A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

@ldeia.Global Um novo ano… Uma Nova Geografia… Informação estatística com nova “Geografia”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "@ldeia.Global Um novo ano… Uma Nova Geografia… Informação estatística com nova “Geografia”"— Transcrição da apresentação:

1 @ldeia.Global Um novo ano… Uma Nova Geografia… Informação estatística com nova “Geografia”

2 UM NOVO ANO… UMA NOVA GEOGRAFIA… A partir de janeiro de 2015, o INE vai passar a divulgar os seus indicadores referenciados a uma nova NUTS 3. A Nomenclatura das Unidades Territoriais para fins Estatísticos – NUTS, foi criada pelo EUROSTAT com o INE dos diferentes países da Europa, para efeitos de análise estatística de dados, com base numa divisão coerente e estruturada do território económico comunitário. A publicação do Regulamento (CE) n.º 1059/2003 do Parlamento Europeu e do Conselho, em 26 de maio, deu enquadramento jurídico a esta nomenclatura.

3 UM NOVO ANO… UMA NOVA GEOGRAFIA… As NUT em vigor até janeiro de 2015 NUTS 1 3 sub-regiões, correspondentes ao território do Continente e às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

4 UM NOVO ANO… UMA NOVA GEOGRAFIA… NUTS 2 7 sub-regiões, correspondentes ao território do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve) e às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. As NUT em vigor até janeiro de 2015

5 UM NOVO ANO… UMA NOVA GEOGRAFIA… NUTS 3 30 sub-regiões, vinte e oito no Continente e às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. As NUT em vigor até janeiro de 2015

6 UM NOVO ANO… UMA NOVA GEOGRAFIA… As novas NUT… uma “Nova Geografia”… Em 2013 foi concluído o último processo regular de alteração das NUTS europeias que estabelece os limites territoriais de referência para as NUTS, a partir de 1 de janeiro de No caso de Portugal, na sequência da aprovação da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro (que aprovou o estatuto da entidades intermunicipais), o Estado Português solicitou à Comissão Europeia um processo de revisão extraordinária da NUTS portuguesas, evocando uma reorganização da estrutura administrativa portuguesa.

7 UM NOVO ANO… UMA NOVA GEOGRAFIA… O INE disponibiliza dados de acordo com a nova geografia a partir de 1 de janeiro de 2015 NUTS 3 (atuais 30) janeiro 2015: novas NUTS 3 (25)

8 UM NOVO ANO… UMA NOVA GEOGRAFIA… NUTS 1NUTS 2Nova Designação das NUTS 3População (Censos 2011)N.º de Municípios Continente Norte Alto Minho Cávado Ave Área Metropolitana do Porto Alto Tâmega Tâmega e Sousa Douro Terras de Trás-os-Montes Centro Região de Aveiro Região de Coimbra Região de Leiria Viseu Dão Lafões Beiras e Serra da Estrela Beira Baixa Oeste Médio Tejo Área Metropolitana de Lisboa Alentejo Área Metropolitana de Lisboa Alentejo Litoral Alto Alentejo Alentejo Central Baixo Alentejo Lezíria do Tejo Algarve Região Autónoma dos Açores Região Autónoma da Madeira

9 UM NOVO ANO… UMA NOVA GEOGRAFIA… Em consequência, passará a existir, para fins estatísticos, a área Metropolitana de Lisboa, que resulta a fusão das atuais Grande Lisboa e Península de Setúbal, passando a construir, simultaneamente uma NUTS 3 e uma NUTS 2. As novas NUTS 3, comparativamente à versão ainda em vigor (desde 2003), passam de 30 para 25 unidades territoriais. Em 8 NUTS 3, não há alteração de limites ou de designação, em 16 verificam-se alterações ao nível dos limites territoriais e 12 têm uma nova designação. No caso das NUTS 2 portuguesas, não se verificou qualquer alteração, com exceção da designação da NUTS 2 Lisboa para a Área Metropolitana de Lisboa.

10 UM NOVO ANO… UMA NOVA GEOGRAFIA… Em síntese… A alteração prevista incide ao nível das NUTS 3.

11 UM NOVO ANO… UMA NOVA GEOGRAFIA… Em síntese… A partir de 2015 as atuais 30 sub-regiões passarão a 25.

12 @ldeia.Global Um novo ano… Uma Nova Geografia… Informação estatística com nova “Geografia”


Carregar ppt "@ldeia.Global Um novo ano… Uma Nova Geografia… Informação estatística com nova “Geografia”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google