A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jesús Martín-Barbero 'Estudar apenas os meios de comunicação não é o mais importante, porque o ponto-chave do processo é desde onde se assiste'

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jesús Martín-Barbero 'Estudar apenas os meios de comunicação não é o mais importante, porque o ponto-chave do processo é desde onde se assiste'"— Transcrição da apresentação:

1 Jesús Martín-Barbero 'Estudar apenas os meios de comunicação não é o mais importante, porque o ponto-chave do processo é desde onde se assiste'

2 Jesús Martín-Barbero, nascido em Ávila (Espanha), é semiólogo pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (França) e doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (Bélgica) e em antropologia e semiótica. Professor conhecido por seus trabalhos na área da Comunicação. Vive na Colômbia desde 1963.

3 Ele fundou o Departamento de Ciências da Universidade Del Valle de Comunicação, foi presidente da Associação Latino- Americana de Pesquisadores em Comunicação e membro ativo da Federação Latino-Americana de habilidades de comunicação social. Além disso, trabalhou como pesquisador associado na Universidade Complutense de Madrid e professor da Cadeira de Barcelona Universidade Autônoma UNESCO na Universidade de Stanford e da Escola Nacional de Antropologia e História do México.

4 Ao lado de seu trabalho como professor, foi assessor de revistas internacionais, como a Sociedade (Buenos Aires), Analisi (Barcelona), Versão (México), Diálogos de comunicação (Lima) e A revisão comunicação (Califórnia), entre outros.

5 Eixo Epistemológico: é preciso se posicionar para produzir a crítica sobre a comunicação. O autor é contrário à corrente funcionalista. Utiliza-se dos pressupostos invocados pela Escola de Frankfurt e, em parte, pelos Estudos Culturais: "Não existe comunicação sem cultura, nem cultura sem comunicação" O estudo da comunicação não pode ser fragmentado, pois é um processo. Todos os elementos devem ser estudados juntos: emissor, mensagem, canal, receptor... Há uma interdependência entre as partes.

6 Eixo Metodológico: como se constitui o sistema televisivo na América Latina? Como se constituiu a mídia na América Latina? Qual a importância da telenovela na América Latina? A problemática da comunicação situada nesse lugar: reflexão.

7 Eixo Lógico: formulação de perguntas e questionamentos
Eixo Lógico: formulação de perguntas e questionamentos. Martín não considera seu pensamento sobre a comunicação concluído. Quantas identidades latino americanas existem? A colonização é diferente, mas há características em comum, que ligam os povos latinos: melodrama > busca de uma identidade.

8 Dos Meios às Mediações: relações das tecnologias com os sujeitos (não só os receptores)
Produção <-> Mensagem e Meio <-> Recepção Cultura vivida: cotidiano: pensar todo o processo junto: mediações Sua obra não tem conclusão. Talvez um dia, porém, nunca poderá ser generalizada. Nunca valerá para todas as situações. TELEVISÃO: linguagem única que troca experiência com os outros meios: mestiçagem de literatura, cinema, rádio, jornal impresso e hoje em dia, até mesmo, internet.

9 *Descrever a Trajetória do pensamento comunicacional de Martin-Barbero não é tarefa fácil, Pois trata-se de um encontro de um pensador de formação Européia e o pensamento latino-americano *O que Barbero quer, é pensar o discurso como o lugar do acontecimento, atravessando pelas tensões que ocorrem entre o emissor e o mediador

10 Bruno Costa Caio Simonini Ednei Pacheco Igor Nascimento
Rafaela Barboza Silvana Faustino Vagner Liberato RA – RA – RA – RA – RA – RA – RA – 

11 Fim...


Carregar ppt "Jesús Martín-Barbero 'Estudar apenas os meios de comunicação não é o mais importante, porque o ponto-chave do processo é desde onde se assiste'"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google