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A condição pós-moderna Lyotard, Jean François 1ra. Edição 1979.

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1 A condição pós-moderna Lyotard, Jean François 1ra. Edição 1979

2 A condição pós-moderna Sobre Jean-François Lyotard ( ) –Nacionalidade: francesa –Principais atividades: Professor de filosofia em escolas secundarias Integrou o grupo "Socialisme ou barbarie” centrado em debate sobre o marxismo. Professor e pesquisador nas seguintes universidades: –Sorbonne, Nanterre, CNRS, Vincennes, University of Paris-VIII (Vincennes, Saint-Denis), University of California, Irvine e Emory University (Atlanta) Algumas outras obras: Les transformateurs Duchamp (1977), Heidegger e os judeus (1988), Lições sobre a analítica do sublime (1991) e Assinado Malraux (1996).

3 A condição pós-moderna Preocupação central: –o estatuto do saber na sociedade pós-industrial Mercantilização do saber Qual o impacto da condição pós-moderna sobre as Universidades? Hipótese do trabalho: O saber muda de estatuto ao mesmo tempo que as sociedades entram na idade dita pós- industrial e as culturas na idade dita pós- moderna.

4 A condição pós-moderna Saber cientifico = tipo de discurso –Desde a Década. 30: vanguarda ciências e técnicas da linguagem –exemplos: »os problemas da comunicação e a cibernética »as matemáticas modernas e a informática »os problemas de tradução de linguagem e a busca de compatibilidade entre linguagens-máquinas »os problemas de memorização e os bancos de dados

5 A condição pós-moderna Informações tecnológicas –Cibernética, Informática, Bancos de Dados, Linguagens- máquinas (1) Pesquisa ex.: economia, genética, etc. (2) Transmissão de conhecimentos –miniaturização e disseminação de equipamentos informacionais –agiliza e facilita a circulação do conhecimento avanços na transmissão de sons e imagens e nos transportes

6 A condição pós-moderna Consequentemente.... Muda a natureza do saber É necessário adaptar-se aos novos canais Traduzir o conhecimento em quantidade de informações

7 A condição pós-moderna Indo mais além, segundo Lyotard : Pode-se então prever que tudo o que no saber constituído não é traduzível será abandonado e que a orientação das novas pesquisas se subordinará à condição de tradutibilidade dos resultados eventuais em linguagem de máquina.

8 A condição pós-moderna Hegemonia da Informática Exteriorização do saber Transformação da informação em mercadoria aquisição de valor  para venda ou para transformação em nova mercadoria x perda do valor de uso

9 A condição pós-moderna Na esfera econômica: O saber Principal força de produção Mudança da população ativa Ponto de estrangulamento para países periféricos Aumenta o distanciamento entre os países

10 A condição pós-moderna Custo de pesquisa é elevado Requer financiamento do Estado ou do setor privado Critério de legitimação passa a ser: o desempenho e a eficiência vs. O Consenso de experts (modernidade ) Impactando no sistema educacional »produção de técnicos »substituição da preocupação com conteúdo vs. em ensinar como acessar e organizar a informação

11 A condição pós-moderna Assim, Com o advento das novas tecnologias de informação Ocorre a transformação do conhecimento em meio de pagamento Gerando uma pressão por liberalismo e transparência E separando e distanciando decisores (quem financia) e compradores

12 A condição pós-moderna Na esfera política: O Saber “Desafio maior na competição pelo poder” Fonte potencial de conflito entre nações “Novo campo para estratégias militares e políticas”

13 A condição pós-moderna Nova problemática nas relações entre Economia e Estado Com mercantilização do saber Mensagens precisam ser ricas em informação e fáceis de decodificar Ideologia da “transparência comunicacional”! Estado como fator de ruído - necessário mudar papel de guia e protetor

14 A condição pós-moderna Geração e diversidade de saberes é significativa Inviabiliza o controle sobre um conjunto conhecimento (Presente nas sociedades arcaicas ou tradicionais) Tendência natural: compartilhamento de conhecimentos

15 A condição pós-moderna Com as multinacionais: –Estado detêm menor controle sobre investimentos Com as novas tecnologias de informação: –Surgem novas questões de direito Como controlar a pirataria? Como deve ser regulada a internet? Quem deve ter ingerência sobre satélites?

16 A condição pós-moderna Conclusões: –Há uma mudança do estatuto do saber Performance = critério para avaliação da pesquisa Inovações na produção e transmissão de conhecimentos –Ocorre expansão das fronteiras Características necessárias: fácil decodificação e transparência –O saber passa a ser tratado como mercadoria –Um novo papel para as universidades e para o Estado –Tendência: Maior distânciamento entre os desenvolvedores e os compradores de conhecimento

17 A condição pós-moderna..cada um sabe, nunca se sabe, todo o saber está na humanidade. / A escola, como instituição, define a priori (em função de suas tradições e da percepção da demanda social) os conhecimentos indispensáveis, corretos, válidos, quer seja para a cultura geral ou para os saberes especializados. Mas esses conhecimentos somente representam uma ínfima minoria do que "cada um sabe", do saber trazido pelo conjunto da humanidade, um saber que, além disso, se transforma e aumenta hoje em um ritmo tal que a escola tem, a cada dia que passa, mais dificuldade de acompanhar.


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