A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Realizado por: Ricardo Francisco. fatores abióticos Os fatores abióticos relacionam-se com a disposição e quantidade de organismos num ecossistema. Os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Realizado por: Ricardo Francisco. fatores abióticos Os fatores abióticos relacionam-se com a disposição e quantidade de organismos num ecossistema. Os."— Transcrição da apresentação:

1 Realizado por: Ricardo Francisco

2 fatores abióticos Os fatores abióticos relacionam-se com a disposição e quantidade de organismos num ecossistema. Os fatores abióticos estão também relacionados com o meio físico ou químico de um certo ecossistema. Nos ecossistemas da terra, os fatores abióticos estão completamente dependentes da temperatura, luz e água. Todas as comunidades estão dependentes dos fatores abióticos A Terra e a Natureza © Copyright Esta imagem foi retirada do PowerPoint da “A Terra e a Natureza – Biologia” deste tema da unidade 1. Aqui podemos observar apenas o meio físico e químico do ecossistema.

3 poiquilotérmicos Existem animais como os insetos ou anfíbios que não conseguem manter uma temperatura constante a quando da variação ambiental da mesma. Estes animais são chamados de poiquilotérmicos (animais de temperatura variável). homeotérmicos Por outro lado, tal como os seres humanos e outros mamíferos, existem animais que conseguem adaptar-se a diferentes ambientes e temperaturas. Estes são chamados de homeotérmicos (animais de temperatura constante). A Terra e a Natureza © Copyright homeotérmicos Os animais homeotérmicos, conseguem reduzir as perdas de calor em ambientes frios ou perder o calor em ambientes quentes. Isto porque é possível modificações corporais (o pêlo e alguns comportamentos).

4 hibernação Os animais que não conseguem resistir na sua atividade em temperaturas mais frias, recorrem à hibernação (Estado inativo em que o animal reduz totalmente a sua atividade no exterior em ambientes frios). estivação Seres vivos como os caracóis recorrem à estivação (Estado inativo em que o animal reduz a sua atividade em ambientes quentes e secos). migração Outros animais migram para locais mais quentes para procurar alimento. A migração, é um movimento de alguns animais (como a andorinha) que procuram vários locais onde decorre uma estação com temperaturas favoráveis. (Num ano pode haver várias viagens destas visto que o ano tem quatro estações). A Terra e a Natureza © Copyright

5 Animais e sobre tudo as plantas estão relacionadas com a luz. As plantas, devido à necessidade de realizar fotossíntese precisam de luz. (Se nós cobrirmos uma planta com um objeto opaco, em vários dias esta acaba por reduzir a atividade ou até mesmo morrer). fotoperíodo é longo fotoperíodo é reduzido Mas os animais também precisam de luz. Alguns reagem à quantidade de luz como o hámster-siberiano. Ele reproduz-se quando o fotoperíodo é longo (dias grandes e noites pequenas) ao contrário do que acontece quando o fotoperíodo é reduzido (Dias pequenos e noites grandes). A Terra e a Natureza © Copyright


Carregar ppt "Realizado por: Ricardo Francisco. fatores abióticos Os fatores abióticos relacionam-se com a disposição e quantidade de organismos num ecossistema. Os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google