A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I MPLEMENTAÇÃO DO N OVO P ROGRAMA DE P ORTUGUÊS PARA O E NSINO B ÁSICO O TEXTO ARGUMENTATIVO 2º Módulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I MPLEMENTAÇÃO DO N OVO P ROGRAMA DE P ORTUGUÊS PARA O E NSINO B ÁSICO O TEXTO ARGUMENTATIVO 2º Módulo."— Transcrição da apresentação:

1 I MPLEMENTAÇÃO DO N OVO P ROGRAMA DE P ORTUGUÊS PARA O E NSINO B ÁSICO O TEXTO ARGUMENTATIVO 2º Módulo

2 Planificação de um texto argumentativo “Os meios de comunicação social têm sido alvo de várias criticas, mas há também que reconhecer a sua importância nas sociedades democráticas.”

3 Tese: -A comunicação social é essencial como instrumento regulador do exercício do poder democrático. Descritor de Desempenho: — Seleccionar tipos de formatos de textos adequados a intencionalidades e contextos específicos — argumentativos.

4 Contra argumentação: - A comunicação social, pela sua natureza aberta e susceptível de ser manipulada pelas várias forças sociais e politicas. - A comunicação social pode querer assumir um papel manipulador da sociedade. Exemplos: - Diferentes governos( EUA, RU) divulgaram notícias que se vieram a provar falsas para justificar a invasão do Iraque( presença de armas de destruição maciça). - Vários jornais desportivos divulgam notícias e disseminam opiniões que favorecem/ defendem deforma clara um determinado clube.

5 MAS…

6 A RGUMENTAÇÃO : - Num estado democrático é a comunicação social que permite ao cidadão expressar-se livremente. - A comunicação social permite divulgar a acção dos diversos intervenientes políticos e sociais de uma sociedade - A comunicação social é um instrumento da participação activa de um cidadão consciente. - A comunicação social serve a construção de uma opinião pública critica e interveniente.

7 Exemplos: - A televisão, de acordo com o estabelecido por lei, disponibiliza tempo de antena para a divulgação dos programas eleitorais dos diferentes partidos políticos. - Os espaços noticiosos dão conta, de forma objectiva, da prática do exercício do poder público ou outra. - São frequentes os programas televisivos e radiofónicos que permitem a intervenção e participação do cidadão ( correio do leitor, fórum da tsf, opinião pública…)

8 C ONCLUSÃO : - Nenhuma sociedade verdadeiramente democrática pode sobreviver sem uma comunicação social livre e activa.

9 E STE TRABALHO FOI REALIZADO POR Ana Teresa Gonçalves Alda Silveira Domingos Nunes Paula Reis Paulo Ribeiro


Carregar ppt "I MPLEMENTAÇÃO DO N OVO P ROGRAMA DE P ORTUGUÊS PARA O E NSINO B ÁSICO O TEXTO ARGUMENTATIVO 2º Módulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google