A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque

2 Introdução à Economia O que estuda a economia? Como distribuir os recursos produtivos escassos para satisfazer as necessidades da população?

3 Introdução à Economia “Grande problema!” Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produção (mão de obra, terra, matérias-primas...) são limitados. As necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam.

4 Introdução à Economia Do “grande problema” surge: O que e quanto produzir? Como produzir? Para quem produzir? Como a sociedade resolve isso? Depende do Sistema Econômico: Capitalismo ou Socialismo.

5

6 Introdução à Economia Mercado de Bens. Bens de capital. Bens de consumo: duráveis e não duráveis. Bens intermediários.

7 Capacidade empresarial
Introdução à Economia Mercado de Fatores de Produção Fator de produção Tipo de remuneração Trabalho Capital Terra Tecnologia Capacidade empresarial Salário Juro Aluguel Royalty Lucro

8 Introdução à Economia O estudo da economia é dividido em áreas: Microeconomia. Macroeconomia. Economia Internacional. Crescimento e Desenvolvimento Econômico.

9 Introdução à Microeconomia
Analisa a formação de preços no mercado. Estuda o comportamento da oferta (produtores) e da demanda (consumidores). Predomina a visão do mercado como um todo.

10 Aplicações da Microeconomia para as empresas
Política de preços da empresa. Previsões de demanda e custos de produção. Preferência dos consumidores – qual propaganda fazer. Localização da empresa.

11 Análise da Demanda Qd = f (P) Demanda e preço tem uma relação inversa. Outros fatores que determinam a demanda por um bem: Preço dos bens substitutos. Preferências. Renda.

12

13 Introdução à Microeconomia
O que garante a relação inversa entre preço e demanda? Efeito Renda. Efeito Substituição.

14 Oferta O = f(P) Oferta é por parte dos produtores, e eles irão ofertar mais quanto maior for o preço do produto. Ou seja, a relação é direta. Fatores como custo de produção, disponibilidade tecnológica, número de empresas também influenciam na oferta de mercado.

15

16 Equilíbrio A quantidade que os consumidores desejam comprar é igual à quantidade que os produtores desejam vender. O preço que os consumidores desejam pagar é igual ao preço que os vendedores desejam vender.

17

18 Estruturas de Mercado Forma pelo qual o mercado se organiza. Uma estrutura é determinada pelo: Número de empresas. Tipo do bem (homogêneo ou não). Existência de barreiras à entrada.

19

20 Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque


Carregar ppt "Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google