A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA Universidade Federal de Alagoas Campus Sertão – Delmiro Gouveia Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA Universidade Federal de Alagoas Campus Sertão – Delmiro Gouveia Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura."— Transcrição da apresentação:

1 ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA Universidade Federal de Alagoas Campus Sertão – Delmiro Gouveia Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura

2 SUMÁRIO: A Elaboração de Um Projeto de Pesquisa O Projeto Passo a Passo O Tema Problema e Hipótese Apresentação Justificativa Objetivos Metodologia Levantamento Bibliográfico Inicial Cronograma Esquema do projeto Considerações finais Referências Um Projeto de Pesquisa O Projeto Passo a Passo O Tema

3 PROJETO DE PESQUISA

4 TEMA: De acordo com Rocha (2002), o primeiro passo para a edificação do projeto é a escolha do tema, que por sua vez deverá ser instigante, simples e preferencialmente no campo de atuação do pesquisador, ou no caso de quem está iniciando seus projetos de pesquisa na área do conhecimento que mais lhe desperte curiosidade. O PASSO A PASSO DO PROJETO

5 EXEMPLO: Um exemplo simples, mas esclarecedor, é o do pesquisador, ao trabalhar as questões do lixo, quando propõe o tema: O lixo no espaço urbano. Fazer um recorte desse tema ajudará demais ao desenvolvimento da pesquisa, pois com esse tema a pesquisa poderá percorrer vários caminhos. Fazer um recorte desse tema, para o lixo no espaço urbano de Delmiro Gouveia-AL, fará com que a pesquisa apresente um cunho mais objetivo e leve menos tempo e precisão nos resultados. TEMA

6 PROBLEMATIZAÇÃO Segundo Rocha (2002), o pesquisador, deve problematizar o tema apresentado buscando fazer questionamentos que proporcione interrogações que devem ser respondidas ou gerem outros questionamentos após a avaliação dos resultados. Lakatos (2003), a problemática deve prende-se ao tema, uma vez que ela esclarece as dificuldades a serem supostamente respondidas com o estudo do tema. Problematizar o tema abordado é sempre a melhor forma para buscar responder as dificuldades a serem investigadas, dificuldades essas que darão uma importante visão, quanto a importância do projeto.

7 clicksociologico.blogspot.c... PROBLEMATIZAÇÃO EXEMPLO: O que leva a falta da coleta do lixo na cidade de Delmiro Gouveia? Para onde está indo o lixo? O seu destino final tem prejudicado a população?

8 HIPÓTESE A hipótese será entendida como uma possível resposta para a problematização do tema proposto. EXEMPLO: A falta de política pública voltada para a coleta e tratamento adequado do lixo.

9 Jthoai.blogspot.com.br APRESENTAÇÃO Serão apresentadas as questões pertinentes ao universo geral pesquisado e as relações sociopolítico-econômicas referente ao objeto de estudo

10

11 JUSTIFICATIVA Justificativa deve ser elaborada em forma de um pequeno texto respondendo a seguinte pergunta: Por que pesquisar esse e não outro tema?

12 OBJETIVOS Torna-se um empecilho na vida de muitos. Fundamental para o direcionamento da pesquisa. Objetivo geral e especifico. segundo Rocha (2002), leva muitas pessoas ao erro na hora de estabelecer os objetivos do projeto de pesquisa

13 QUAL A FUNÇÃO DA MESMA Para que pesquisar? Objetivo geral responde a pergunta do autor; etapas a serem desenvolvidas na pesquisa; Objetivos específicos funcionam como verbos de ação;

14 NO CASO DO LIXO NO ESPAÇO URBANO DE DELMIRO GOUVEIA-AL objetivo geral: Investigar os efeitos do lixo para o espaço urbano da cidade de Delmiro Gouveia objetivos específicos: Fazer um estudo teórico da questão do lixo no espaço urbano, desenvolver estudos práticos de análises dos locais mais afetados pela falta de coleta do lixo, elaborar a junção dos resultados obtidos na atividade prática e relacionar com a teórica e apresentar os resultados a comunidade por meio de seminários.

15 METODOLOGIA É o estudo dos caminhos, instrumentos usados para fazer pesquisa, os quais responde como fazê-la de forma EFICIENTE. São os métodos adotados para realização da pesquisa, ou seja, têm que seguir fielmente o tema a ser pesquisado.

16 EXEMPLO PNAD : Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Realizada pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Tipos de metodologia: –Amostra; –Entrevista; –Questionário ; –Observação.

17 ENTREVISTA Fonte: IBGE

18 QUESTIONÁRIO

19 FORMULÁRIO

20 LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Tem por objetivo conhecer as diferentes contribuições sobre determinado tema. Importância: –Fazer um histórico sobre o tema; –Atualizar-se sobre o tema escolhido; –Evitar repetição de trabalhos já realizados.

21 CONCEITUAÇÃO

22 CRONOGRAMA De acordo com a visão do autor o cronograma nada mais é do que uma tabela onde irá conter os períodos, que podem ser dias, semanas, quinzenas ou meses e, as respectivas atividades a serem desenvolvidas nesse período selecionado.

23 CRONOGRAMA

24

25

26 REFERÊNCIAS ROCHA, Paulo Felisberto da. Como fazer uma pesquisa científica? Uma abordagem teórico-prática. Maceió: Edições Catavento, COSTA, Ana Rita Firmino, Orientações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos. Maceió: EDUFAL, COSTA, Ana Rita Firmino (apud BARROS e LEHFELLD, 2010, P.27) LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos ed. - São Paulo : Atlas 2003.

27 CHAUI Marilena. In: Convite à Filosofia, Ed. Ática, São Paulo, 2000,Unidade 1, Capítulo 3 p 48; DIAS, Cláudia e FERNANDES Denise,Brasília, março 2000; FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. In Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p ª edição; KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2001; MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria.Metodologia; RAMPAZZO, lino metodologia cientifica, edições loyla; 3ª edição científica4.ed.São Paulo: Atlas, p.15-43; REFERÊNCIAS

28 COSTA, Ana Rita Firmino. Orientações metodológicas para produção de trabalhos acadêmicos, Maceió, EDUFAL SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico, São Paulo, CARTEZ, LAKATOS, Eva Maria & MARCONI, Maria de Andrade. Técnicas de Pesquisa. 2º Ed. São Paulo, Atlas, 1986.

29 Apoio: OBRIGADO! Equipe: -Bruno Rafael Ferreira de Figueiredo -Cristovão Pereira Lira -Fábio dos Santos -Jair Rodrigues Marques -Wilson Oliveira -Orientação: Prof. Kleber Costa da Silva


Carregar ppt "ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA Universidade Federal de Alagoas Campus Sertão – Delmiro Gouveia Curso de Graduação em Geografia – Licenciatura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google