A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Personalidade é modo relativamente constante e peculiar do individuo definindo sua singularidade A estrutura da personalidade é a base que organiza e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Personalidade é modo relativamente constante e peculiar do individuo definindo sua singularidade A estrutura da personalidade é a base que organiza e."— Transcrição da apresentação:

1

2 Personalidade é modo relativamente constante e peculiar do individuo definindo sua singularidade A estrutura da personalidade é a base que organiza e une entre si as diferentes condutas e disposições do indivíduo Relação entre estrutura e conteúdo.

3 Caráter: é a peculiaridade indivisível, particular da pessoa, que se manifesta em certos modos de experiência individual Traço de personalidade: refere-se a uma característica duradoura da personalidade do indivíduo.

4 Temperamento: aspectos da hereditariedade e da constituição fisiológica que interferem no ritmo individual, no grau de vitalidade ou emotividade dos indivíduos

5 TEORIAS DA PERSONALIDADE Psicanálise enfatiza os aspectos psicossexuais; A Teoria Rogeriana enfatiza a necessidade fundamental de auto-realização de todo indivíduo; A Teoria Behaviorista enfatiza a aprendizagem em que os aspectos duradouros do comportamento do indivíduo são os hábitos

6 PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A ABORDAGEM DA PERSONALIDADE: Os determinantes INCONSCIENTES do comportamento, em contraposição aos determinantes CONSCIENTES. O homem como produto do determinismo AMBIENTAL ou do determinismo PSÍQUICO

7 A HEREDITARIEDADE e a BASE BIOLÓGICA do organismo como relevantes na formação da personalidade. O CONTEXTO SOCIOCULTURAL, enquanto referência ao mundo das relações sociais mais amplas e da cultura,

8 OS TEMPERAMENTOS DE KRETSCHMER Para Kretschmer, a secreção das glândulas endócrinas e em geral, os fenômenos químicos do corpo inteiro influem sobre a constituição somática e o psiquismo de cada indivíduo.

9 CICLOTÍMICO Pessoas de bom humor tomam a vida tal como ela é, naturais, abertos, espontâneos, de amizades rápidas e fáceis, ternos, extrovertido, comunicativo, facilidade nas relações interpessoais e adequada captação dos estímulos ambientais.

10

11 ESQUIZOTÍMICO Introvertidos, reservados, escassa sintonização e irradiação afetiva, grande dificuldade em estabelecer relações interpessoais rápidas e ocasionais, facilidade para o pensamento abstrato e lógico.

12

13 ATLÉTICO Lentos, falam compassados, tendência à repetição, característica típica é a viscosidade e pegajosidade, gênio explosivo

14

15 TEORIA CONSTITUCIONAL DE SHELDON Sheldon levava em consideração as camadas embrionárias, afirmando que em cada indivíduo há a predominância de uma delas: Ectodérmica, Mesodérmica, Endodérmica.

16 VISCEROTÔNICO Em seus valores ocupam lugar os prazeres da mesa. Sua vida gira em torno da comida. É muito sociável, cerimonioso,. Dorme bem, se relaciona facilmente com os demais, aberto e expressivo. Apreciador do conforto, bom temperamento.

17

18 SOMATOTÔNICO Gosta do poder. É agressivo, competitivo, dominante, corajoso, resistente e duro. Ama o conforto e a comodidade, sua fonte de prazer é a atividade e o triunfo, afirmativo, ativo, direto.

19

20 CEREBROTÔNICO Cronicamente fatigado, está dominado por uma inibição e ansiedade. Dificuldade para estabelecer relações pessoais, tende ao isolamento e solidão. Temeroso, restrito.

21

22 EQUIPE: Paula Araújo Priscila Souza Bruna Lins Edilene Lima


Carregar ppt "Personalidade é modo relativamente constante e peculiar do individuo definindo sua singularidade A estrutura da personalidade é a base que organiza e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google