A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO

2 CONCEITUAÇÃO Podemos dizer que a globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. O conceito de “aldeia global” se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

3 PROCESSO DE EXPANSÃO Iniciado com as grandes navegações nos séculos 15 e 16. Com isto, o Capitalismo expandiu-se geograficamente por todo o mundo, integrando-o num sistema único de produção e consumo de mercadorias, além de descobertas de novas regiões do planeta. No segundo momento, iniciou com a Revolução Industrial do século XVIII que possibilitou o aumentou da produção de mercadorias e que desta vez conseguia escoar a produção para outros países além dos europeus. Nesta fase o capitalismo europeu teve a função de ser a vanguarda do processo de globalização.

4 PROCESSO DE EXPANSÃO O terceiro momento, o atual, caracteriza-se pelo domínio completo das multinacionais. Estas tomaram grande impulso a partir dos anos 50, depois da Segunda Guerra Mundial. A fixação de multinacionais nos países subdesenvolvidos acelerou o processo de integração global que teve o intuito de facilitar o escoamento das mercadorias produzidas nestes países que atraíram estas multinacionais por uma série de motivos como: legislações trabalhista e ambiental pouco avançadas; mão-de-obra barata; proximidade com a matéria prima; isenção de impostos; etc.

5 AS TRÊS GLOBALIZAÇÕES: COMO FÁBULA, COMO ELA É E COMO ELA PODE SER
O primeiro seria o mundo como nos fazem vê-lo, a globalização como fábula. Este ocorre principalmente através dos meios de comunicação que tem um uso político que não atende as classes populares, mas tentam mostrar que o atual processo capitalista é o ideal para estas classes. Resumidamente, os meios de comunicação teriam uma função ideológica do discurso das classes dominantes.

6 AS TRÊS GLOBALIZAÇÕES: COMO FÁBULA, COMO ELA É E COMO ELA PODE SER
O segundo seria o mundo tal como ele é: a globalização como perversidade. Isso inclui a desigualdade social, o desemprego, a fome e a miséria. Enquanto uns têm muito, outros têm muito pouco. Observamos isso todos os dias, sejamos nós pobres ou ricos, trabalhadores ou burgueses. Não é difícil visualizarmos empresas ou até pessoas disputando mercado ou empregos de maneira que pareça um duelo de inimigos mortais.

7 AS TRÊS GLOBALIZAÇÕES: COMO FÁBULA, COMO ELA É E COMO ELA PODE SER
Finalmente, o terceiro, o mundo como ele pode ser: uma outra globalização. Esta proposta surge com o simples fato da verificação de que este processo de globalização não está dando certo, pois cada vez mais ocorre a concentração de renda no planeta que leva milhares de pessoas a viverem de maneira subumana. Uma outra globalização seria a integração das culturas de diferentes localidades respeitando-as, ou seja, uma globalização mais solidária com as populações mais necessitadas e para isto não seria difícil, porque a capacidade técnica se mostra capaz.

8 CHARGES

9

10

11

12

13

14

15

16 CONCLUSÃO Uma outra globalização além de ser possível é necessária, pois as populações mais pobres que sofrem demasiadamente com este atual processo de globalização, é exponencialmente maior que a pequena parcela da população que detém a maior parte da riqueza gerada às custas dos trabalhadores. Para isto esta pequena parcela se utiliza dos meios de comunicação para passar a ideologia que lhe interessa e não a verdade como de fato é. Também se utiliza do Estado para atender os seus interesses econômicos e para reprimir as manifestações da população revoltosa com a globalização perversa.


Carregar ppt "O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google