A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Americana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Americana"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Americana
O Laboratório de Informática Educacional potencializando o ensino de Biologia em Uruaçu-GO Projeto apresentado à Universidade Americana, como requisito avaliativo da disciplina de Metodologia da Investigação Científica do Curso Mestrado em Ciências da Educação. Orientador: Assunção/Paraguai 2013

2 Capítulo I MARCO INTRODUTÓRIO

3 TEMA Utilização do Laboratório de Informática Educacional, no processo de ensino-aprendizagem de Biologia.

4 PROBLEMA Qual a relevância da exploração didático-pedagógica do Laboratório de Informática Educacional, para potencializar o processo de ensino de Biologia, nas Unidades Escolares que possuem tal recurso no município de Uruaçu, considerando as exigências da sociedade vigente, tão bem caracterizada como sociedade do conhecimento?

5 OBJETIVO GERAL Compreender a relevância da utilização pedagógica do Laboratório de Informática Educacional-LIE para o processo de ensino de Biologia.

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Verificar se os professores de Biologia sabem utilizar o Laboratório de Informática Educacional.  Reconhecer que o Laboratório de Informática Educacional oferece informações atuais, novas, interativas e instantâneas que dinamizam o ensino de Biologia. Identificar as estratégias de ensino que o Laboratório de Informática Educacional-LIE oferece para o ensino de Biologia.

7 JUSTIFICATIVA A prática pedagógica de Biologia na atualidade, se pauta em um ensino decorativo, de uma gama enorme de conceitos desvinculados da vivência dos alunos. Muitas vezes, o quadro-giz, o livro didático e a aula expositiva formam o Kit de trabalho do professor. O atual contexto exigem uma nova prática pedagógica, considerando as múltiplas linguagens disponibilizadas pelas tecnologias midiáticas.

8 Capítulo II MARCO TEÓRICO

9 Variáveis Informática: Provém do francês informatique, implementado pelo engenheiro (Philippe, 1960) , que se traduz em informação automática. Reúne técnicas que desenvolvidas com o objetivo de potenciar as suas capacidades de pensamento, memória e comunicação. (Moriele, s.d) Ensino: Ato ou efeito de ensinar (instruieitos), constituído pelo conjunto de conhecimentos, princípios e ideias que se ensinam a alguém. Implica a interação de três elementos: docente; aluno e o objeto de conhecimento. (Valente, 2000)

10 Abordagem Construcionista:
Papert , Valente, 2003, Moran (2008); A computador se constitui em um recurso no qual o aluno busca informações em rede. Possibilita ao aluno construir conhecimentos a partir da exploração de programas e aplicativos, possibilitando uma aprendizagem ativa” (MORAES, 2008).

11 Capítulo III MARCO METODOLÓGICO

12 METODOLOGIA 3.1 - Tipo de investigação: Quantitativa
3.1 - Tipo de investigação: Quantitativa Mais adequada para apurar opiniões e atitudes  explícitas e conscientes pois utiliza instrumentos estruturados. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação. Ao longo do tempo, é possível traçar um histórico de informação, aumentando a credibilidade do resultado da pesquisa. Dantas e Cavalcante, s.d

13 METODOLOGIA 3.2 - Nível de Conhecimento: Esperado: Explicativo
3.2 - Nível de Conhecimento: Esperado: Explicativo 3.3 - Desenho de Investigação: Desenho Experimental

14 METODOLOGIA 3.4 - Descrição da População e amostra: 20 professores de Biologia que atuam na 1º série do Ensino Médio, no turno matutino do Colégio Estadual Polivalente Dr. Sebastião G. de Almeida no município de Uruaçu.

15 METODOLOGIA 3.5 - Técnicas e instrumentos de coleta de dados: Questionário Misto, com questões fechadas, de uma única resposta utilizando sim ou não, com possibilidade de justificar ou tecer comentários.

16 METODOLOGIA 3.6 - Descrição dos procedimentos da análise de dados: Os dados serão organizados em tabelas e gráficos utilizando a planilha do Excel.

17 Capítulo IV MARCO ANALÍTICO

18 Conclusão O estudo da estrutura do projeto oportunizou problematizar sobre todas suas etapas de elaboração, dentro de uma perspectiva crítico-reflexiva, centrada no aprender a fazer. É evidente que dúvidas ainda se fazem presentes, devido a complexidade do tema em estudo. Todavia, é possível afirmar que o avanço foi significativo e se constituirá em um diferencial.

19 REFERÊNCIAS

20 BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, p.  DOTTORI, Simone Souza. & SILVA, Elizabeth Silveira. & SOUZA, Elci Oliveira Sampaio de. Biologia para o Ensino Médio. Disponível em: omnis.if.ufrj.br/~curriculo/11-exatas-biologia.pdf. Acesso em: 10/04/2012  MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias, Disponível em: Acesso em 09/05/2012. PRIOLLI, Adriana Soares. Informática Educacional Disponível em: Acesso em 30/02/2012. TAROUCO, Liane M. et ali. Reusabilidade de objetos educacionais. . Revista Novas Tecnologias na Educação. CINTED: UFRGS, v.1 nº1, fevereiro, 2003.


Carregar ppt "Universidade Americana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google