A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ótica Geométrica Sara Santos Nº /2014 Física M| F3

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ótica Geométrica Sara Santos Nº /2014 Física M| F3"— Transcrição da apresentação:

1 Ótica Geométrica Sara Santos Nº20 2013/2014 Física M| F3
Agrupamento de Escolas Abel Salazar

2 Índice Introdução (pág.3); Desenvolvimento do Tema (pág.4);
A reflexão da luz (pág.5 a 7); Espelhos planos (pág.8 e 9); Espelhos esféricos (pág.10 e 11); A refracção da luz (pág.12).; Conclusão (pág.13); Webgrafia (pág.14).

3 Introdução Neste trabalho vou abordar vários temas que estão incluídos na Ótica Geométrica.

4 Desenvolvimento do Tema

5 • A reflexão da luz A reflexão é um fenómeno físico onde ocorre a mudança da direção da propagação da luz.

6 A reflexão da luz Existem dois tipos de reflexão:
Reflexão regular da luz: mudança de direção ou de sentido na mesma direção que os raios luminosos sofrem ao incidir numa superfície polida. Reflexão irregular da luz: desvio que os raios luminosos sofrem em variadas direções quando incididos numa superfície rugosa.

7 Leis da reflexão 1ª Lei da Reflexão: o raio incidente, o raio refletido e a reta normal ao ponto de incidência estão no mesmo plano. 2ª Lei da Reflexão: a amplitude do ângulo de incidência é igual á amplitude do ângulo de reflexão.

8 • Espelhos planos São superfícies planas que refletem a luz regularmente e originam imagens virtuais.

9 Características dos espelhos planos
A imagem refletida tem o mesmo tamanho do objeto; Cada objeto corresponde a uma imagem; A imagem e o objeto não se sobrepõe.

10 • Espelhos esféricos São superfícies esféricas que refletem a luz de forma convergente e divergente e originam imagens virtuais e reais.

11 Tipos de espelhos esféricos
Se a imagem for refletida na parte de dentro do espelho, é côncavo. Se a imagem for refletida na parte de fora do espelho, é convexo.

12 • A refracção da luz É um fenómeno ótico que ocorre com a luz quando esta muda de meio físico de propagação (Ex: ar e água); Isto só acontece quando a velocidade do feixe de luz, é diferente nos dois meios.

13 Conclusão Ao fazer este trabalho fiquei a perceber muito melhor a matéria sobre a ótica geométrica e serviu para consolidar os meus conhecimentos. Não tive grandes dificuldades para o realizar já que existe muita informação sobre este assunto e também os apontamentos das aulas.

14 Netgrafia/Bibliografia
luz.htm  http://www.mundoeducacao.com/fisica/espelhos- planos.htm esfericos.htm  http://www.mundoeducacao.com/fisica/a-refracao- luz.htm Apontamentos do caderno


Carregar ppt "Ótica Geométrica Sara Santos Nº /2014 Física M| F3"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google