A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Docente: Prof. Dr. Nuno Corte - Real 2ºCiclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Docente: Prof. Dr. Nuno Corte - Real 2ºCiclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário."— Transcrição da apresentação:

1 Docente: Prof. Dr. Nuno Corte - Real 2ºCiclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário

2 Atividade: A Casa dos Segredos Duração: - 10/15 minutos Objectivos: - Possibilitar canais de comunicação entre professor/alunos; alunos/alunos; e, alunos/professor; - Promover a imaginação, a desinibição e o raciocínio hipotético-dedutivo; - Maximizar o contacto visual (aumentando assim a intimidade e o processo de auto e hetero conhecimento). Metodologia: Cada elemento refere sobre si o nome e duas características, sendo que uma necessariamente será mentira. Após os alunos se terem apresentado, a turma é dividida em dois grupos (A e B) sendo que os elementos de cada grupo tentarão descobrir o “segredo” (mentira) de cada elemento do outro grupo. É necessário um porta-voz do grupo. Os grupos terão a palavra alternadamente e cada segredo descoberto valerá um ponto. Ganha o jogo a equipa que no final somar maior número de pontos.

3 Atividade: Trapezistas loucos Duração: - 10 minutos Objectivos: - Possibilitar canais de comunicação entre professor/alunos; alunos/alunos; e, alunos/professor; - Distância Interpessoal: contacto físico - forma mais intima de COMUNICAÇÃO; -Maximizar o contacto visual e corporal -Englobar todo o grupo na actividade Metodologia: Os alunos colocam-se sobre o banco sueco (cadeiras) e conforme instrução, trocam posições, sem descerem do banco, de forma a ficarem ordenados por: Idade; Altura; Tamanho mão; Naturalidade; Nome. Em caso de queda, a aluno subirá na extremidade mais afastada do banco quanto à posição que pretende atingir.

4 Atividade: Puzzle do Conhecimento Duração: - 10/15 minutos Objectivos: -Possibilitar canais de comunicação entre professor/alunos; alunos/alunos; e, alunos/professor; -Promover a interacção entre grupos mais pequenos de forma a ser mais fácil a desinibição; Metodologia: O jogo é constituído por imagens divididas em pedaços com o objectivo de as juntar formando essa mesma imagem. Consoante a junção da imagem, era pedida uma apresentação entre todos, onde obrigatoriamente tinham de constar três características: Nome; Região proveniente; Passatempo favorito. Posteriormente, elegido um porta-voz do grupo, este apresentava cada “pedaço da imagem”, no sentido de todo o grupo ser conhecido pela turma.

5 Atividade “Apresentar/ Representar” Duração: -10 minutos Objectivos: - Proporcionar um momento em que se conjuga a apresentação, a representação e a improvisação. Metodologia: O professor aleatoriamente selecciona: A.Uma letra e um número - representam consoante um contexto: o Entrevista de emprego; o Reunião de alcoólicos anónimos; o Conhecer um ídolo; o Vendedor/Comerciante; o Apresentar uma tese; B.Apenas uma letra ou número – mimam uma característica: o Uma qualidade; o Um defeito; o Uma modalidade que gostam.

6 Atividade: QUEM É QUEM? Duração: - 10 minutos Objectivos: -Comunicação alunos/alunos -Contacto visual -Participação colectiva Metodologia: Preenchemos um papel com as informações pedidas na imagem Essas mesmas informações foram redistribuidas pela turma Um elemento tinha de descobrir a quem pertenciam as informações que tinha na sua mão Como? Ia eliminando os restantes elementos da turma fazendo as perguntas de ordem decrescente, sendo proibido utilizar o item 1 e 2

7 Atividade: Jogo dos Crachás Duração: -10/15 minutos Objectivos: o Criar canais de comunicação; o Permitir que os alunos interagirem e se conhecerem melhor; o Promover uma interacção mais pessoal entre eles; Metodologia: o Escrever no crachá alguns aspectos tais como: o Naturalidade; o Uma característica física; o Algo que goste; o Algo que não goste; o Faculdade onde se licenciou. o Distribuir aleatoriamente os crachás pela turma; o Descobrir quem tinha o seu crachá e de quem era o crachá que tinham em mãos.

8  Contacto pessoal e interacção  Actividade dinâmica  Tempo de actividade - Propensões  Prática inclusiva  Relação professor alunos e relação alunos-alunos  Fugir à rotina  “Improviso planeado”  Preparar a logística da atividade antes da aula  Número de alunos envolvidos  Dependente da dimensão da turma e material disponível  Inibição  Grupo, líder e os escondidos do costume …Balanço… O que dizer então do primeiro momento?


Carregar ppt "Docente: Prof. Dr. Nuno Corte - Real 2ºCiclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google