A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina Introdução a Administração Aula 03 – Antecedentes Históricos Profº Me. Rogério Gouveia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina Introdução a Administração Aula 03 – Antecedentes Históricos Profº Me. Rogério Gouveia."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina Introdução a Administração Aula 03 – Antecedentes Históricos Profº Me. Rogério Gouveia

2 1ª Fase Artesanal É a fase que vai desde a Antiguidade até aproximadamente 1780, quando se inicia a Revolução Industrial. Fundamentada no artesanato rudimentar.

3 2ª Fase da Transição do Artesanato à Industrialização Corresponde à Primeira Revolução Industrial, entre 1780 a Os dois grandes expoentes são o carvão e o ferro.

4 3ª Fase do Desenvolvimento Industrial Corresponde à Segunda Revolução Industrial, entre 1860 a Os dois grandes expoentes são o aço e a eletricidade.

5 4ª Fase do Gigantismo Industrial É a fase situada entre as duas Grandes Guerras Mundiais (1914 e 1945) nas quais se utilizam organização e tecnologia avançada para fins bélicos. Predomínio de aplicações técnico-científicas e ênfase em materiais petroquímicos.

6 5ª Fase Moderna É fase mais recente, que vai de 1945 a 1980, marcando uma nítida separação entre os países desenvolvidos, os subdesenvolvidos e os em desenvolvimento.

7 6ª Fase da Globalização É a fase após 1980, carregada de desafios, dificuldades, ameaças, coações, contingências, restrições e toda sorte de adversidades para as empresas.

8 Algumas tendências relevantes do Século XXI Globalização da concorrência. Capital intelectual valendo mais que o financeiro. Virtualização do mundo. Diferenciação pela inovação. Ascensão da Mulher no mercado de traalho. Crescente consciência ambiental. Produtos personalizados. Concentração de empresas. Crescente violência social. Valorização do indivíduo. Busca da qualidade de vida.

9 Perfil da organização de sucesso no século XXI É orientada por princípios. Tem foco na competência competitiva. Tem o cliente como consultor. Constrói o futuro com visão estratégica. É veloz com perfeição. É real e virtual. É socialmente responsável. É inovadora e empreendedora. Tem a informação e o conhecimento como oxigênio. Possui excelência total.

10 Bibliografia Caravantes, Geraldo R., Panno, Claudia C. e Kloeckner, Mônica C. – Administração: teorias e processos – São Paulo: Pearson Prentice Hall, Chiavenato, Idalberto – Introdução à teoria geral da administração – 6ª ed. – Rio de Janeiro: Campus, Robbins, Stephen P. e Decenzo, Davi A. – Fundamentos de administração:conceitos essenciais e aplicações – 4ª ed. – São Paulo: Prentice Hall, Maximiniano, Antônio Cesar A. – Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital – 5ª ed. – São Paulo: Atlas, Silva, Reinaldo O. da – Teorias da administração – São Paulo: Pearson Prentice Hall, Sobral, Filipe e Alketa, Peci – Administração:teoria e prática no contexto brasileiro – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.


Carregar ppt "Disciplina Introdução a Administração Aula 03 – Antecedentes Históricos Profº Me. Rogério Gouveia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google