A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por que estudar sistemas de informação?. 2  Isto é o mesmo que perguntar por que alguém deve estudar contabilidade, finanças, marketing, RH ou qualquer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por que estudar sistemas de informação?. 2  Isto é o mesmo que perguntar por que alguém deve estudar contabilidade, finanças, marketing, RH ou qualquer."— Transcrição da apresentação:

1 Por que estudar sistemas de informação?

2 2  Isto é o mesmo que perguntar por que alguém deve estudar contabilidade, finanças, marketing, RH ou qualquer outra grande função organizacional.  Sistemas e tecnologias da informação se tornaram um componente vital para o sucesso de empresas e organizações.

3 3 Por que estudar sistemas de informação? O envolvimento dos administradores em todas os aspectos dos sistemas de informação é fundamental para o sucesso da empresa. O envolvimento dos administradores em todas os aspectos dos sistemas de informação é fundamental para o sucesso da empresa.

4 4 Por que estudar sistemas de informação?  O campo de sistemas de informação engloba muitas tecnologias complexas, conceitos comportamentais abstratos e aplicações especializadas em inúmeras áreas empresariais e não empresariais.

5 5 Cinco áreas do conhecimento:  Conceitos Básicos  Tecnologias da Informação  Aplicações Empresariais  Processos de Desenvolvimento  Desafios Gerenciais

6 6 Conceitos Básicos  Conceitos fundamentais sobre os componentes e papéis dos sistemas de informação, derivados da teoria geral dos sistemas ou conceitos da estratégia competitiva utilizados para desenvolver sistemas de informação em busca de vantagem competitiva.

7 7 Tecnologias da Informação  Os principais conceitos, avanços e questões gerenciais na informática (hardware, software, redes, gerenciamento de banco de dados e outras tecnologias de processamento de informação).

8 8 Aplicações Empresariais  As principais utilizações dossistemas de informação para as operações, administração e vantagem competitiva de um empreendimento (SPT, SIG, SAD, SIE, SE), incluindo comércio eletrônico e colaboração, utilizando a Internet, intranets e extranets.

9 9 Processos de Desenvolvimento  Como os usuários finais ou especialistas em informação desenvolvem soluções de sistemas de informação para problemas nas empresas utilizando metodologias específicas.

10 10 Desafios Gerenciais  Os desafios de administrarefetiva e eticamente os recursos e estratégias de negócios envolvidas na utilização da tecnologia da informação ao nível do usuário e do empreendimento e ao nível global de um negócio.  Qual é o uso correto dos recursos de informação de uma organização?  O que é necessário para ser um usuário final responsável?  Como você pode se proteger do crime com o uso do computador e outros riscos?

11 11 Formação em Computadores e Sistemas de Informação:  Um SI não é composto apenas por computadores, ele é apenas a ferramenta mais eficiente para manipular todos os dados gerados na organização. Tecnologia, processos organizacionais, práticas, transações e políticas geradoras de dados, bem como as pessoas envolvidas nessa geração de dados e no uso das informações. Tecnologia, processos organizacionais, práticas, transações e políticas geradoras de dados, bem como as pessoas envolvidas nessa geração de dados e no uso das informações.

12 12 O aprendizado em computadores ou em informática ou em TI  É um conhecimento de sistemas e equipamentos de computadores e seus modos de funcionamento. Enfatiza o uso de equipamentos e dispositivos (hardware), programas e instruções (software), banco de dados e telecomunicações.

13 13 O aprendizado em sistemas de informação  É o conhecimento de como usar o hardware e o software para aumentar os lucros, cortar os custos, melhorar a produtividade e aumentar a satisfação dos clientes.  O mais importante, é que engloba o como e o por que essa tecnologia é aplicada em empresas.

14 14  Capacitação em sistemas de informação: Compreensão ampla dos SI, incluindo conhecimento comportamental sobre organizações e indivíduos que usam SI e conhecimentos técnicos sobre computadores.  Capacitação em computadores: Conhecimento sobre tecnologia da informação, com foco na compreensão de como funcionam as tecnologias baseadas em computador

15 15 Um administrador deve saber como identificar problemas e oportunidades e como usar os sistemas de informação para aumentar a capacidade de reação da organização. Um administrador deve saber como identificar problemas e oportunidades e como usar os sistemas de informação para aumentar a capacidade de reação da organização.

16 16 Para isso é necessário o entendimento da natureza dos problemas enfrentados pelas organizações Para isso é necessário o entendimento da natureza dos problemas enfrentados pelas organizações  Como podemos desenvolver os sistemas para resolvê-los? De onde eles vêm?  Quem está mais envolvido na configuração das soluções do sistema?  Como o trabalho pode ser coordenado? (LAUDON e LAUDON, 1999)

17 17 Conhecimento de SI consiste:  Conhecimento e habilidade prática com as tecnologias da informação mais atuais.  Compreensão ampla de organizações e seus relacionamentos com indivíduos que a compõe, com uma perspectiva comportamental.  Compreensão ampla de como analisar e resolver problemas

18 18  Nesse contexto, conclui-se que o profissional de administração de SI deve estar apto a administrar os relacionamentos a partir das três perspectivas existentes nas empresas: organização, tecnologia e pessoas.

19 19 Como os SI atuam nas áreas funcionais:  FINANÇAS: prever receitas, determinar as melhores fontes e uso de fundos, administrar o dinheiro, contas a pagar e a receber.  MARKETING: desenvolver novos produtos, projeções de vendas, análise de dados do mercado, determinar as melhores abordagens de propagandas e de vendas.

20 20 Como os SI atuam nas áreas funcionais:  INDÚSTRIA/PRODUÇÃO: projetar produtos (CAD), fabricar itens (CAM), e integrar várias partes de equipamentos ou máquinas (CIM), planejamento da capacidade, controle da qualidade.  RECURSOS HUMANOS: prever necessidade de mão-de-obra, avaliar desempenho, treinar empregados, atender requisitos legais, monitorar a produtividade dos empregados.


Carregar ppt "Por que estudar sistemas de informação?. 2  Isto é o mesmo que perguntar por que alguém deve estudar contabilidade, finanças, marketing, RH ou qualquer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google