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Comunicação de crise. Indicativos e estratégias para o adequado gerenciamento de comunicação em situação de crise ou de dificuldade perante a um jornalista.

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Apresentação em tema: "Comunicação de crise. Indicativos e estratégias para o adequado gerenciamento de comunicação em situação de crise ou de dificuldade perante a um jornalista."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação de crise

2 Indicativos e estratégias para o adequado gerenciamento de comunicação em situação de crise ou de dificuldade perante a um jornalista.

3 O QUE É UMA CRISE DE IMAGEM? “[...] a crise de imagem constitui um conjunto de eventos que pode atingir o patrimônio mais importante de qualquer entidade ou personalidade que mantenha laços estreitos com o público: a credibilidade, a confiabilidade, a reputação”. Mário Rosa

4 O QUE FAZER NA CRISE? Calma. Prepare-se. Não saia falando sem saber de fato o que aconteceu. Declare à imprensa que você irá se informar e voltará a falar. E volte. Não tema fale. Se você não falar alguém o fará.

5 O QUE FAZER NA CRISE? Mentir, jamais. Se o fizer a boa vontade da opinião pública estará perdida. Jamais diga “sem comentários” ou “nada a declarar”. Trate de ser identificado como crível e honesto.

6 O QUE FAZER NA CRISE? A imagem e a credibilidade, no momento de crise, são decisivos. “não basta ser honesto, você tem que parecer honesto”.

7 Comitê para gerenciar a crise e a sua comunicação - AI Providencie: –press-releases, depoimentos, lista de perguntas e respostas, testemunhas favoráveis etc. Agendar entrevistas e atender bem a imprensa. Publique um anúncio explicando a posição da empresa. Mantenha canais de comunicação com o governo.

8 Comitê para gerenciar a crise e a sua comunicação AI Monitorar a mídia e corrigir erros. Se necessário, contratar os serviços de um call center para atender o público. Monitorar as reações dos públicos afetados (clientes, acionistas, fornecedores, governo, ONGs, comunidade e público interno)

9 O QUE NÃO FAZER NA CRISE Evite declarar: –“Estou sendo injustiçado”; –“Não é problema meu”; –“Me respeite”; –“Não quero incomodar meus chefes”; –“Foi um episódio isolado. Não vai acontecer novamente”

10 O QUE NÃO FAZER NA CRISE –“Isso não vai dar em nada”; –“seguimos todas as normas, padrões e regulamentos da companhia”; –“Legalmente estamos cobertos” –“Foi um problema menor. Não há motivo para pânico”.

11 COMO ESTAR PREPARADO Contrate uma assessoria qualificada para desenvolver um programa de treinamento e gerenciamento de crise. Envolva toda a direção e gerentes seniores da empresa. Faça um media-training de crise.

12 COMO ESTAR PREPARADO Faça um brainstorming de possibilidades de crises no seu negócio. A pior crise é aquela para a qual não estamos preparados. Desenvolva um extenso questionário e prepare respostas para as possíveis perguntas.

13 COMO ESTAR PREPARADO Desenvolva mensagens-chave. Crie um comitê de crise e reúna-o ao menos uma vez a cada seis meses para novas avaliações.

14 Gerenciamento de Crise. Estratégias da Comunicação Empresarial – estudo de caso: Coelce Maria Luiza Bezerra

15 Diário do Nordeste -10/05/2007

16 Diário do Nordeste 11/05/2007

17 Diário do Nordeste 13/05/2007

18 Diário do Nordeste 23/05/2007

19 O Povo – 26/10/2007

20 Diário do Nordeste – 27/05/2007

21 O Povo – 12/05/2007

22 O Povo 15/05/2007

23 O Povo 22/04/2008

24 O Povo 15/05/2007

25 O Povo – 26/10/2007


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