A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes de Computadores Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes de Computadores Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento"— Transcrição da apresentação:

1 Redes de Computadores Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento

2 Wellington Wagner F. Sarmento Resumo Comutação; Detecção e Correção de Erros.

3 Wellington Wagner F. Sarmento Comutação Alocação de recursos da rede de comunicação para a transmissão pelos diversos dispositivos conectados; Tipos: Comutação por Circuito; Comutação por Pacotes.

4 Wellington Wagner F. Sarmento Comutação Exemplo de Comutadores Central Telefônica; Switch Ethernet (utilizado em Redes de Computadores); Switch ATM (utilizado em redes que utilizam a tecnologia ATM). Switch Ethernet

5 Wellington Wagner F. Sarmento Comutação Comutação por Circuito: Utiliza um caminho dedicado para comunicação entre duas estações; Possui as fases: Estabelecimento do Circuito, Transferência de Informação e Desconexão do Circuito; Exemplo: Sistema Telefônico.

6 Wellington Wagner F. Sarmento Comutação Comutação por Circuito: O Caminho dedicado pode ser físico, formado por uma sucessão de enlaces físicos; O Caminho dedicado pode ser uma sucessão de canais de freqüência alocados em cada enlace; O Caminho dedicado pode ser uma sucessão de canais de tempo em cada enlace.

7 Wellington Wagner F. Sarmento Comutação Comutação por Circuito:

8 Wellington Wagner F. Sarmento Comutação Comutação por Pacotes: Utiliza Pacotes: pedaços de uma mensagem; Não necessita o estabelecimento de um caminho dedicado; Pacotes de uma mesma mensagem podem estar em transmissão simultânea; Exige o ROTEAMENTO de pacotes; Pacotes são formados por Cabeçalho e Dados.

9 Wellington Wagner F. Sarmento Comutação Comutação por Pacotes:

10 Wellington Wagner F. Sarmento Detecção e Correção de Erros A informação não está totalmente livre de sofrer danos causados por ruídos, retardos ou ecos; Técnicas para verificar a integridade da informação e corrigir eventuais erros são necessárias; Exemplo: Bit de Paridade e CRC.

11 Wellington Wagner F. Sarmento Detecção e Correção de Erros Bit de Paridade: Utilizada para detecção de erros; Insere um bit de paridade ao final de cada caracter(conjunto de bit) transmitido; O bit é inserido de forma a deixar todos os caracteres com número par ou ímpar de bit; Exemplo: Caracter: 11001; Paridade: par; Número com bit de paridade:

12 Wellington Wagner F. Sarmento Detecção e Correção de Erros CRC: Utiliza-se a um processo de divisão de polinômios para assegurar a integridade da mensagem; A mensagem é acrescida do resto da divisão de dois polinômios, chamado Frame Check Sequence;

13 Wellington Wagner F. Sarmento Detecção e Correção de Erros CRC: O polinômio dividendo é gerado com a ordem igual a k-1, onde k é o número de bit da mensagem; O segundo polinômio, chamado gerador, deve ser comum ao transmissor e o receptor; O processo de averiguação é feito pela repetição da divisão, por parte do receptor, e sua comparação com o FCS.

14 Wellington Wagner F. Sarmento Detecção e Correção de Erros CRC: O polinômio gerador CRC-32 é utilizado em redes de computadores que seguem o padrão IEEE-802; CRC-32: X 32 +X 26 +X 23 +X 22 +X 16 +X 12 +X 11 +X 10 +X 8 +X 7 +X 5 +X 4 +X 2 +1

15 Wellington Wagner F. Sarmento Detecção e Correção de Erros Reconhecer que uma mensagem foi recebida com erro permite tomar as providências para corrigi-la; Esta correção pode ser feita pela retransmissão da mensagem, por exemplo.

16 Wellington Wagner F. Sarmento Indicações de Leitura COMER, D. E. Redes de Computadores e Internet. Parte I - Transmissão de Dados, Segunda Edição, Ed. Bookman, SOARES et al. Redes de Computadores: das LANs, MANs e WANs às redes ATM, Ed. Campus, 1995.


Carregar ppt "Redes de Computadores Prof. Msc. Wellington W. F. Sarmento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google