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Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

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1 Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

2 A Capes Hoje É a principal agência brasileira de fomento de bolsas de estudo, auxílios e outros mecanismos para formação de recursos humanos para a docência de nível superior, para a pesquisa e para o atendimento da demanda do setor público e privado; Titulação atual na PG: mestres e doutores a cada ano; Financia 55% das bolsas de pós-graduação stricto sensu no País, o que representou, em 2006, bolsistas no Brasil e no exterior; São cursos de PG nas diferentes áreas do conhecimento, recebendo, a cada ano, cerca de novos alunos.

3 Reconhecer e aprovar propostas de cursos novos, garantindo o reconhecimento nacional dos títulos; Acompanhar anualmente o desempenho dos cursos e programas pela análise de instrumentos específicos: Cadastro Discente e Programa Coleta; Promover a Avaliação Trienal: avaliar desempenho e promover a classificação (ranking) dos cursos em cada área do conhecimento; Financiamento da Pós-Graduação: bolsas e custeio; Cooperação Internacional e formação seletiva de recursos humanos no exterior; Garantir o acesso à informação científica e tecnológica internacional – Portal de Periódicos Capes. Missão da CAPES hoje

4 Portal de Periódicos da Capes O Portal Brasileiro da Informação Científica

5 Objetivos do Portal de Periódicos Apoiar as instituições de ensino superior com programas de pós-graduação stricto sensu na manutenção dos acervos de periódicos/revistas científicos internacionais, garantindo o acesso da comunidade acadêmica brasileira à produção científica e tecnológica mundial. democratizar o acesso à informação contribuindo para a diminuição das disparidades regionais, de modo a: a)Integrar a comunidade brasileira no cenário da produção científica mundial b)Facilitar a inserção da produção científica brasileira no contexto da produção universal

6 Oferta de literatura científica a 188 instituições de ensino e pesquisa no País Produção acadêmica baseada em literatura científica internacional de alto nível e atualizada Maior probabilidade de citações aos trabalhos de brasileiros em nível internacional Contribuição do Portal de Periódicos da CAPES Visibilidade da produção científica brasileira

7 Histórico 1990 – O MEC criou o Programa Nacional de Bibliotecas de Instituições de Ensino Superior - PROBIB – SESU 1994 – Ação conjunta entre a CAPES/FINEP/CNPq/SESU cabendo a CAPES a responsabilidade na aquisição de periódicos. SESU (Livros) 1995 – Criação do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos - PAAP e inicia-se o repasse de recursos para as IES 1997 – Aquisição centralizada pela CAPES para atender 75 IES em 264 bibliotecas 2000 – Criação do Portal eletrônico de.periodicos – Regulamentação do Programa, assim como as Normas para Uso de Publicações Eletrônicas disponíveis no Portal.periodicos. na Internet

8 Fundamentada nas seguintes constatações: melhor e maior oferta de serviços de telecomunicação, além do aumento da capilaridade da internet nas Instituições; número crescente de editores fornecendo acesso eletrônico institucional a texto completo de seus periódicos, via internet economia de escala nos contratos com os editores para o acesso aos periódicos e bases referenciais pelas instituições beneficiadas pelo portal periódicos Estratégia de Implantação

9 O acesso é restrito aos professores, estudantes e funcionários vinculados oficialmente às Instituições Participantes, através de todos os terminais localizados em suas dependências que possuem os IP`s habilitados. Como é o acesso aos Periódicos

10 Em sua estrutura organizacional o Portal constitui-se de: Coordenação Conselho Consultivo Instituições participantes À CAPES compete a coordenação geral e operacional e a promoção da integração e da cooperação entre instituições participantes. Estrutura Administrativa

11 Equipe do Portal Coordenador do Programa Secretária - 1 Assistente Técnico - 4 Estagiário - 2 Bibliotecários - 2 Funcionários do Quadro da Capes - 1

12 Conselho Consultivo do PAAP -Presidido pelo Diretor de Programas da Capes; -um servidor da Capes – secretário executivo; -dois representantes das Instituições Federais de Ensino superior; -um representante das unidades de pesquisa com pós- graduação e as Instituições públicas não federais de ensino superior; -um representante das Instituições privadas de ensino superior; -um representante das fundações de amparo à pesquisa estaduais.

13 1.instituições federais de ensino superior 2.instituições de pesquisa e instituições públicas de ensino superior (estaduais ou municipais), com pós-graduações avaliadas trienalmente pela CAPES e que tenham recebido nota igual ou superior a três 3.instituições privadas que tenham recebido nota igual ou superior a cinco na avaliação trienal da CAPES 4.outras instituições que aderiram ao Portal na categoria “pagantes”, com acesso restrito às coleções contratadas As instituições consideradas Público Pagante: instituição que tenha por atividade-fim ensino e/ou pesquisa possibilidade de contratação por área(s) do conhecimento e / ou base de dados, que podem ser selecionadas de acordo com os programas acadêmicos e prioridades das instituições A Política de adesão/inclusão

14 Estatuto aprovado pelo decreto nº de 12 de julho de 2000, e conferida pelo Art. 21, inciso IV, aprovado pela Portaria Nº 34, de 19 de junho de 2001, institui o Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos. Normas para uso das publicações eletrônicas: uso apropriado da informação eletrônica usuários autorizados condições de uso do portal serviço de intercâmbio entre bibliotecas medidas de segurança no uso do portal créditos à capes alterações Regimento e Normas

15 Assinatura de bases de dados através de contratação de Editoras. O conteúdo é indicado pelos usuários e definido pela comissão. CAPESCAPES UNIVERSIDADESUNIVERSIDADES Negociação com os editores/fornecedores

16 Portal não constitui um banco de dados público, mas um conjunto de licenças adquiridas de empresas estrangeiras para que um determinado número de instituições acessem às bases de dados eletrônicas contratadas. Característica Importante do Portal de Periódicos

17 As sugestões são analisadas pela Coordenação do Portal de Periódicos da Capes e pelo Conselho Consultivo do Programa: 1.cursos de pós-graduação na área no País: número, níveis, número de professores e de alunos, produtividade e outras características; 2.número de títulos disponíveis no Portal sobre o assunto e total de consultas destes títulos; 3.número de títulos disponíveis no Portal sobre o assunto em relação às demais áreas representadas; 4.fator de impacto da publicação, conforme o Journal Citation Reports do ISI (Institute for Scientific Information); 5.número de indicações do título; 6.disponibilidade de recursos financeiros por parte da CAPES; 7.viabilidade de formalização de contrato com o fornecedor; 8.outros fatores que possam interferir na seleção do título. Como são selecionadas as publicações para inclusão no Portal?

18 -Consórcio de Periódicos Eletrônicos (Copere) - Convênio para acesso pelo Portal às bases adquiridas diretamente pelas Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Privadas, junto ao Copere, sob a responsabilidade do SENAC. Possibilita a pesquisa em diferentes bases do Portal através de uma interface única, aos pesquisadores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas), Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Universidade São Francisco (USF) e Centro Universitário São Camilo; -Secretaria de Ciência e Tecnologia e Inovação Produtiva (SECYT) Argentina – visa promover ações com a Capes no campo de oferta de acesso eletrônico à produção científica e tecnológica de ambos os Países; -Ministério da Educação de Cuba – acordo que visa promover ações no campo de oferta de acesso eletrônico à produção científica e tecnológica de ambos os países. Interação com outros consórcios

19 Parcerias com: Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) - Convênio celebrado com o objetivo de permitir o acesso do MCT Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) - Convênio para inclusão dos 29 Centros Federais de Educação Tecnológica – CEFET´s, da Base de Dados SPRINGER-VERLAG Online e da base de patentes DII. Ministério da Agricultura – para inclusão da EMBRAPA Tecnológica – CEFET´s e da Base de Dados SPRINGER- VERLAG Online. Parcerias viabilizadas com recursos do Fundo Setorial de Infra- estrutura. Apoio Financeiro

20 Portal de Periódicos da CAPES Conteúdo 125 bases referenciais disponíveis títulos com texto completo Público abrangido gratuitas: - 53 instituições federais de ensino superior; - 29 institutos e unidades de pesquisa federais; - 25 instuições municipais e estaduais; - 16 instituições particulares. público pagante: ­ 32 instituições que possuem como atividade fim o ensino e/ou a pesquisa; ­ 33 centros federais de educação tecnológica.

21 Há um trabalho contínuo de recebimento de dados que são enviadas à CAPES pelos editores/fornecedores das bases de dados constantes do Portal; as estatísticas são disponibilizadas em sítios criados pelos editores/fornecedores ou encaminhadas à CAPES por correio eletrônico; os dados estatísticos são formatados mensalmente, em formato padrão e disponibilizados, via internet, às Instituições interessadas. Gerenciamento das estatísticas de uso

22 Utilização ,1 milhões de textos completos baixados; 13,8 milhões de acessos a bases referenciais; mais de acessos/dia milhões de textos completos baixados; 32 milhões de acessos a bases referenciais; mais de acessos/dia. 1º semestre de ,4 milhões de textos completos baixados; 15,5 milhões de acessos a bases referenciais; mais de acessos/dia. Indicadores de Acesso

23 Utilização das vinte maiores usuárias do Portal Das 188 Instituições, 10% são responsáveis por 72% do uso

24 Evolução do número de Instituições 2001 a 2007

25 Evolução de Títulos Disponibilizados 2001 a 2007 *Em texto completo

26 Evolução das Bases Referenciais disponibilizadas 2001 a 2007 *Referências de artigos

27 Conteúdo do Portal de Periódicos da Capes por área do conhecimento

28 Acessos às bases de texto completo do Portal Periódicos da Capes Primeiro Semestre de 2007

29 Acessos às bases referenciais do Portal Periódicos da Capes Primeiro Semestre de 2007

30 Facilidades e dificuldades encontradas na criação e/ou manutenção do Portal Falta de infra-estrutura de algumas Instituições participantes Dificuldade de conscientização da importância do Portal para os usuários Barreiras em relação a língua inglesa e uso de computadores por parte dos usuários Falta de recursos para divulgação do Portal nas Instituições e contratação de novos funcionários Responsabilidade de realizar treinamentos em bases que não possuem representação no Brasil Dificuldade em obter recursos para aquisições de novas bases importantes que são solicitadas pelos usuários e compra de softwares que facilitem a pesquisa Problemas administrativos e legais para aquisição através de pequenos editores devem ser resolvidos Perda de publicações para editoras que não tem contrato firmado com a Capes

31 Meios de Divulgação do Portal Treinamentos regionais Publicação de diversos trabalhos sobre a importância do Portal de Periódicos para a Pós-Graduação Brasileira Participação em feiras, congressos e eventos científicos em que a Capes esteja presente Realização de eventos com o intuito de premiar os melhores trabalhos dos usuários do Portal Divulgação do Portal no site da Capes e das Instituições participantes Envio de malas-diretas com as novidades e marcos do Portal para as Instituições participantes Palestras nas reuniões dos representantes de áreas que ocorrem na Capes

32 Tem o objetivo de capacitar profissionais que prestam serviços de informação utilizando o Portal.periodicos. Formação de multiplicadores nas instituições de ensino e pesquisa, promovendo uma melhor e maior utilização do Portal e qualificando a pesquisa. A ampliação das fontes do Portal de Periódicos justificam constante atualização e treinamento para as instituições participantes. Promoção de Jornadas de Treinamento em todas as regiões do Brasil, para as instituições usuárias do Portal de Periódicos. Programa de Treinamento Promovido pela CAPES para Acesso ao Portal

33 Parcerias com instituições e empresas interessadas em acessar o portal; Benefícios com a economia de escala obtida pela Capes resultando em descontos que podem atingir 80% do valor das assinaturas e da América Latina; Facilitação do acesso de outros países no Portal. Incentivo da Capes ao Público Pagante

34 Cumprir as exigências impostas pelo governo brasileiro em termos contratuais; prestar serviço de excelência no que se refere a: - estatística; - treinamento; - atendimento ao público; - suporte no geral. Eliminação dos percentuais de reajustes anuais; Agilidade na devolução dos contratos; Benefícios de custo quando da adoção de contratos plurianuais; Negociação em bloco com outros Países. Expectativa da Capes em relação aos editores

35 Expectativas Ampliação do Portal buscando cada vez mais qualidade; Novas aquisições para 2008; Probabilidade de aquisições de livros; Ampliar em 2010 o acervo do Portal de para periódicos comparando-nos aos maiores do mundo em número de periódicos.


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