A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO O que é um Assistente Comenius?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO O que é um Assistente Comenius?"— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO O que é um Assistente Comenius?

2 Programa Aprendizagem ao Longo da Vida (PALV) Duração: Janeiro de 2007 – Dezembro de 2013 Orçamento: 6,9 mil milhões de euros Países participantes: 27 Estados-membros; países EFTA- EEE (Noruega, Islândia, Liechtenstein e Suíça); Croácia e Turquia

3 Comenius Educação Escolar Erasmus Ensino Superior e Formação Avançada Leonardo da Vinci Educação e Formação Vocacional Grundtvig Educação de Adultos Programa Transversal 4 actividades principais – Desenvolvimento de Políticas; Línguas; TIC; Disseminação de Boas Práticas Programa Jean Monnet 3 actividades principais – Acção Jean Monnet; Instituições Europeias; Associações Europeias

4 OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:  Sensibilizar os jovens e o pessoal educativo para a diversidade das culturas e das línguas europeias assim como para o valor de tal diversidade  Ajudar os jovens a adquirir as aptidões e competências de vida básicas que sejam necessárias para o seu desenvolvimento E SCOLHA DO P ROGRAMA : COMENIUS

5 OBJECTIVOS OPERACIONAIS:  Reforçar a qualidade e a dimensão europeia da formação de professores  Apoiar o aperfeiçoamento das estratégias pedagógicas e da gestão das escolas E SCOLHA DO P ROGRAMA : COMENIUS

6 O que são Períodos de Assistência? Estágios europeus Formação inicial de professores Experiência profissional Mobilidade no espaço europeu Imersão linguística e cultural

7 Objectivo Proporcionar aos futuros professores a oportunidade de : obterem uma melhor percepção da dimensão europeia no processo ensino-aprendizagem aumentarem os seus conhecimentos ao nível das línguas estrangeiras, dos outros países europeus e dos respectivos sistemas educativos aperfeiçoarem as suas competências pedagógicas

8 Quem pode candidatar-se? Futuros professores indivíduos qualificados para o ensino estudantes em formação para obterem qualificações para a docência Critérios de elegibilidade mínimo de 2 anos de estudos completos que conferem habilitação para a docência sem experiência profissional sem experiência como assistentes

9 Quanto tempo pode durar? Mínimo: 13 semanas (ca 3 meses) Máximo: 45 semanas (ca 11 meses) Início:Fim: 1 de Agosto de de Julho de 2014 Antes do estágio:  Pode-se acrescentar até 6 semanas de preparação linguística no país de acolhimento

10 Financiamento viagem subsistência (alojamento + alimentação) preparação cultural (despesas de deslocação à reunião da AN estrangeira) preparação linguística ou formação no âmbito do CLIL

11 Financiamento Viagem e subsistência 2. preparação cultural (despesas de deslocação à reunião da AN estrangeira) 3. preparação linguística ou no âmbito do CLIL Exemplo: Alemanha 13 semanas de subsistência + viagens: 3420,00€ + 152,15€ por cada semana a partir da 14.ª semana que está no país 200,00€ 250,00€ (se for 1 curso) 50,00€ (se for material)

12 Pagamentos – Adiantamento Adiantamento Viagem e transferes ) Subsistência relativa a 13 semanas Preparativos para o período de assistência +MONTANTE FIXO Preparação cultural = “Induction Meeting” Preparação linguística e/ou pedagógica

13 O que faz um assistente? co-docência nas aulas da(s) sua(s) disciplina(s) divulga/lecciona a língua e cultura maternas planifica aulas em conjunto com os professores produz materiais e instrumentos para a sua prática lectiva reforça a qualidade e a dimensão europeia do ensino e da escola desenvolve/implementa projectos tem a oportunidade de ser criativo…

14 Apoio da Escola de Acolhimento -Garante propostas de alojamento -Nomeia um professor supervisor -Facilita acessos, materiais, refeições a preço de estudante -Garante seguro profissional durante a estadia Assegura o bem-estar do Assistente

15 Plano de trabalho acordo entre interesses manifestados pelo Assistente e pela Escola mín. 12 – máx. 16 horas lectivas diferentes níveis de ensino e tipos de actividades planificação da aula em que participa pode assumir gradualmente mais responsabilidades aulas de apoio a alunos com NEE /aulas para motivação a alunos mais dotados

16 Extracurriculares De acordo com o interesse ou aptidão, dar apoio à escola: -em matéria de novas tecnologias -em disciplinas não-linguísticas -em actividades extracurriculares -em projectos Estabelecer uma ligação entre o estágio e a comunidade local - actividades culturais, gastronómicas -imprensa/rádio local -organização de cursos livres para adultos -actividades desportivas ou culturais

17 Leccionar a língua/cultura maternas Aumentar a sensibilização da comunidade escolar para outras línguas e culturas Como? -clubes de língua -trabalho de projecto -projecto/parceria - integrar o seu ensino em aulas de outras disciplinas Criar materiais didácticos Garantir experiências diversificadas Utilizar a imaginação…

18 O que é o CLIL? Content and Language Integrated Learning (Abordagem Integrada de Língua e Conteúdo ) Implementar a abordagem CLIL é: ensinar conteúdos programáticos/ unidades/currículos/matérias numa língua estrangeira

19 O que é preciso? Saber o mínimo de uma língua estrangeira para conseguir comunicar… Perceber que é um estágio “informal”: não conta como tempo de serviço… Não estar à espera de ficar colocado em Londres, Paris, Barcelona….

20 AssistenteLocalidade PaísLicenciatura AndreaTorrãoHungria Licenciatura em Educação Física e Desporto AndreiaAveiroAlemanha Licenciatura Línguas e Literaturas NeuzaFaroTurquia Ciências da Comunicação LuísMaiaEspanha Educação Física e Desporto JoanaFaroLetónia Educadora e professora de 1º ciclo Maria InêsLisboaNoruega Educadora de Infância Ana IsabelS. João da MadeiraDinamarca Licenciatura em Educação Física e Desporto Ana LuísaFafeReino Unido Matemática Ensino Básico e Contabilidade SveraArcos de ValdevezSuécia Licenciatura Línguas e Literaturas DianaEntroncamentoLetónia Licenciatura em Educação Básica MiguelCastro VerdePolónia Licenciatura em Educação Física e Desporto AndréCarvalhosRepública Checa Filosofia Exemplos de Assistentes

21 EURYPEDIA INFORMAÇÃO SOBRE TODOS OS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO NA EUROPA Rede EURYDICE dice/index_en.php

22 PRAZO 31 DE JANEIRO 2013 (Data de carimbo de correio) Contacte: Vera Caeiro


Carregar ppt "INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO O que é um Assistente Comenius?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google