A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIAS ATIVAS. METODOLOGIA ATIVA de ensino- aprendizagem está baseada na forma de desenvolver o processo de aprender utilizando experiências reais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIAS ATIVAS. METODOLOGIA ATIVA de ensino- aprendizagem está baseada na forma de desenvolver o processo de aprender utilizando experiências reais."— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIAS ATIVAS

2 METODOLOGIA ATIVA de ensino- aprendizagem está baseada na forma de desenvolver o processo de aprender utilizando experiências reais ou simuladas, com capacidade para solucionar com sucesso tarefas essenciais da prática profissional em diferentes contextos.

3 A Metodologia Ativa é a aprendizagem significativa, baseada em : *resolução de problemas, * problematização de fatos ou situações, de forma a levar os estudantes *compreensão dos estudantes para o fato estudado

4 *proposição de soluções, por meio de um processo de ação-reflexão-ação. * avaliação formativa por permitir a identificação do que os estudantes não sabem e oportunizar novas situações de aprendizagem. *responsabilização das Instituições Educacionais para com o processo de formação dos profissionais, pois são elas que certificam o graduado.

5 A ciência age seletivamente, recorta o real em partes, o que redunda na especialização do conhecimento. Na ESPECIALIZAÇÃO pode-se ver a parte em profundidade, porém, essa profundidade obscurece o entendimento adequado do todo. A realidade que a ciência vê não é a realidade toda, mas a que ela estuda.

6 A ciência detém dois limites: 1) não tem da realidade um olhar abrangente, mas recortada em partes; 2) a especialização é a tática de aprofundamento da ciência mas, não dá conta sozinha de uma realidade complexa.

7 A percepção da complexidade da realidade levou a uma especialização exacerbada, que poderia ser contornado por um cuidado metodológico de enfocar a realidade por todos os lados, o que pode ser oportunizado pela interdisciplinaridade. A necessidade da interdisciplinaridade não provém apenas das deficiências do conhecimento científico mas, sobretudo, da realidade como tal.

8 A interdisciplinaridade é a verticalização, o que se pretende é enriquecê-la com seu aporte horizontalizado.

9 A definição de INTERDISCIPLINARIDADE é a “arte do aprofundamento com sentido de abrangência, para dar conta, ao mesmo tempo, da particularidade e da complexidade.” É melhor praticada em grupo, porque busca outros saberes para trabalhar com afinco os limites do conhecimento. “A verticalização sozinha não supre a necessidade de visão abrangente de complexidade, a horizontalização é superficial, porque olha de cima, não por dentro.”

10 Na formação própria de generalista deve se cercar a realidade com múltiplos enfoques. Há que se cuidar para não tornar o generalista um profissional de triagem inicial, que apenas distribui os problemas para os especialistas.

11 Um Grupo Interdisciplinar precisa atender as seguintes características: 1- especialistas de áreas diversas que orquestram com esforços convergentes e não justapostos. 2-não é um grupo numeroso, mas de especialistas de áreas diferentes ou de campos opostos;

12 3-o trabalho tem que ser produto de todos que tratam de construir um texto único a várias mãos; 4- não pode ser o trabalho de um ou de poucos, muitas vezes provocados pelo estrelismo. 5-não permitir que cada profissional faça reconhecer sua soberania territorial;

13 Para a concretização da interdisciplinaridade, pondera-se: A) estabelecer o compromisso com o saber pensar, através do METODO, que é o mais comum entre as várias ciências. B)fazer a crítica da ciência, respeitando a contradição e as posições alheias, acreditando que um olhar não pode ver tudo,

14 C)buscar espaços comunicantes, em termos de conteúdos e teorias. Ex. uma enfermeira que procura atender ao corpo e ao espírito do doente recorre para as ciências biológicas e os conhecimentos da esfera humana. D)trabalhar em equipe, desenvolvendo o hábito de discutir e trabalhar juntos, a fim de apurar o sentido convergente da construção do conhecimento;

15 E)no currículo onde aparece o fomento necessário à capacidade de aprender reconstrutivamente, tem que oportunizar a abertura de espaços para a reconstrução de conhecimentos em outra áreas; F)utilizar o espaço da pós-graduação para a interdisciplinaridade, considerando tratar-se de acadêmicos mais avançados; G)extinguir Departamentos para permitir que o trabalho em grupo possa ser enriquecido com competência especializada de cada um e a capacidade de aprender juntos.


Carregar ppt "METODOLOGIAS ATIVAS. METODOLOGIA ATIVA de ensino- aprendizagem está baseada na forma de desenvolver o processo de aprender utilizando experiências reais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google