta... Você é capaz! Sucesso!

34 CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Como desenvolver minha capacidade leitora diante de textos não verbais? (gráficos, tabelas, mapas e outras imagens) Prof. Júnior Cezar Castilho


Carregar ppt "CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância www.ead.cesumar.br © Todos os direitos reservados 44 3027-6363 1 Como desenvolver minha capacidade leitora diante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google