A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia"— Transcrição da apresentação:

1 Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia
Profa. Ms. Vilma Nunes da Silva Tutora Presencial – Polo Currais Novos

2 O que é uma monografia? A monografia é um trabalho acadêmico que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e que resulta de um processo de investigação sistemática.

3 Requisitos básicos de uma monografia
Redução da abordagem a um só tema; Tratamento exaustivo e completo em profundidade; Necessidade de investigação científica como suporte; Condição de apresentar contribuição para o progresso da ciência; Exigência de oferecer uma contribuição pessoal original à ciência.

4 Para a elaboração de uma monografia é necessário que antes você tenha feito o projeto

5 O que é um anteprojeto? É a ideia inicial de um projeto de pesquisa, ou seja, é um projeto não corrigido e não aprovado. Depois de aprovado, torna-se um projeto.

6 O que é um projeto de pesquisa?
É uma proposta específica e detalhada do trabalho a ser desenvolvido, com o objetivo de definir uma questão e a forma pela qual ela será pesquisada. É, na realidade uma carta de intenções. Nenhum projeto é definitivo, estará sempre sujeito a modificações durante sua execução.

7 Partes que compõem o projeto de pesquisa
Elementos pré-textuais: Capa Folha de rosto Dedicatória Sumário Outros elementos podem aparecer, tais como: epígrafe, listas de tabelas, quadros, figuras, apêndices e anexos.

8 Elementos textuais (Corpo do projeto):
Introdução (problema e questão da pesquisa) Justificativa Objetivos (Geral e Específicos) Referencial Teórico ou Revisão da Literatura; Metodologia; Cronograma de pesquisa.

9 Elementos pós-textuais:
Referências bibliográficas: livros, artigos, sites, etc., citados ao longo do projeto; Apêndices; Anexos.

10 O tema Consiste em escolher um assunto delimitado, sobre o qual será definido um problema de pesquisa. É aconselhável que o tema selecionado reflita o ambiente do pesquisador, ou seja, a empatia entre o tema e o indivíduo que vai desenvolvê-lo é ponto primordial para a qualidade da pesquisa.

11 O título O título deve refletir a pesquisa como um todo. Deve ser claro, preciso, e se possível deve informar exatamente a natureza da pesquisa. É aconselhável nomear o trabalho no final, quando você terá uma visão do todo.

12 O problema Toda pesquisa tem início com algum tipo de problema, ou seja, alguma coisa que você tenha vontade de solucionar ou contribuir para a sua solução, ou apenas compreender por que acontece. É a questão (pergunta) que vai nortear toda a pesquisa.

13 Introdução: onde o pesquisador faz a apresentação do tema;
Geralmente o problema é composto das seguintes partes: Introdução: onde o pesquisador faz a apresentação do tema; Situação problema: é a caracterização do problema; aquilo que realmente interessa o pesquisador. Deve incluir a delimitação do estudo; A formulação do problema (a pergunta): todo problema deve ser formulado na forma de pergunta.

14 A justificativa É o porquê da pesquisa. Justificar um projeto de pesquisa é de extrema importância, porque mostra de que forma os resultados obtidos poderão contribuir para a solução ou melhor compreensão do problema formulado, e pode ser pautada nos seguintes fatores: Fatores sociais; Fatores políticos Aplicabilidade. Na justificativa também se colocam os motivos que levaram o pesquisador a buscar a resposta ao problema proposto.

15 Os objetivos É o para quê da pesquisa. Objetivo Geral: pode ser definido como aquilo que queremos alcançar ao término da pesquisa. Ele deve ser redigido de forma clara, precisa, com coerência em relação ao que se pretende ser atingido. Objetivos Específicos: podem ser definidos como etapas que devem ser cumpridas para se atingir o objetivo geral.

16 O Referencial Teórico/Revisão da Literatura
É a base de sustentação teórica de um trabalho monográfico. Reflete o nível de envolvimento do autor com o tema. Segundo Bastos et al. (1995, p. 9), visa “familiarizar o leitor com trabalhos existentes relativos ao que tem sido feito, por que, quando e onde [...]. Fornecer, a partir da delineação crítica de várias posições teóricas, uma moldura conceitual que ofereça base para a derivação de hipóteses e sua fundamentação”.

17 As fontes para um bom referencial teórico ou revisão da literatura são livros e artigos específicos sobre o tema escolhido. Jornais e revistas não indexadas não são fontes confiáveis, porque, muitas vezes, já trazem opiniões embutidas. A internet, também, pode ser uma opção, desde que o site seja confiável.

18 A metodologia É o como da pesquisa. Esta é a parte na qual você vai dizer como será feita a pesquisa. Uma pesquisa pode ter abordagem qualitativa e/ou quantitativa. A qualitativa se preocupa com uma realidade que não pode ser quantificada. Ela trabalha com o subjetivo dos sujeitos (crenças, valores, atitudes, etc). Esta abordagem também pode trabalhar com dados, porém o tratamento não deve envolver estatística avançada. A abordagem quantitativa é aquela que tem como suporte medidas e cálculos mensurativos. A abordagem qualitativa busca a compreensão e a quantitativa a explicação.

19 O cronograma É o componente do projeto que denota o envolvimento do aluno com a execução do projeto. É uma matriz TEMPO x REALIZAÇÃO DE ETAPAS.

20 Exemplo de cronograma x ETAPAS PERÍODO 2009 2010 AGO SET OUT NOV DEZ
JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL Pesquisa bibliográfica Trabalho de campo Análise dos dados Redação final Defesa x

21 As referências bibliográficas
São todas as fontes citadas ao longo do projeto ou monografia.

22 Referências COSTA, Marco Antônio F. da. Metodologia da pesquisa: conceitos e técnicas. Rio de Janeiro: Interciência, 2001. TRALDI, Maria Cristina & DIAS, Reinaldo. Monografia passo a passo. São Paulo: Editora Alínea, 2004.


Carregar ppt "Orientações para a elaboração do anteprojeto de monografia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google