A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cursos a Distância em todo o Brasil www.institutoprominas.com.br 0800 283 8380 O Laboratório de Informática Educacional potencializando o ensino de Biologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cursos a Distância em todo o Brasil www.institutoprominas.com.br 0800 283 8380 O Laboratório de Informática Educacional potencializando o ensino de Biologia."— Transcrição da apresentação:

1 Cursos a Distância em todo o Brasil O Laboratório de Informática Educacional potencializando o ensino de Biologia em Uruaçu-GO Universidade Americana Assunção/Paraguai2013 Projeto apresentado à Universidade Americana, como requisito avaliativo da disciplina de Metodologia da Investigação Científica do Curso Mestrado em Ciências da Educação. Orientador:

2 Cursos a Distância em todo o Brasil Capítulo I MARCO INTRODUTÓRIO

3 Cursos a Distância em todo o Brasil TEMA Utilização do Laboratório de Informática Educacional, no processo de ensino- aprendizagem de Biologia.

4 Cursos a Distância em todo o Brasil PROBLEMA Qual a relevância da exploração didático- pedagógica do Laboratório de Informática Educacional, para potencializar o processo de ensino de Biologia, nas Unidades Escolares que possuem tal recurso no município de Uruaçu, considerando as exigências da sociedade vigente, tão bem caracterizada como sociedade do conhecimento?

5 Cursos a Distância em todo o Brasil OBJETIVO GERAL  Compreender a relevância da utilização pedagógica do Laboratório de Informática Educacional-LIE para o processo de ensino de Biologia.

6 Cursos a Distância em todo o Brasil OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Verificar se os professores de Biologia sabem utilizar o Laboratório de Informática Educacional.  Reconhecer que o Laboratório de Informática Educacional oferece informações atuais, novas, interativas e instantâneas que dinamizam o ensino de Biologia.  Identificar as estratégias de ensino que o Laboratório de Informática Educacional-LIE oferece para o ensino de Biologia.

7 Cursos a Distância em todo o Brasil JUSTIFICATIVA A prática pedagógica de Biologia na atualidade, se pauta em um ensino decorativo, de uma gama enorme de conceitos desvinculados da vivência dos alunos. Muitas vezes, o quadro-giz, o livro didático e a aula expositiva formam o Kit de trabalho do professor. O atual contexto exigem uma nova prática pedagógica, considerando as múltiplas linguagens disponibilizadas pelas tecnologias midiáticas.

8 Cursos a Distância em todo o Brasil Capítulo II MARCO TEÓRICO

9 Cursos a Distância em todo o Brasil Variáveis Informática: Provém do francês informatique, implementado pelo engenheiro (Philippe, 1960), que se traduz em informação automática. Reúne técnicas que desenvolvidas com o objetivo de potenciar as suas capacidades de pensamento, memória e comunicação. (Moriele, s.d) Ensino: Ato ou efeito de ensinar (instruieitos), constituído pelo conjunto de conhecimentos, princípios e ideias que se ensinam a alguém. Implica a interação de três elementos: docente; aluno e o objeto de conhecimento. (Valente, 2000)

10 Cursos a Distância em todo o Brasil Abordagem Construcionista: Papert , Valente, 2003, Moran (2008); A computador se constitui em um recurso no qual o aluno busca informações em rede. Possibilita ao aluno construir conhecimentos a partir da exploração de programas e aplicativos, possibilitando uma aprendizagem ativa” (MORAES, 2008).

11 Cursos a Distância em todo o Brasil Capítulo III MARCO METODOLÓGICO

12 Cursos a Distância em todo o Brasil METODOLOGIA Tipo de investigação: Quantitativa Mais adequada para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes pois utiliza instrumentos estruturados. Seu objetivo é mensurar e permitir o teste de hipóteses, já que os resultados são concretos e menos passíveis de erros de interpretação. Ao longo do tempo, é possível traçar um histórico de informação, aumentando a credibilidade do resultado da pesquisa. Dantas e Cavalcante, s.d

13 Cursos a Distância em todo o Brasil METODOLOGIA Nível de Conhecimento: Esperado: Explicativo Desenho de Investigação: Desenho Experimental

14 Cursos a Distância em todo o Brasil METODOLOGIA Descrição da População e amostra: 20 professores de Biologia que atuam na 1º série do Ensino Médio, no turno matutino do Colégio Estadual Polivalente Dr. Sebastião G. de Almeida no município de Uruaçu.

15 Cursos a Distância em todo o Brasil METODOLOGIA Técnicas e instrumentos de coleta de dados: Questionário Misto, com questões fechadas, de uma única resposta utilizando sim ou não, com possibilidade de justificar ou tecer comentários.

16 Cursos a Distância em todo o Brasil METODOLOGIA Descrição dos procedimentos da análise de dados: Os dados serão organizados em tabelas e gráficos utilizando a planilha do Excel.

17 Cursos a Distância em todo o Brasil Capítulo IV MARCO ANALÍTICO

18 Cursos a Distância em todo o Brasil Conclusão O estudo da estrutura do projeto oportunizou problematizar sobre todas suas etapas de elaboração, dentro de uma perspectiva crítico- reflexiva, centrada no aprender a fazer. É evidente que dúvidas ainda se fazem presentes, devido a complexidade do tema em estudo. Todavia, é possível afirmar que o avanço foi significativo e se constituirá em um diferencial.

19 Cursos a Distância em todo o Brasil REFERÊNCIAS

20 Cursos a Distância em todo o Brasil BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, p. DOTTORI, Simone Souza. & SILVA, Elizabeth Silveira. & SOUZA, Elci Oliveira Sampaio de. Biologia para o Ensino Médio. Disponível em: omnis.if.ufrj.br/~curriculo/11-exatas-biologia.pdf. Acesso em: 10/04/2012 MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias, Disponível em: Acesso em 09/05/2012.http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.htm. Acesso em 09/05/2012 PRIOLLI, Adriana Soares. Informática Educacional Disponível em: Acesso em 30/02/2012. TAROUCO, Liane M. et ali. Reusabilidade de objetos educacionais.. Revista Novas Tecnologias na Educação. CINTED: UFRGS, v.1 nº1, fevereiro, 2003.


Carregar ppt "Cursos a Distância em todo o Brasil www.institutoprominas.com.br 0800 283 8380 O Laboratório de Informática Educacional potencializando o ensino de Biologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google